quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ativi3-3_iara


Atividade 3_3
AUTORES:IARA PEREIRA DE CARVALHO
MODALIDADE /NÍVEL DE ENSINO:ENSINO FUNDAMENTAL  I
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
                                
DADOS DA AULA
TÍTULO: HEMEROTECA
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?
§  Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de informações;
§  Identificar os textos do jornal a partir de suas características;
§  Selecionar e classificar os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo;
§  Identificar dentre os textos do jornal notícias ou artigos que falam sobre temas abordados;
§  Perceber a importância da leitura na construção do conhecimento;
§  Analisar de forma crítica os textos jornalísticos.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADE:
NO MÍNIMO 08 AULAS
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
algumas sugestões:
§  Atividades motivacionais;
§  Roda de conversa para apresentação de diferentes jornais;
§  Trabalho em grupo: explorando o jornal;
§  Trabalho de campo;
§  Explorando as manchetes do jornal: montando um mural;
§  Criando um texto opinativo: charge;
§  Em busca da notícia: organizando a hemeroteca da sala.
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
§          Cartazes;
§          Diversos Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções;
§          Revistas usadas;
§          Textos de jornais retirados da internet;
§          Tesoura, cola, lápis, pincel;
§           Ficha ou folha branca.   
1ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA-MOTIVANDO:
Professor, estas atividades podem ser desenvolvidas tanto com alunos do Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final, quanto com os alunos da EJA  ciclo inicial, para isto fique atento na escolha dos jornais e ao nível de dificuldades. Para as crianças, lembre-se de inserir cadernos com conteúdo infantil, como a Folhinha ou outros suplementos; para pré- adolescentes, adolescentes ou adultos, procure  inserir suplementos que abordem conteúdos do interesse destas faixas etárias.
Ao lidar com adultos utilize a linguagem adequada, ou seja, evite a linguagem infantilizada.
Para motivar os alunos, no dia anterior a aula fixe no pátio da escola ou na sala de aula, alguns cartazes, escritos com pincel ou mesmo impressos, questionando:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000012402.jpg
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Pergunte aos alunos: Vamos criar uma Hemeroteca na nossa sala de aula? Vocês já viram uma Hemeroteca?
Professor, organize os alunos em uma roda e discuta com eles sobre a importância do jornal enquanto  um portador de texto de grande relevância social, pois representa um importante veículo de comunicação. Seus textos possibilitam aproximar os alunos da realidade cotidiana, bem como trabalhar a visão crítica sobre as informações lidas.
Questione-os se descobriram o que é uma HEMEROTECA.
Se não souberem responder esclareça-os que HEMEROTECA se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de jornais ou revistas ou ao local onde se arquivam jornais e revistas. Se preferir solicite que procurem a definição no dicionário e leiam para o grupo. Sempre que trabalhar a consulta no dicionário utilize outras palavras relativas ao trabalho desenvolvido e explore a organização em ordem alfabética e a estrutura das palavras (as que começam com a mesma sílaba, terminam com o mesmo som, pois esta habilidade é muito avaliada nas avaliações sistêmicas e geram dúvidas nas crianças).
Depois de explorar o significado de Hemeroteca com os alunos, proponha a criação da HEMEROTECA DA SALA DE AULA. Esclareça sobre os objetivos dela, que além de ser uma fonte de informações, também vai nos ensinar a sermos leitores críticos, mas para isso é importante conhecer como o “jornal” é escrito.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000134/md.0000012403.jpg
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Organize os alunos em grupos, lembrando-se que, de  acordo com os objetivos de seu trabalho, você deverá estabelecer critérios para agrupá-los, portanto se você tem em sua sala de aula alunos com diferentes níveis de aprendizagem, procure fazer grupos heterogêneos para que aquele que está em um nível de desenvolvimento mais avançado, possa contribuir com aquele que ainda apresenta alguma dificuldade.
Uma técnica que pode utilizar para estruturar estes grupos é distribuir fichinhas de cores diferentes, com o número de alunos necessários a cada grupo, ou balas de diferentes sabores.
Ex. Em uma sala com 30 alunos  você distribuiu 6 conjuntos de fichas com 5 cores diferentes ou 5 sabores de balas diferentes aleatoriamente ou cuidando para que os alunos com dificuldade não peguem a mesma cor ou o mesmo sabor. Assim, terá ao final da técnica, 6 grupos heterogêneos com 5 alunos cada.
Distribua diversos jornais para cada grupo, mas procure selecionar cadernos ou seções diferentes para cada grupo (esporte, lazer, negócios, cotidiano).
Solicite que cada grupo identifique que tipo de notícias tem naquele jornal.
Recursos Complementares
http://www.estadao.com.br/  acesso em 30/08/2010  
http://oglobo.globo.com/  acesso em 30/08/2010 
Avaliação
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo, mas você poderá selecionar algumas atividades para avaliar de uma forma mais criteriosa, ou seja, utilizando registros por meio de fichas ou relatórios que apontem o desempenho do aluno, para isso, estabeleça alguns critérios a partir dos objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas, ou seja, na atividade em grupo verifique se eles conseguiram identificar os textos do jornal a partir de suas características. Ao montar o mural observe se classificaram os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; ao selecionar os textos para montar a Hemeroteca identificaram temas relativos aos conteúdos trabalhados. Verifique também se eles perceberam a importância da Hemeroteca enquanto fonte de informações.

ESTA AULA FOI PESQUISADA NO PORTAL DO PROFESSOR E SOFREU ALGUMAS MODIFICAÇÕES PARA SER APLICADA NA SALA DO 4º ANO A DA ESCOLA ROMALINO ALVES.

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/