terça-feira, 9 de novembro de 2010
THE TRUTH LIVE AND SUFFER
Important and urgent
as free human beings
inhumane prison
is go to the aid of truths
prisoners of systems ideas
that retains and suffocate.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A ESCRITA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS
POR PROFESSORA : IARA DE CARVALHO
TEXTO COMPLETO NO ABC DO ALFABETIZADOR –JOÃO BATISTA DE ARAÚJO e OLIVEIRA
No processo de alfabetização, a escolha de gêneros que o aluno vai escrever deve obedecer dois critérios principais.O primeiro diz respeito ao nível de dificuldade , ou seja, o professor deve propor tipos mais simples antes dos mais complexos.
O segundo considera a relevância, ou seja, o aluno deve escrever textos mais imediatamente relevantes a seu cotidiano. Obviamente, as exigências da escola constituem parte do quotidiano do aluno,e, portanto, escrever bilhetes, recados, convites,cartazes ou mesmo poemas, por exemplo, deve incluir-se nessa definição.
Isso significa que o professor precisará criar um contexto para que o aluno tenha que escrever usando um gênero ou tipo de texto que, normalmente,não parece tão próximo das exigências do quotidiano.
Quando o aluno lê uma história que começa por “Era uma vez”, deve aprender que essa história terá um final feliz,e que tem uma série de outras características relacionadas com o gênero”contos tradicionais”.Quando depara com a lenda da mandioca, a palavra lenda já deve sinalizar que se trata de um texto que geralmente envolve seres humanos e apresenta uma explicação de caráter sobrenatural para um determinado fenômeno ou acontecimento.Quando vê uma fábula, deve saber prever que terá animais como personagens, diálogo entre eles e uma conclusão ou moral.Quando vê uma notícia,deve saber que se estará tratando de um acontecimento e se dando detalhes sobre como, onde e quando ocorreu.Enfim,para poder escrever o aluno precisa ter consciência de que os textos possuem:
.Uma audiência, um leitor a quem se dirigem.isso requer que o texto seja compreensível e adequado a esse leitor, o que determina legibilidade,apresentação, formato,linguagem, forma de dizer, escolha de vocabulário,etc;
.Um propósito – comunicar,explicar, informar,instruir,encantar;
.Características próprias do gênero, e que o gênero normalmente decorre da audiência, do propósito e do veículo, local ou “portador” do texto.
Essas características ajudam a definir estrutura, sequência,personagem e ambiência onde se situa o texto.
Além disso, a leitura freqüente de textos deve levar o aluno a ter clareza de que todo texto:
.Tem princípio, meio e fim;
.Requer um planejamento prévio antes de ser escrito e uma revisão antes de ser divulgado;
.Deve ser comunicado, ainda que somente ao próprio escritor(um diário pessoal) ou ao professor(no caso de textos elaborados para fins didáticos ou para demonstrar conhecimentos, como no caso de uma prova escolar).
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Relembrando...
PARA QUE –
LOCUÇÃO PREPOSITIVA QUE SIGNIFICA A FIM DE QUE: VOU AÍ PARA QUE CONVERSEMOS (VOU AÍ A FIM DE QUE CONVERSEMOS). – AFINOU O INSTRUMENTO PARA QUE PUDESSE TOCAR ( A FIM DE QUE PUDESSE TOCAR). A LOCUÇÃO PARA QUE NÃO PODE SER USADA NO LUGAR DA SIMPLES CONJUNÇÃO QUE, A QUAL TEM OUTRA FUNÇÃO E SENTIDO DIVERSO: PEÇO QUE VOCÊ ME ESCUTE (NESTA FRASE NÃO É POSSÍVEL EMPREGAR PARA QUE OU A FIM DE QUE) VEJAMOS;PEÇO PARA QUE(A FIM DE QUE)VOCÊ ME ESCUTE.RESULTARIA UMA ORAÇÃO SEM SENTIDO.TAMBÉM: AUTORIZARAM PARA QUE( A FIM DE QUE) USEMOS O SALÃO.PEDE-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA,AUTORIZA-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA. ASSIM,PEÇO QUE ME ESCUTE,AUTORIZARAM QUE USEMOS,DETERMINAMOS QUE COMPAREÇAM, RECOMENDOU QUE ESPERÁSSEMOS.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
SÃO INSULTOS, MAS NÃO PARECEM.
POR : IARA DE CARVALHO
Apedeuta – ignorante
Ababelado – Quem nunca termina o que começa (idem aos construtores da torre de Babel)
Acatruzo – Amolador, ”chato”
Acárpico – Pessoa incapaz de produzir algo
Ancípite – Quem tem duas caras
Détraqué- Amalucado
Esteatopígico- Pessoa que tem o traseiro grande
Súcubo- Bajuladora!
Inane- pessoa vazia
Presbiofrênico- Caduco
Somítico- Avarento
Valdevino- Oportunista, vive às custas dos outros
PARECEM, MAS NÃO SÃO
Abléptico- Parece nome de doença, mais que de insulto. Mas nomeia quem perdeu a visão das coisas, o desequilibrado.
Acataléptico- Dá nome ao sujeito que costuma hesitar, o vacilante.
Catecúmeno- Funcionário recente e despreparado.
Enxacoco- Não fala bem uma língua estrangeira.
Zuruó- Divertido, abirutado.
FONTE:MÁRIO SOUTO MAIOR- DICIONÁRIO DE PALAVR
Apedeuta – ignorante
Ababelado – Quem nunca termina o que começa (idem aos construtores da torre de Babel)
Acatruzo – Amolador, ”chato”
Acárpico – Pessoa incapaz de produzir algo
Ancípite – Quem tem duas caras
Détraqué- Amalucado
Esteatopígico- Pessoa que tem o traseiro grande
Súcubo- Bajuladora!
Inane- pessoa vazia
Presbiofrênico- Caduco
Somítico- Avarento
Valdevino- Oportunista, vive às custas dos outros
PARECEM, MAS NÃO SÃO
Abléptico- Parece nome de doença, mais que de insulto. Mas nomeia quem perdeu a visão das coisas, o desequilibrado.
Acataléptico- Dá nome ao sujeito que costuma hesitar, o vacilante.
Catecúmeno- Funcionário recente e despreparado.
Enxacoco- Não fala bem uma língua estrangeira.
Zuruó- Divertido, abirutado.
FONTE:MÁRIO SOUTO MAIOR- DICIONÁRIO DE PALAVR
terça-feira, 28 de setembro de 2010
SUGESTÃO DE AULA
OBJETIVO GERAL:POSSIBILITAR AOS ALUNOS CONSTRUIR CONHECIMENTOS SOBRE 0 AMBIENTE EM QUE VIVE, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO E DA INTEGRAÇÃO COM ESSE MEIO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IDENTIFICAR COMPONENTES COMUNS E ESPECÍFICOS NOS AMBIENTES PESQUISADOS, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS,
OBSERVA DESCREVER E COMPARAR ANIMAIS E VEGETAIS CONTIDOS NO AMBIENTE PESQUISADO,
OBSERVAR, INTERPRETAR E DESCREVER O AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL PESQUISADO,
REGISTRAR AS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS, INDIVIDUALMENTE E/OU EM PEQUENO GRUPO, SEGUINDO UM ROTEIRO PREPARADO PELO/A PROFESSOR (A).
METODOLOGIA:
SENSIBILIZAR INICIALMENTE, COM MÚSICA,FILME OU HISTÓRIA, DENTRE OUTROS GRUPOS COM ABORDAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES NATURAIS E AMBIENTES CONSTRUÍDOS: NOSSA CASA ,ESCOLA,O BAIRRO,A CIDADE,ETS.
ESTIMULAR AO MÁXIMO OS ALUNOS,COM BATE-PAPO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA,OPORTUNIZANDO A QUE EXTERNE SUAS OPINIÕES.POR EXEMPLO: O QE É AMBIENTE?
QUAIS OS AMBIENTES QUE ELES CONHECEM? O QUE ELES ACHAM DESSES AMBIENTES?
CONHECEM ALGUNS FATOS INTERESSANTES QUE ENVOLVEM O AMBIENTE CONHECIDO?
QUE AMBIENTE GOSTARIAM DE CONNHECER E POR QUÊ?
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DIFERENTES AMBIENTES?
APÓS O BATE-PAPO, PODE-SE PROPOR UMA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA COMO: UM ESTUDO DO MEIO NA ESCOLA.
ROTEIRO DE ESTUDO:
PRIMEIRA ETAPA: ESPAÇO CONSTRUÍDO
VERIFICAR A, AS SALAS DE AULAS, OS BANHEIROS, QUADRAS DE ESPORTES, CANTINA, SECRETA-RIA,BIBLIOTECA,ETC, E OBSERVAR AS CONDIÇÕES DESSES AMBIENTES,TAIS COMO:AREJAMENTO,LUMINOSIDADE,ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA,HIGIENE,LIMPEZA,DENTRE OS OUTROS ASPECTOS.
EM SALA DE AULA, DE POSSE DAS INFORMAÇÕES, O PROFESSOR REALIZARÁ UM BATE-PAPO COM OS ALUNOS PARA VERIFICAR AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR ELAS, E PEDIR QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES, POR ESCRITO.
AMBIENTE NATURAL: VERIFICAR SE EXISTEM LOCAIS NA ESCOLA HABITADOS POR OUTROS SERES VIVOS (PLANTAS E ANIMAIS),COMO POR EXEMPLO:JARDIM,HORTA,CANTEIROS,VASOS COM PLANTAS,POMAR,ETC.OBSERVAR AS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS ENCONTRADAS NESSES LOCAIS.
AMBIENTES SÓCIO - HISTÓRICO-CULTURAL: VERIFICAR O HISTÓRICO DO AMBIENTE CULTURAL, TAIS COMO: ANO DE FUNDAÇÃO, FUNDADOR, MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO PRÉDIO AO LONGO DOS TEMPOS DE FUNCIONAMENTO, QUAIS FORAM OS PRIMEIRO DIRETOES, FUNCIONÁRIOS, ETC. O PROFESSOR PODERÁ LEVAR PARA A SALA DE AULA PESSOAS A SEREM ENTREVISTADAS PELOS ALUNOS:O DIRETOR DA ESCOLA,MORADORES ANTIGOS DA REGIÃO,FUNCIONÁRIOS ANTIGOS,PROFESSORES MAIS ANTIGOS DO QUADRO,ETC.COM ISSO BUSCA CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DOMINANTE EM CADA ÉPOCA DA LOCALIDADE,RELACIONANDO DESSA FORMA ,O ENSINO DE CIÊNCIAS,QUE BUSCA ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O AMBIENTE ESTUDADO,COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA(PASSADO E PRESENTE,ESPAÇO E TEMPO).
AO FINAL DE TODAS AS ETEPAS O PROFESSOR COM OS ALUNOS PODERÁ CONSTRUIR UMA MAQUETE DO AMBIENTE ESCOLAR, NA QUAL CONSTARÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS DA ESCOLA.
RECURSOS:
APARELHO DE SOM, MÚSICA, LIVROS DIDÁTICOS, ROLO DE PAPEL MANILHA, CARTOLINAS, TINTA GUACHE, LÁPIS DE CERA E DE COR, COLA, TESOURA, FITA DESIVA, LÁPIS, CADERNO, ISOPOR, CAIXINHAS VAZIAS PEQUENAS, TAMPINHAS, BARBANTE, PALITOS DE SORVETE, ESPUMA (SUCATA EM GERAL).
AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS PODERÃO SER AVALIADOS POR MEIO DE CONSTATAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS. POR EXEMPLO: OS ALUNOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS DO AMBIENTE POR MEIO DE OBSERVAÇÃO? REALIZARAM OS REGISTROS ESCRITOS E/OU POR DE DESENHOS, CONFORME ESTIPULADOS?DESCEVERAM E COMPARARAM ANIMAIS E VEGETAIS CONFORME PROPOSTA?
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA O PROFESSOR:
ESTAR ATENTO ÀS DIFERANÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS PARA NÃO AVALIA-LAS DE FORMA LINEAR, COMO SE FOSSEM TODOS IGUAIS.
PODERÁ ADPTAR ESSA ATIVIDADE PARA QUALQUER ÁREA OUNÍVEL OU MODALIDADE DE ENSINO.
PROMOVER CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HÁBITOS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA.
BIBLIOGRAFIA:
CATÁLOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR.
WWW.eciencia.usp.br
WWW.educar.sc.br/ciencias
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IDENTIFICAR COMPONENTES COMUNS E ESPECÍFICOS NOS AMBIENTES PESQUISADOS, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS,
OBSERVA DESCREVER E COMPARAR ANIMAIS E VEGETAIS CONTIDOS NO AMBIENTE PESQUISADO,
OBSERVAR, INTERPRETAR E DESCREVER O AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL PESQUISADO,
REGISTRAR AS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS, INDIVIDUALMENTE E/OU EM PEQUENO GRUPO, SEGUINDO UM ROTEIRO PREPARADO PELO/A PROFESSOR (A).
METODOLOGIA:
SENSIBILIZAR INICIALMENTE, COM MÚSICA,FILME OU HISTÓRIA, DENTRE OUTROS GRUPOS COM ABORDAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES NATURAIS E AMBIENTES CONSTRUÍDOS: NOSSA CASA ,ESCOLA,O BAIRRO,A CIDADE,ETS.
ESTIMULAR AO MÁXIMO OS ALUNOS,COM BATE-PAPO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA,OPORTUNIZANDO A QUE EXTERNE SUAS OPINIÕES.POR EXEMPLO: O QE É AMBIENTE?
QUAIS OS AMBIENTES QUE ELES CONHECEM? O QUE ELES ACHAM DESSES AMBIENTES?
CONHECEM ALGUNS FATOS INTERESSANTES QUE ENVOLVEM O AMBIENTE CONHECIDO?
QUE AMBIENTE GOSTARIAM DE CONNHECER E POR QUÊ?
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DIFERENTES AMBIENTES?
APÓS O BATE-PAPO, PODE-SE PROPOR UMA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA COMO: UM ESTUDO DO MEIO NA ESCOLA.
ROTEIRO DE ESTUDO:
PRIMEIRA ETAPA: ESPAÇO CONSTRUÍDO
VERIFICAR A, AS SALAS DE AULAS, OS BANHEIROS, QUADRAS DE ESPORTES, CANTINA, SECRETA-RIA,BIBLIOTECA,ETC, E OBSERVAR AS CONDIÇÕES DESSES AMBIENTES,TAIS COMO:AREJAMENTO,LUMINOSIDADE,ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA,HIGIENE,LIMPEZA,DENTRE OS OUTROS ASPECTOS.
EM SALA DE AULA, DE POSSE DAS INFORMAÇÕES, O PROFESSOR REALIZARÁ UM BATE-PAPO COM OS ALUNOS PARA VERIFICAR AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR ELAS, E PEDIR QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES, POR ESCRITO.
AMBIENTE NATURAL: VERIFICAR SE EXISTEM LOCAIS NA ESCOLA HABITADOS POR OUTROS SERES VIVOS (PLANTAS E ANIMAIS),COMO POR EXEMPLO:JARDIM,HORTA,CANTEIROS,VASOS COM PLANTAS,POMAR,ETC.OBSERVAR AS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS ENCONTRADAS NESSES LOCAIS.
AMBIENTES SÓCIO - HISTÓRICO-CULTURAL: VERIFICAR O HISTÓRICO DO AMBIENTE CULTURAL, TAIS COMO: ANO DE FUNDAÇÃO, FUNDADOR, MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO PRÉDIO AO LONGO DOS TEMPOS DE FUNCIONAMENTO, QUAIS FORAM OS PRIMEIRO DIRETOES, FUNCIONÁRIOS, ETC. O PROFESSOR PODERÁ LEVAR PARA A SALA DE AULA PESSOAS A SEREM ENTREVISTADAS PELOS ALUNOS:O DIRETOR DA ESCOLA,MORADORES ANTIGOS DA REGIÃO,FUNCIONÁRIOS ANTIGOS,PROFESSORES MAIS ANTIGOS DO QUADRO,ETC.COM ISSO BUSCA CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DOMINANTE EM CADA ÉPOCA DA LOCALIDADE,RELACIONANDO DESSA FORMA ,O ENSINO DE CIÊNCIAS,QUE BUSCA ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O AMBIENTE ESTUDADO,COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA(PASSADO E PRESENTE,ESPAÇO E TEMPO).
AO FINAL DE TODAS AS ETEPAS O PROFESSOR COM OS ALUNOS PODERÁ CONSTRUIR UMA MAQUETE DO AMBIENTE ESCOLAR, NA QUAL CONSTARÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS DA ESCOLA.
RECURSOS:
APARELHO DE SOM, MÚSICA, LIVROS DIDÁTICOS, ROLO DE PAPEL MANILHA, CARTOLINAS, TINTA GUACHE, LÁPIS DE CERA E DE COR, COLA, TESOURA, FITA DESIVA, LÁPIS, CADERNO, ISOPOR, CAIXINHAS VAZIAS PEQUENAS, TAMPINHAS, BARBANTE, PALITOS DE SORVETE, ESPUMA (SUCATA EM GERAL).
AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS PODERÃO SER AVALIADOS POR MEIO DE CONSTATAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS. POR EXEMPLO: OS ALUNOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS DO AMBIENTE POR MEIO DE OBSERVAÇÃO? REALIZARAM OS REGISTROS ESCRITOS E/OU POR DE DESENHOS, CONFORME ESTIPULADOS?DESCEVERAM E COMPARARAM ANIMAIS E VEGETAIS CONFORME PROPOSTA?
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA O PROFESSOR:
ESTAR ATENTO ÀS DIFERANÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS PARA NÃO AVALIA-LAS DE FORMA LINEAR, COMO SE FOSSEM TODOS IGUAIS.
PODERÁ ADPTAR ESSA ATIVIDADE PARA QUALQUER ÁREA OUNÍVEL OU MODALIDADE DE ENSINO.
PROMOVER CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HÁBITOS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA.
BIBLIOGRAFIA:
CATÁLOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR.
WWW.eciencia.usp.br
WWW.educar.sc.br/ciencias
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htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/
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