ARTES-2011
3º ANO – ENSINO
FUNDAMENTAL
ROMERO
BRITO: ARTISTA PERNAMBUCANO
Autor RUTH REGINA MELO DE
LIMA
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Inicial
|
Artes
|
Arte
Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
|
Ensino
Fundamental Inicial
|
Artes
|
Arte
Visual: Produção do aluno em arte visual
|
Ensino
Fundamental Inicial
|
Artes
|
Arte
Visual: Apreciação significativa em arte visual
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Brito;
- Apreciar algumas de suas obras;
- Contextualizar suas obras;
- Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções;
- Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico.
Duração das atividades
4 aulas
com duração de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Está aula
não necessita de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Atividade
1 -
Professor, pesquisem sobre a vida e obra do artista plástico Romero Brito.
- Quem é Romero Brito?
- Onde ele nasceu?
- Quando começou a pintar?
- Onde ele mora?
site
oficial do artista plástico Romero Brito - http://www.britto.com/
Atividade
2 -
Professor, exiba alguns vídeos do artista plástico, possibilitando as crianças
apreciarem e contextualizarem algumas dessas obras, identificando linhas
(retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos,
quadrados, triângulos), cores vibrantes, e outros elementos nas suas
produções;
vídeos:
- Como são os quadros do artista plástico Romero Brito?
- Quais cores ele utiliza para pintar?
- Quais formas vocês encontram nos trabalhos dele?
- Ele utiliza linhas? Quais?
- O que o trabalho dele transmite para vocês? Por que?
Atividade
3- Professor,
proponha uma releitura da obra, utilizando a mesma técnica do artista plástico.
1ª Passo: Faça
o desenho,
2º Passo: Corte
o desenho passando linhas retas e curvas.
3ª Passo:
Preencha os espaços desenhando círculos, pontos, retas horizontais, verticais e
inclinadas.
4º Passo: Pinte
o desenho.
5º Passo: Com
o lápis hidrocor preto ou marron contorne todo o desenho.
Material:
Papel peso 40 A4, lápis, régua, lápis de cor, hidrocor, tinta guaché
Atividade
4: Professor,
organize com as crianças uma exposição dos trabalhos realizados.
Fonte:
Professora Nayde Solange Garcia Fonseca
Atividade
5 – Carta
de reconhecimento.
- Como se trata de um artista Brasileiro nascido em Pernambuco, estado da região Nordeste, finalize esse trabalho escrevendo uma carta com os alunos ou se preferir mandando um e-mail para Romero de Brito, dizendo que tiveram oportunidade de conhecer sua biografia, apreciar algumas de suas obras e escolher uma delas como inspiração para desenhar e pintar utilizando a sua técnica, bem como, as cores fortes e vibrantes utilizadas por ele em suas obras.
- Não esqueçam de escrever as impressões dos alunos sobre a obra desse artista e enviar-lhe de presente um email com a obra produzida por um dos alunos.
Sugestão:
O/a professor/a poderá propor aos alunos a produção de cartões postais com a
releitura de algumas obras do artista Romero de Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário