LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Leitura e escrita são atividades que, desde quando
o homem sentiu necessidade de ampliar
suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade,atividades de leitura e escrita de forma
dissociada. Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário
que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta
forma, além das atividades de produção de textos propriamente
ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a
quatro aspectos que o leitor atende quando
lê: percepção da palavra, compreensão, reação e integração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de
RECONHECER a palavra escrita devem
COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que
leu, o que denota subjetividade;INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras
partes do texto e com as suas experiências anteriores sobre o
assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de
um texto.Além das atividades de leitura,
que envolvem situações de interpretação,desenvolvimento da linguagem
oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção de texto com nossos alunos
devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que eles sejam capazes
de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.Dessa forma, para um
bom desempenho do aluno em situações de leitura e produção de texto faz-se necessário promover o
desenvolvimento da sua capacidade de criação, de observação, de reflexão,de discriminação, de participação, de
cooperativida de, de decisão e de ação. Como sugestões para que isto ocorra
apresentamos as seguintes atividades:
. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
-Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o
início.-Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para
os alunos recomporem
de outras maneiras a história apresentada-Peça
seus alunos para:
•
observar
o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto(enfeites,
materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, como ele se sente, qual sua finalidade, etc.;Imaginar
e escrever sobre:
•
Como as
pessoas viveriam em casas só de vidro?
•
Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
•
O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma
cidade?
•
Como
seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
•
Se
pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quando mudaria para lá? O que e quem levaria?Solicitar
aos alunos:
•
Criar um
personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá oroteiro conforme achar conveniente.Exemplo de
roteiro: Peso e altura:Cor da pele e dos olhos:Idade:
Local
onde mora (cidade, campo, praia):Companheiros:Profissão:De
que mais gosta:De que menos gosta:Está longe ou perto:Qual seu objetivo:Como se
comporta diante da chegada de uma pessoa.A partir do roteiro o aluno poderá
desenhar o personagem e, usando o código verbal escrito, criar um texto.
•
Organizar
por escrito uma festa de aniversário
•
Imaginar
e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas-
O rio e um barco- Uma porta e uma janela- O
lápis e o caderno- A mãe e o filho- A professora e o aluno- A chuva e o vento-
A lua e a noite- O sol e o dia- O sorriso e a lágrima
Informação para o professor
: Antes
de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor deve ter o cuidado
de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração do assunto, pontuação, conceito. Deve ainda,
coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a
seus alunos para:-Completar
frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.Exemplo: (A primeira frase já está completa)
•
Ligeiro
como um coelho.
•
Ensolarado como _________________.
•
Brilhante como ___________________.
•
Feliz como ______________________.
•
Alto como _______________________.
•
Baixo
como _____________________.
•
Macio como _____________________.
•
Barulhento como _________________.
•
Silencioso como __________________ -Narre acontecimentos para
seus alunos solicitando que eles se imaginem como sendo
girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? De onde veio?
Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que?Fale sobre o lugar onde você está
(Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém,num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)
. PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de ideias é necessário
que o aluno adquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.-Jornal
falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão,escolher as
noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma forma interessante
para apresenta-la aos colegas, como um locutor.-Entrevista : Escolher uma
pessoa e entrevistá-la.Exemplos:
- Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anos anteriores,
o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com as informações coletadas.- Entrevistar o diretor da
escola, o supervisor, um professor, um serviçal ou um colega sobre sua opinião
a respeito de determinado assunto.
. PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:-Olhar para a sala, observando e procurando
descobrir um detalhe antes não percebido e escrever sobre ele;-Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos,
articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados.
Escrever sobre o aspecto descoberto, senão encontrar
nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.- Observe
sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.
. PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para
desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como os
apresentados abaixo- Escrever frases só com palavras começadas com a
letra “B”;-Escrever o maior número de
frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar palavras novas. O tempo para formar as
frases deve ser marcado pelo professor.As frases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com textos diversos como: poemas, narrativas,
textos científicos,
receitas, notícias de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de
ser desenvolvidas com seus alunos.
Coloque sua criatividade em prática e verá como é fácil trabalhar leitura e produção de texto com seus
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário