segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Uso do j ou g



* Diante dos substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem:
Exemplos:

garagem
vertigem
viagem
ferrugem
fuligem...

* Nas palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ígio, -ógio e –úgio:
Exemplos:

pedágio
sacrilégio
prodígio
vestígio
relógio
refúgio

Eis mais alguns vocábulos que também compartilham desse mesmo caso:

apogeu
gengiva
monge
geada
laringe...

Fazemos uso do “j” de acordo com os seguintes casos:

* Mediante as formas verbais terminadas em -jar:
Exemplos:

relampejar
viajar
trovejar
enferrujar
esbravejar...

* Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou ainda, exóticas:
Exemplos:

canjica
manjericão
jiboia
jerico...

* Nas palavras que derivam de outras também grafadas com “j”.
Exemplos:

cerveja – cervejaria
laranja – laranjeira
loja – lojista, lojinha...

Vejamos mais alguns exemplos dotados dessa mesma característica:

jumento
jeito
majestade
jiló
laje
hoje...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Qualidade de vida

Aristóteles já dizia que “somos o que repetidamente fazemos”. Outro pensador já agregou valor à frase, argumentando que: “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.
 Porém, da teoria à prática, há muito mais “mistério do que diz a nossa vã filosofia”.
Nossa missão é ajudar você a construir essa ponte, ou seja, transformar em ação a sua escolha de fazer atividade física e incorporá-la, prazerosamente, aos seus hábitos.
O Programa Bem-estar dessa semana falou da importância do Hábito.
Incorporar um novo hábito não é um passe de mágica, nem seguir uma  receita de bolo. Mas, é um caminho, que pode ser trilhado, com disciplina, aliada ao conhecimento de como funciona o seu cérebro.
O cérebro está disponível para nos ajudar nesse desafio. Para tal, precisamos  saber como ele funciona, para alimentá-lo com a munição certa.
Segundo dados da Neurociência, a parte consciente do cérebro representa aproximadamente 5% e a inconsciente 95%.
Nossas crenças, hábitos, comportamentos estão na parte inconsciente. Logo, para aprender um novo hábito, mudar outro, precisamos ativar o inconsciente.
E o pulo do gato está aqui. A linguagem que o inconsciente entende é diferente daquela que usualmente utilizamos. Para acessar essa parte, os códigos são:
  1. emoções fortes (positivas ou negativas)
  2. imagens
  3. linguagem ou atitudes lúdicas
  4. repetição e vivência
  5. linguagem no positivo
  6. Antes que você considere tudo muito complicado e queira deletar o caminho do hábito antes mesmo de conhecê-lo, vamos exemplifica-lo ,de forma prática e simples.
  7. Sua escolha precisa vir da alma e realmente fazer bem a você.
  8. É importante visualizar-se praticando a atividade que proporcione prazer e que tem a ver com o seu perfil.
  9. Solte a criança que há dentro de você , que aprecia e curte o movimento.
  10. Adote a  “disciplina” ,com um conceito mais leve, que concilie compromisso e  permissão.  Que tal “ ter disciplina é ser discípulo de si mesmo”. ?
  11. A incorporação do  hábito envolve  repetição. Para aprender a nova atitude, o cérebro  precisa que você a pratique  sete vezes  . E para incorporar vinte e uma!
Quantos de nós  joga a toalha quando esse  novo  “software” está  ainda sendo instalado?!
O grande segredo  é  aliar disciplina com persistência e assinar um contrato, com você, com uma declaração no positivo:
“Escolho fazer atividade física e estou disposto(a) a viver essa experiência, de forma prazerosa, por 21 dias, ganhando ,consequentemente , o hábito saudável do bem-estar”.
E então?
Concorda com as cláusulas desse contrato?
O seu SIM será imediato, se a sua opção for ter mais saúde, energia, qualidade de vida!.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Soltando o verbo


Ensine modos e tempos verbais a partir de brincadeiras e da literatura

Por Gabriela Lara da Cruz Lucas




Objetivos:
Criar um espaço de reflexão sobre verbos a partir de textos populares e de brincadeiras com o corpo
Produção textual a partir do texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos
Faixa etária: 2º ao 4º ano
Duração: 2 a 4 aulas



Foto e ilustrações: Shutterstock

É certo que o ensino da gramática é encantador,
mas também é uma tarefa desafiadora! Uma proposta interessante pode ser aprender brincando, pois é muito mais fácil sistematizar conteúdos quando o professor propõe jogos lúdicos. Quando se fala em gramática, também se ouve falar em “gramática funcional”, ou seja, o estudo da gramática atrelado às situações comunicativas, ao uso da língua. Mas, afinal de contas, como fazer isso? Como ensinar as classes gramaticais além da mera sistematização de conceitos? Quando pensamos no trabalho com as crianças do Fundamental I, esse desafio é ainda maior. Um caminho talvez seja o ensino da gramática a partir do texto e não o uso do texto como pretexto!
Como sugestão, apresentamos um módulo de trabalho com uma das dez classes de palavras, o verbo. O estudo do verbo é importante para a compreensão da língua materna e do mundo, pois é o verbo que indicará o movimento, o estado e as transformações da vida. Para isso, sugerimos brincadeiras simples com textos da cultura popular e com o próprio corpo.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012





ESCOLA ESTADUAL ROMALINO ALVES DE ALBRES
Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 
CURSISTAS:
IARA PEREIRA DE CARVALHO
EDILENE ARGUELHO RAMOS
LUCINÉIA GOMES DE BRITO
CLAÚDIO NÉRIS BAES FERNANDES
SARA CRISTINA ARRUDA


TUTORA:ADRIANA

MUNICÍPIO: ANASTÁCIO  MS
06 DE NOVEMBRO DE 2012

         A escola Estadual Romalino Alves de Albres, está situada na região leste de Anastácio-MS, representando 15% da população anastaciana, considerando uma região periférica, onde há poucos recursos para as famílias desses alunos. Sendo os alunos em grande maioria carentes outros indisciplinados devido à questão desestruturar familiar. Considerando com o aspecto econômico e social um pouco menos desenvolvida, há falta de recursos.
A mesma foi reinaugurada em 2001 após a sua ampliação compondo mais salas de aulas e inclusão com o elevador para pessoas portadoras de necessidades especiais. Atualmente funciona  apenas no diurno, com aproximadamente 800 alunos, 09 salas de aula, sala de professores, coordenação, cantina, cozinha, STE, secretaria, biblioteca, diretoria, banheiros masculino e feminino, para portadores de necessidades especiais,
A gestão escolar e corpo docente incentiva a participação do educando nas mais diversas atividades, pois, participa todos os anos de eventos socioculturais tais como: Olimpíada de Matemática, Prova Brasil, Enem, entre tanto outros. Há também eventos que fazem parte do planejamento anual escolar.
Inclusive o projeto “Drogas: não quero”,  a ser desenvolvido mais adiante, campanha preventiva contra as drogas e valorização da vida. Os professores trabalharão com aulas informativas, utilizando recursos de multi mídia (filmes), palestras, panfletos, etc.
Estes projetos estão de acordo com a proposta pedagógica escolar e visa desenvolver os conteúdos e relacioná-los ao seu cotidiano. Ela está baseada nos conhecimentos adquiridos e acumulados, bem como nas necessidades e capacidades, através de diferentes experiências, que possibilite o desenvolvimento e a ampliação sociocultural.
Ao final deste projeto, visamos resultados voltados para a vida comunitária, tais como: mudança de atitudes e práticas de todos os envolvidos com relação a prevenção e uso de drogas fundadas na rea
lidade das ações aqui propostas.




  FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE
DROGAS.
De fato  a dependência química compromete a
qualidade de vida daquele que usa a droga, também afetando
de forma indireta, familiares que acompanham a rotina do uso
de drogas, conforme estudos que relacionam o alcoolismo
dos pais ao comportamento dos filhos (ZANOTI-JERONYMO &        
CARVALHO, 2005; SHER, 1997). A problemática também afeta
a sociedade, ficando claro, em estatísticas e em estudos que
correlacionam o uso de álcool com a criminalidade (DUARTE
e CARLINI-COTRIM, 2000) . O uso e o abuso de drogas pelos adolescentes são cada vez mais presentes e traz  conseqüências sérias nas várias dimensões de seu desenvolvimento e de sua família.
Segundo Sudbrack (2003, p. 36) há adolescentes que apresentam maior comprometimento
com o consumo de drogas e / ou outras problemáticas, em geral, atreladas a conflitos de
ordem familiar que os colocava em situação de risco. A organização Mundial de saúde (OMS  apud BRASIL, 2004), reconhece a dependência química como doença, porque há alteração da estrutura e no funcionamento     normal da pessoa, sendo-lhe prejudicial. Não tem causa única, mas é produto de uma série de fatores (físicos, emocionais, psíquicos e sociais que atuam ao mesmo tempo, sendo que às vezes, uns são mais predominantes em uma pessoa específica, do que em outras. Atinge o ser humano nas suas três dimensões básicas (biológica, psíquica e social), e atualmente, é reconhecida como uma séria questão social, à medida que atinge o mundo inteiro, e todas as classes sociais.
Uma pessoa não começa a usar drogas ou abusar delas por acaso ou por uma
decisão isolada. Cada vez mais, pesquisas e estudos mostram que o uso indevido de drogas
é fruto de uma multiplicidade de fatores. Se por um lado a pessoa não nasce predestinada a
usar drogas, também não as usa apenas por influência de amigos ou mesmo de traficantes.
Destacam-se, portanto, a familiar, a escola, os pares e a comunidade onde o jovem
Vive.
Ao realizar um trabalho de prevenção com um grupo,  é necessário conhecer a
realidade daquele grupo específico, identificando, para aqueles indivíduos, o que é fator de
risco e o que poderia ser fator de proteção, a fim  de atuar minimizando os primeiros e
fortalecendo os segundos.
Neste sentido, é que se considera o estudo sobre fatores de risco e proteção.
A seguir demonstramos por meio de quadros fatores de risco e de proteção. Seguimos as orientações recebidas pelo tutorial do curso e observamos a nossa realidade,para que futuramente possamos efetivar o nosso projeto em nossa comunidade escolar.




Fatores de proteção: pontos fortes da
minha escola


Fatores de risco: pontos fracos da minha
escola

1. Habilidades sociais

1. Insegurança

2. Cooperação

2. Insatisfação




3. Habilidades para resolver problemas

3. Sintomas de incapacidade

4. Vínculo positivo com pessoas,instituição

4. Curiosidades

5. Autonomia

5. Busca do prazer

6. Auto-estima desenvolvida

6. baixo auto-estima




7. Ligação fortes com a escola

7. baixa expectativas em relação ás crianças.

8. Oportunidades de participação e decisão.

8. Exclusão social.

9. respeito às leis.

9. Violência

10. Respeito aos ritos familiares.


10 Fortalecimento do elo família/escola

Bibliografia
DUARTE e CARLINI-COTRIM, 2000.
ZANOTI-JERONYMO & CARVALHO, 2005; SHER, 1997.
Sudbrack  . 2003, p. 36
OMS  apud BRASIL, 2004.
Curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas.







quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vinicius de Moraes


SONNET ON FIDELITY

          Translated by Ashley Brown

Above all, to my love I'11 be attentive
First, and always with such ardor, so much
That even when confronted by this great
Enchantment my thoughts ascend to more delight.

I want to live it through in each vain moment
And in its honor I must spread my song
And laugh with my delight and shed my tears
When she is sad or when she is contented.

And thus, when afterward comes looking for me
Who knows what death, anxiety of the living,
Who knows what loneliness, end of the loving

I could say to myself of the love (I had):
Let it not be immortal, since it is flame
But let it be infinite while it lasts.

ativi3-3_iara


Atividade 3_3
AUTORES:IARA PEREIRA DE CARVALHO
MODALIDADE /NÍVEL DE ENSINO:ENSINO FUNDAMENTAL  I
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
                                
DADOS DA AULA
TÍTULO: HEMEROTECA
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?
§  Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de informações;
§  Identificar os textos do jornal a partir de suas características;
§  Selecionar e classificar os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo;
§  Identificar dentre os textos do jornal notícias ou artigos que falam sobre temas abordados;
§  Perceber a importância da leitura na construção do conhecimento;
§  Analisar de forma crítica os textos jornalísticos.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADE:
NO MÍNIMO 08 AULAS
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
algumas sugestões:
§  Atividades motivacionais;
§  Roda de conversa para apresentação de diferentes jornais;
§  Trabalho em grupo: explorando o jornal;
§  Trabalho de campo;
§  Explorando as manchetes do jornal: montando um mural;
§  Criando um texto opinativo: charge;
§  Em busca da notícia: organizando a hemeroteca da sala.
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
§          Cartazes;
§          Diversos Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções;
§          Revistas usadas;
§          Textos de jornais retirados da internet;
§          Tesoura, cola, lápis, pincel;
§           Ficha ou folha branca.   
1ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA-MOTIVANDO:
Professor, estas atividades podem ser desenvolvidas tanto com alunos do Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final, quanto com os alunos da EJA  ciclo inicial, para isto fique atento na escolha dos jornais e ao nível de dificuldades. Para as crianças, lembre-se de inserir cadernos com conteúdo infantil, como a Folhinha ou outros suplementos; para pré- adolescentes, adolescentes ou adultos, procure  inserir suplementos que abordem conteúdos do interesse destas faixas etárias.
Ao lidar com adultos utilize a linguagem adequada, ou seja, evite a linguagem infantilizada.
Para motivar os alunos, no dia anterior a aula fixe no pátio da escola ou na sala de aula, alguns cartazes, escritos com pincel ou mesmo impressos, questionando:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000012402.jpg
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Pergunte aos alunos: Vamos criar uma Hemeroteca na nossa sala de aula? Vocês já viram uma Hemeroteca?
Professor, organize os alunos em uma roda e discuta com eles sobre a importância do jornal enquanto  um portador de texto de grande relevância social, pois representa um importante veículo de comunicação. Seus textos possibilitam aproximar os alunos da realidade cotidiana, bem como trabalhar a visão crítica sobre as informações lidas.
Questione-os se descobriram o que é uma HEMEROTECA.
Se não souberem responder esclareça-os que HEMEROTECA se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de jornais ou revistas ou ao local onde se arquivam jornais e revistas. Se preferir solicite que procurem a definição no dicionário e leiam para o grupo. Sempre que trabalhar a consulta no dicionário utilize outras palavras relativas ao trabalho desenvolvido e explore a organização em ordem alfabética e a estrutura das palavras (as que começam com a mesma sílaba, terminam com o mesmo som, pois esta habilidade é muito avaliada nas avaliações sistêmicas e geram dúvidas nas crianças).
Depois de explorar o significado de Hemeroteca com os alunos, proponha a criação da HEMEROTECA DA SALA DE AULA. Esclareça sobre os objetivos dela, que além de ser uma fonte de informações, também vai nos ensinar a sermos leitores críticos, mas para isso é importante conhecer como o “jornal” é escrito.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000012403.jpg
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Organize os alunos em grupos, lembrando-se que, de  acordo com os objetivos de seu trabalho, você deverá estabelecer critérios para agrupá-los, portanto se você tem em sua sala de aula alunos com diferentes níveis de aprendizagem, procure fazer grupos heterogêneos para que aquele que está em um nível de desenvolvimento mais avançado, possa contribuir com aquele que ainda apresenta alguma dificuldade.
Uma técnica que pode utilizar para estruturar estes grupos é distribuir fichinhas de cores diferentes, com o número de alunos necessários a cada grupo, ou balas de diferentes sabores.
Ex. Em uma sala com 30 alunos  você distribuiu 6 conjuntos de fichas com 5 cores diferentes ou 5 sabores de balas diferentes aleatoriamente ou cuidando para que os alunos com dificuldade não peguem a mesma cor ou o mesmo sabor. Assim, terá ao final da técnica, 6 grupos heterogêneos com 5 alunos cada.
Distribua diversos jornais para cada grupo, mas procure selecionar cadernos ou seções diferentes para cada grupo (esporte, lazer, negócios, cotidiano).
Solicite que cada grupo identifique que tipo de notícias tem naquele jornal.
Recursos Complementares
http://www.estadao.com.br/  acesso em 30/08/2010  
http://oglobo.globo.com/  acesso em 30/08/2010 
Avaliação
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo, mas você poderá selecionar algumas atividades para avaliar de uma forma mais criteriosa, ou seja, utilizando registros por meio de fichas ou relatórios que apontem o desempenho do aluno, para isso, estabeleça alguns critérios a partir dos objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas, ou seja, na atividade em grupo verifique se eles conseguiram identificar os textos do jornal a partir de suas características. Ao montar o mural observe se classificaram os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; ao selecionar os textos para montar a Hemeroteca identificaram temas relativos aos conteúdos trabalhados. Verifique também se eles perceberam a importância da Hemeroteca enquanto fonte de informações.

ESTA AULA FOI PESQUISADA NO PORTAL DO PROFESSOR E SOFREU ALGUMAS MODIFICAÇÕES PARA SER APLICADA NA SALA DO 4º ANO A DA ESCOLA ROMALINO ALVES.

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/