segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Soltando o verbo


Ensine modos e tempos verbais a partir de brincadeiras e da literatura

Por Gabriela Lara da Cruz Lucas




Objetivos:
Criar um espaço de reflexão sobre verbos a partir de textos populares e de brincadeiras com o corpo
Produção textual a partir do texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos
Faixa etária: 2º ao 4º ano
Duração: 2 a 4 aulas



Foto e ilustrações: Shutterstock

É certo que o ensino da gramática é encantador,
mas também é uma tarefa desafiadora! Uma proposta interessante pode ser aprender brincando, pois é muito mais fácil sistematizar conteúdos quando o professor propõe jogos lúdicos. Quando se fala em gramática, também se ouve falar em “gramática funcional”, ou seja, o estudo da gramática atrelado às situações comunicativas, ao uso da língua. Mas, afinal de contas, como fazer isso? Como ensinar as classes gramaticais além da mera sistematização de conceitos? Quando pensamos no trabalho com as crianças do Fundamental I, esse desafio é ainda maior. Um caminho talvez seja o ensino da gramática a partir do texto e não o uso do texto como pretexto!
Como sugestão, apresentamos um módulo de trabalho com uma das dez classes de palavras, o verbo. O estudo do verbo é importante para a compreensão da língua materna e do mundo, pois é o verbo que indicará o movimento, o estado e as transformações da vida. Para isso, sugerimos brincadeiras simples com textos da cultura popular e com o próprio corpo.

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/