PROJETO PEQUENOS LEITORES
Escola Estadual Romalino Alves de Albres
Professoras: Rosenei
de Oliveira
Sonia
S. Becker
Turmas envolvidas: 2º ano B e 6º ano A
Objetivos:
_ Despertar o gosto de ouvir
histórias infantis lidas por outras crianças;
_ Estimular o interesse em
aprender a ler para depois lerem sozinhos seus livros preferidos;
_ Sentir interesse e gosto pela leitura;
_ Utilizar a linguagem oral
para expressar a ideia contida na história ou texto lido;
_ Socializar as crianças com
diferentes tipologias textuais;
_ Perceber a função social da
leitura nos diferentes tipos de textos;
_
Atribuir sentido às narrativas ouvidas;
_
Estimular comentário sobre o texto lido espontaneamente
_
Promover o intercâmbio entre as tumas.
Metodologia:
1- Selecionar um grupo
de alunos do 6º ano A para participar sendo os leitores;
2- Pedir autorização
por escrito, aos pais para os alunos virem no período oposto;
3- Escolher os livros a serem lidos para os
alunos do 2º ano;
4- Fazer leitura
prévia dos livros ou textos a serem apresentados às crianças do 2º ano
(consultar dicionário para ver palavras desconhecidas);
5- Separar em grupos
de 3 ou 4crianças para cada leitor.
6- Tempo: 50 minutos,
1 h/a semanalmente;
7- Os alunos do 6º ano
lerão os livros infantis para as crianças do 2º ano;
8- Esclarecer as
dúvida manifestadas pelas crianças
durante ou após a leitura.
Avaliação: Acompanhar o
desenvolvimento do projeto verificando se os objetivos foram alcançados.
“Educar é ser um
artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.”
Augusto Cury
“A aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a
respeito da natureza, função e valor desse objeto cultural que é a escrita,
inicia-se muito antes do que a escola o imagina, transcorrendo por
insuspeitados caminhos. Que além dos métodos, dos manuais, dos recursos
didáticos, existe um sujeito que busca a aquisição de conhecimento, que se
propõe problemas e trata de solucioná-los seguindo sua própria metodologia.”
Emília Ferreiro
“Aprender para nós é construir,
reconstruir, constatar para mudar o mundo, o que não se faz sem abertura ao
risco e à aventura do espírito.”
Paulo Freire
“Uma visão de alfabetização que vai além do ba, be, bi, bo, bu.
Porque implica uma visão crítica da realidade social, política e econômica no
qual está o alfabetizando... A alfabetização é mais, muito mais que ler e
escreve. É a habilidade de ler e escrever o mundo, é a habilidade de continuar
aprendendo e é a chave da porta de conhecimento.”
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário