Atividade 3_3
AUTORES:IARA PEREIRA DE CARVALHO
MODALIDADE /NÍVEL DE ENSINO:ENSINO FUNDAMENTAL I
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
DADOS DA AULA
TÍTULO: HEMEROTECA
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?
§ Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de
informações;
§ Identificar os textos do jornal a partir de suas
características;
§ Selecionar e classificar os textos jornalísticos,
de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo;
§ Identificar dentre os textos do jornal notícias ou
artigos que falam sobre temas abordados;
§ Perceber a importância da leitura na construção do
conhecimento;
§ Analisar de forma crítica os textos jornalísticos.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADE:
NO MÍNIMO 08 AULAS
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
algumas sugestões:
§ Atividades motivacionais;
§ Roda de conversa para apresentação de diferentes
jornais;
§ Trabalho em grupo: explorando o jornal;
§ Trabalho de campo;
§ Explorando as manchetes do jornal: montando um
mural;
§ Criando um texto opinativo: charge;
§ Em busca da notícia: organizando a hemeroteca da
sala.
Alguns recursos que serão utilizados
nas atividades propostas:
§ Cartazes;
§ Diversos
Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções;
§ Revistas
usadas;
§ Textos
de jornais retirados da internet;
§ Tesoura,
cola, lápis, pincel;
§ Ficha
ou folha branca.
1ª atividade – uma aula de
aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA-MOTIVANDO:
Professor, estas atividades podem ser desenvolvidas
tanto com alunos do Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final,
quanto com os alunos da EJA ciclo inicial, para isto fique atento na
escolha dos jornais e ao nível de dificuldades. Para as crianças, lembre-se de
inserir cadernos com conteúdo infantil, como a Folhinha ou outros suplementos;
para pré- adolescentes, adolescentes ou adultos, procure inserir
suplementos que abordem conteúdos do interesse destas faixas etárias.
Ao lidar com adultos utilize a linguagem adequada,
ou seja, evite a linguagem infantilizada.
Para motivar os alunos, no dia anterior a aula fixe
no pátio da escola ou na sala de aula, alguns cartazes, escritos com pincel ou
mesmo impressos, questionando:
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e
06
Pergunte aos alunos: Vamos criar uma Hemeroteca na nossa
sala de aula? Vocês já viram uma Hemeroteca?
Professor, organize os alunos em uma roda e discuta
com eles sobre a importância do jornal enquanto um portador de texto
de grande relevância social, pois representa um importante veículo de
comunicação. Seus textos possibilitam aproximar os alunos da realidade
cotidiana, bem como trabalhar a visão crítica sobre as informações lidas.
Questione-os se descobriram o que é uma HEMEROTECA.
Se não souberem responder esclareça-os que
HEMEROTECA se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de jornais ou
revistas ou ao local onde se arquivam jornais e revistas. Se preferir solicite
que procurem a definição no dicionário e leiam para o grupo. Sempre que
trabalhar a consulta no dicionário utilize outras palavras relativas ao
trabalho desenvolvido e explore a organização em ordem alfabética e a estrutura
das palavras (as que começam com a mesma sílaba, terminam com o mesmo som, pois
esta habilidade é muito avaliada nas avaliações sistêmicas e geram dúvidas nas crianças).
Depois de explorar o significado de Hemeroteca com
os alunos, proponha a criação da HEMEROTECA DA SALA DE AULA. Esclareça sobre os
objetivos dela, que além de ser uma fonte de informações, também vai nos
ensinar a sermos leitores críticos, mas para isso é importante conhecer como o
“jornal” é escrito.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e
06
Organize os alunos em grupos, lembrando-se que,
de acordo com os objetivos de seu trabalho, você deverá estabelecer
critérios para agrupá-los, portanto se você tem em sua sala de aula alunos com
diferentes níveis de aprendizagem, procure fazer grupos heterogêneos para que
aquele que está em um nível de desenvolvimento mais avançado, possa contribuir
com aquele que ainda apresenta alguma dificuldade.
Uma técnica que pode utilizar para estruturar estes
grupos é distribuir fichinhas de cores diferentes, com o número de alunos
necessários a cada grupo, ou balas de diferentes sabores.
Ex. Em uma sala com 30 alunos você
distribuiu 6 conjuntos de fichas com 5 cores diferentes ou 5 sabores de balas
diferentes aleatoriamente ou cuidando para que os alunos com
dificuldade não peguem a mesma cor ou o mesmo sabor. Assim, terá ao final da
técnica, 6 grupos heterogêneos com 5 alunos cada.
Distribua diversos jornais para cada grupo, mas
procure selecionar cadernos ou seções diferentes para cada grupo (esporte,
lazer, negócios, cotidiano).
Solicite que cada grupo identifique que tipo de
notícias tem naquele jornal.
Recursos Complementares
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml acesso em 30/08/2010
http://www.estadao.com.br/ acesso
em 30/08/2010
http://oglobo.globo.com/ acesso
em 30/08/2010
Avaliação
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo,
mas você poderá selecionar algumas atividades para avaliar de uma forma mais
criteriosa, ou seja, utilizando registros por meio de fichas ou relatórios que
apontem o desempenho do aluno, para isso, estabeleça alguns critérios a partir
dos objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas, ou seja, na atividade
em grupo verifique se eles conseguiram identificar os textos do jornal a partir
de suas características. Ao montar o mural observe se classificaram os textos
jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo;
ao selecionar os textos para montar a Hemeroteca identificaram temas relativos
aos conteúdos trabalhados. Verifique também se eles perceberam a importância da
Hemeroteca enquanto fonte de informações.
ESTA AULA FOI PESQUISADA NO PORTAL DO PROFESSOR E SOFREU
ALGUMAS MODIFICAÇÕES PARA SER APLICADA NA SALA DO 4º ANO A DA ESCOLA ROMALINO
ALVES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário