ESCOLA
ESTADUAL ROMALINO ALVES DE ALBRES
Curso de
prevenção do uso
de drogas para educadores de escolas públicas.
CURSISTAS:
IARA PEREIRA DE CARVALHO
EDILENE ARGUELHO RAMOS
LUCINÉIA GOMES DE BRITO
CLAÚDIO NÉRIS BAES FERNANDES
SARA CRISTINA ARRUDA
TUTORA:ADRIANA
MUNICÍPIO: ANASTÁCIO MS
06 DE NOVEMBRO DE 2012
A escola Estadual Romalino Alves de Albres, está situada na região
leste de Anastácio-MS, representando 15% da população anastaciana, considerando
uma região periférica, onde há poucos recursos para as famílias desses alunos.
Sendo os alunos em grande maioria carentes outros indisciplinados devido à
questão desestruturar familiar. Considerando com o aspecto econômico e social
um pouco menos desenvolvida, há falta de recursos.
A mesma foi reinaugurada em 2001 após a sua ampliação compondo mais
salas de aulas e inclusão com o elevador para pessoas portadoras de
necessidades especiais. Atualmente funciona
apenas no diurno, com aproximadamente 800 alunos, 09 salas de aula, sala
de professores, coordenação, cantina, cozinha, STE, secretaria, biblioteca,
diretoria, banheiros masculino e feminino, para portadores de necessidades
especiais,
A gestão escolar e corpo docente incentiva a
participação do educando nas mais diversas atividades, pois, participa todos os
anos de eventos socioculturais tais como: Olimpíada de Matemática, Prova
Brasil, Enem, entre tanto outros. Há também eventos que fazem parte do
planejamento anual escolar.
Inclusive o projeto “Drogas: não quero”, a ser desenvolvido mais adiante, campanha
preventiva contra as drogas e valorização da vida. Os professores trabalharão
com aulas informativas, utilizando recursos de multi mídia (filmes), palestras,
panfletos, etc.
Estes projetos estão de acordo com a proposta pedagógica escolar e visa desenvolver os conteúdos e relacioná-los ao seu cotidiano. Ela está baseada nos conhecimentos adquiridos e acumulados, bem como nas necessidades e capacidades, através de diferentes experiências, que possibilite o desenvolvimento e a ampliação sociocultural.
Ao final deste projeto, visamos resultados voltados para a vida comunitária, tais como: mudança de atitudes e práticas de todos os envolvidos com relação a prevenção e uso de drogas fundadas na realidade das ações aqui propostas.
Estes projetos estão de acordo com a proposta pedagógica escolar e visa desenvolver os conteúdos e relacioná-los ao seu cotidiano. Ela está baseada nos conhecimentos adquiridos e acumulados, bem como nas necessidades e capacidades, através de diferentes experiências, que possibilite o desenvolvimento e a ampliação sociocultural.
Ao final deste projeto, visamos resultados voltados para a vida comunitária, tais como: mudança de atitudes e práticas de todos os envolvidos com relação a prevenção e uso de drogas fundadas na realidade das ações aqui propostas.
FATORES DE RISCO E
PROTEÇÃO NA PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE
DROGAS.
De fato a dependência
química compromete a
qualidade de vida daquele que usa a droga, também afetando
de forma indireta, familiares que acompanham a rotina do uso
de drogas, conforme estudos que relacionam o alcoolismo
dos pais ao comportamento dos
filhos (ZANOTI-JERONYMO &
CARVALHO, 2005; SHER, 1997). A problemática também afeta
a sociedade, ficando claro, em estatísticas e em estudos que
correlacionam o uso de álcool com a criminalidade (DUARTE
e CARLINI-COTRIM, 2000) . O uso e o abuso de drogas pelos
adolescentes são cada vez mais presentes e traz
conseqüências sérias nas várias dimensões de seu desenvolvimento e de
sua família.
Segundo Sudbrack (2003, p. 36) há adolescentes que
apresentam maior comprometimento
com o consumo de drogas e / ou outras problemáticas, em
geral, atreladas a conflitos de
ordem familiar que os colocava em situação de risco. A
organização Mundial de saúde (OMS apud
BRASIL, 2004), reconhece a dependência química como doença, porque há alteração
da estrutura e no funcionamento
normal da pessoa, sendo-lhe prejudicial. Não tem causa única, mas é
produto de uma série de fatores (físicos, emocionais, psíquicos e sociais que
atuam ao mesmo tempo, sendo que às vezes, uns são mais predominantes em uma
pessoa específica, do que em outras. Atinge o ser humano nas suas três
dimensões básicas (biológica, psíquica e social), e atualmente, é reconhecida
como uma séria questão social, à medida que atinge o mundo inteiro, e todas as
classes sociais.
Uma pessoa não começa a usar drogas ou abusar delas por
acaso ou por uma
decisão isolada. Cada vez mais, pesquisas e estudos mostram
que o uso indevido de drogas
é fruto de uma multiplicidade de fatores. Se por um lado a
pessoa não nasce predestinada a
usar drogas, também não as usa apenas por influência de
amigos ou mesmo de traficantes.
Destacam-se, portanto, a familiar, a escola, os pares e a
comunidade onde o jovem
Vive.
Ao realizar um trabalho de prevenção com um grupo, é necessário conhecer a
realidade daquele grupo específico, identificando, para
aqueles indivíduos, o que é fator de
risco e o que poderia ser fator de proteção, a fim de atuar minimizando os primeiros e
fortalecendo os segundos.
Neste sentido, é que se considera o estudo sobre fatores de
risco e proteção.
A seguir demonstramos por meio de quadros fatores de risco e
de proteção. Seguimos as orientações recebidas pelo tutorial do curso e
observamos a nossa realidade,para que futuramente possamos efetivar o nosso
projeto em nossa comunidade escolar.
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Fatores
de proteção: pontos fortes da
minha
escola
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Fatores
de risco: pontos fracos da minha
escola
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1.
Habilidades sociais
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1.
Insegurança
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2.
Cooperação
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2.
Insatisfação
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3.
Habilidades para resolver problemas
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3.
Sintomas de incapacidade
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4.
Vínculo positivo com pessoas,instituição
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4.
Curiosidades
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5.
Autonomia
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5.
Busca do prazer
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6.
Auto-estima desenvolvida
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6.
baixo auto-estima
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7.
Ligação fortes com a escola
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7.
baixa expectativas em relação ás crianças.
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8.
Oportunidades de participação e decisão.
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8.
Exclusão social.
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9.
respeito às leis.
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9.
Violência
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10. Respeito aos ritos familiares.
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10
Fortalecimento do elo família/escola
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Bibliografia
DUARTE e CARLINI-COTRIM, 2000.
ZANOTI-JERONYMO & CARVALHO,
2005; SHER, 1997.
Sudbrack
. 2003, p. 36
OMS apud
BRASIL, 2004.
Curso de prevenção ao uso de
drogas para educadores de escolas públicas.
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