OBJETIVO GERAL:POSSIBILITAR AOS ALUNOS CONSTRUIR CONHECIMENTOS SOBRE 0 AMBIENTE EM QUE VIVE, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO E DA INTEGRAÇÃO COM ESSE MEIO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IDENTIFICAR COMPONENTES COMUNS E ESPECÍFICOS NOS AMBIENTES PESQUISADOS, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS,
OBSERVA DESCREVER E COMPARAR ANIMAIS E VEGETAIS CONTIDOS NO AMBIENTE PESQUISADO,
OBSERVAR, INTERPRETAR E DESCREVER O AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL PESQUISADO,
REGISTRAR AS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS, INDIVIDUALMENTE E/OU EM PEQUENO GRUPO, SEGUINDO UM ROTEIRO PREPARADO PELO/A PROFESSOR (A).
METODOLOGIA:
SENSIBILIZAR INICIALMENTE, COM MÚSICA,FILME OU HISTÓRIA, DENTRE OUTROS GRUPOS COM ABORDAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES NATURAIS E AMBIENTES CONSTRUÍDOS: NOSSA CASA ,ESCOLA,O BAIRRO,A CIDADE,ETS.
ESTIMULAR AO MÁXIMO OS ALUNOS,COM BATE-PAPO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA,OPORTUNIZANDO A QUE EXTERNE SUAS OPINIÕES.POR EXEMPLO: O QE É AMBIENTE?
QUAIS OS AMBIENTES QUE ELES CONHECEM? O QUE ELES ACHAM DESSES AMBIENTES?
CONHECEM ALGUNS FATOS INTERESSANTES QUE ENVOLVEM O AMBIENTE CONHECIDO?
QUE AMBIENTE GOSTARIAM DE CONNHECER E POR QUÊ?
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DIFERENTES AMBIENTES?
APÓS O BATE-PAPO, PODE-SE PROPOR UMA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA COMO: UM ESTUDO DO MEIO NA ESCOLA.
ROTEIRO DE ESTUDO:
PRIMEIRA ETAPA: ESPAÇO CONSTRUÍDO
VERIFICAR A, AS SALAS DE AULAS, OS BANHEIROS, QUADRAS DE ESPORTES, CANTINA, SECRETA-RIA,BIBLIOTECA,ETC, E OBSERVAR AS CONDIÇÕES DESSES AMBIENTES,TAIS COMO:AREJAMENTO,LUMINOSIDADE,ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA,HIGIENE,LIMPEZA,DENTRE OS OUTROS ASPECTOS.
EM SALA DE AULA, DE POSSE DAS INFORMAÇÕES, O PROFESSOR REALIZARÁ UM BATE-PAPO COM OS ALUNOS PARA VERIFICAR AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR ELAS, E PEDIR QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES, POR ESCRITO.
AMBIENTE NATURAL: VERIFICAR SE EXISTEM LOCAIS NA ESCOLA HABITADOS POR OUTROS SERES VIVOS (PLANTAS E ANIMAIS),COMO POR EXEMPLO:JARDIM,HORTA,CANTEIROS,VASOS COM PLANTAS,POMAR,ETC.OBSERVAR AS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS ENCONTRADAS NESSES LOCAIS.
AMBIENTES SÓCIO - HISTÓRICO-CULTURAL: VERIFICAR O HISTÓRICO DO AMBIENTE CULTURAL, TAIS COMO: ANO DE FUNDAÇÃO, FUNDADOR, MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO PRÉDIO AO LONGO DOS TEMPOS DE FUNCIONAMENTO, QUAIS FORAM OS PRIMEIRO DIRETOES, FUNCIONÁRIOS, ETC. O PROFESSOR PODERÁ LEVAR PARA A SALA DE AULA PESSOAS A SEREM ENTREVISTADAS PELOS ALUNOS:O DIRETOR DA ESCOLA,MORADORES ANTIGOS DA REGIÃO,FUNCIONÁRIOS ANTIGOS,PROFESSORES MAIS ANTIGOS DO QUADRO,ETC.COM ISSO BUSCA CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DOMINANTE EM CADA ÉPOCA DA LOCALIDADE,RELACIONANDO DESSA FORMA ,O ENSINO DE CIÊNCIAS,QUE BUSCA ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O AMBIENTE ESTUDADO,COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA(PASSADO E PRESENTE,ESPAÇO E TEMPO).
AO FINAL DE TODAS AS ETEPAS O PROFESSOR COM OS ALUNOS PODERÁ CONSTRUIR UMA MAQUETE DO AMBIENTE ESCOLAR, NA QUAL CONSTARÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS DA ESCOLA.
RECURSOS:
APARELHO DE SOM, MÚSICA, LIVROS DIDÁTICOS, ROLO DE PAPEL MANILHA, CARTOLINAS, TINTA GUACHE, LÁPIS DE CERA E DE COR, COLA, TESOURA, FITA DESIVA, LÁPIS, CADERNO, ISOPOR, CAIXINHAS VAZIAS PEQUENAS, TAMPINHAS, BARBANTE, PALITOS DE SORVETE, ESPUMA (SUCATA EM GERAL).
AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS PODERÃO SER AVALIADOS POR MEIO DE CONSTATAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS. POR EXEMPLO: OS ALUNOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS DO AMBIENTE POR MEIO DE OBSERVAÇÃO? REALIZARAM OS REGISTROS ESCRITOS E/OU POR DE DESENHOS, CONFORME ESTIPULADOS?DESCEVERAM E COMPARARAM ANIMAIS E VEGETAIS CONFORME PROPOSTA?
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA O PROFESSOR:
ESTAR ATENTO ÀS DIFERANÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS PARA NÃO AVALIA-LAS DE FORMA LINEAR, COMO SE FOSSEM TODOS IGUAIS.
PODERÁ ADPTAR ESSA ATIVIDADE PARA QUALQUER ÁREA OUNÍVEL OU MODALIDADE DE ENSINO.
PROMOVER CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HÁBITOS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA.
BIBLIOGRAFIA:
CATÁLOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR.
WWW.eciencia.usp.br
WWW.educar.sc.br/ciencias
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/
-
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-escola-6o-ano-narrativa-graciliano-ramos-54...
-
O monstro que morava embaixo da cama de T. Meroso Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai vivia pegando no meu pé para arrumar o ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário