quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A ESCRITA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS



POR PROFESSORA : IARA DE CARVALHO
TEXTO COMPLETO NO ABC DO ALFABETIZADOR –JOÃO BATISTA DE ARAÚJO e OLIVEIRA
No processo de alfabetização, a escolha de gêneros que o aluno vai escrever deve obedecer dois critérios principais.O primeiro diz respeito ao nível de dificuldade , ou seja, o professor deve propor tipos mais simples antes dos mais complexos.
O segundo considera a relevância, ou seja, o aluno deve escrever textos mais imediatamente relevantes a seu cotidiano. Obviamente, as exigências da escola constituem parte do quotidiano do aluno,e, portanto, escrever bilhetes, recados, convites,cartazes ou mesmo poemas, por exemplo, deve incluir-se nessa definição.
Isso significa que o professor precisará criar um contexto para que o aluno tenha que escrever usando um gênero ou tipo de texto que, normalmente,não parece tão próximo das exigências do quotidiano.
Quando o aluno lê uma história que começa por “Era uma vez”, deve aprender que essa história terá um final feliz,e que tem uma série de outras características relacionadas com o gênero”contos tradicionais”.Quando depara com a lenda da mandioca, a palavra lenda já deve sinalizar que se trata de um texto que geralmente envolve seres humanos e apresenta uma explicação de caráter sobrenatural para um determinado fenômeno ou acontecimento.Quando vê uma fábula, deve saber prever que terá animais como personagens, diálogo entre eles e uma conclusão ou moral.Quando vê uma notícia,deve saber que se estará tratando de um acontecimento e se dando detalhes sobre como, onde e quando ocorreu.Enfim,para poder escrever o aluno precisa ter consciência de que os textos possuem:
.Uma audiência, um leitor a quem se dirigem.isso requer que o texto seja compreensível e adequado a esse leitor, o que determina legibilidade,apresentação, formato,linguagem, forma de dizer, escolha de vocabulário,etc;
.Um propósito – comunicar,explicar, informar,instruir,encantar;
.Características próprias do gênero, e que o gênero normalmente decorre da audiência, do propósito e do veículo, local ou “portador” do texto.
Essas características ajudam a definir estrutura, sequência,personagem e ambiência onde se situa o texto.
Além disso, a leitura freqüente de textos deve levar o aluno a ter clareza de que todo texto:
.Tem princípio, meio e fim;
.Requer um planejamento prévio antes de ser escrito e uma revisão antes de ser divulgado;
.Deve ser comunicado, ainda que somente ao próprio escritor(um diário pessoal) ou ao professor(no caso de textos elaborados para fins didáticos ou para demonstrar conhecimentos, como no caso de uma prova escolar).

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