sexta-feira, 11 de março de 2011

Elementos da Narrativa




Introdução

A narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagens a atuar e um narrador que relata a ação. O tempo e o ambiente (ou cenário) são outros elementos importantes na estrutura da narração.

O Enredo

O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa; podemos ter um conflito entre o homem e o meio natural (como ocorre em alguns romances modernistas), entre o homem e o meio social, até chegarmos a narrativas que colocam o homem contra si próprio (como ocorre em romances introspectivos).

Em O Ateneu o enredo desenvolve-se a partir da entrada do menino Sérgio, aos onze anos de idade, no colégio interno. Colocado diante de um mundo diferente, sem estar preparado para isso, o menino vivência uma série de experiências e acontecimentos que culminam com o incêndio e a consequente destruição do colégio.



O Ambiente

O ambiente é o espaço por onde circulam personagens e se desenrola o enredo. Em alguns casos, é de importância tão fundamental que se transforma em personagem, como no caso do colégio interno em O Ateneu, de Raul Pompéia, e da habitação colectiva em O cortiço, de Aluísio Azevedo.



O Tempo

Observe, no fragmento de O Ateneu, como o tempo é um elemento importante: "Eu tinha onze anos", afirma o personagem-narrador (perceba a expressividade do pronome pessoal e do verbo no pretérito). Fica caracterizada, assim, uma narrativa de carácter memorialista, ou seja, o tempo da acção é anterior ao tempo da narração. O personagem-narrador na sua vida adulta narra factos acontecidos durante a sua pré-adolescência.



As Personagens

Os seres que actuam, isto é, que vivem o enredo, são as personagens. Em geral a personagem bem construída representa uma individualidade, apresentando, inclusive, traços psicológicos distintos. Há personagens que não representam individualidades, mas sim tipos humanos, identificados antes pela profissão, pelo comportamento, pela classe social, enfim, por algum traço distintivo comum a todos os indivíduos dessa categoria. E há também personagens cujos traços de personalidade ou padrões de comportamento são extremamente acentuados (às vezes tocando o ridículo); nesses casos, muito comuns em novelas de televisão, por exemplo, temos personagens caricaturais.

A personagem Sérgio, do romance O Ateneu, constitui-se numa individualidade, ou seja, numa figura humana complexa que vive conflitos com o mundo exterior e consigo mesmo. Já o director do colégio, o Dr. Aristarco, embora não seja uma caricatura, apresenta alguns traços de personagem caricatura.



O Nome das Personagens

É interessante observar como os bons escritores se preocupam com a relação personagem/nome próprio. Veja Graciliano Ramos, em Vida secas: Vitória é o nome de uma nordestina que alimenta pequenos sonhos, nunca concretizados; Baleia é o nome de uma cachorra que morre em consequência da seca, em pleno sertão nordestino.

Machado de Assis é outro exemplo brilhante; em Dom Casmurro, o personagem-narrador chama-se Bento e tem sua vida em grande parte determinada pela carolice da mãe, que queria torná-lo padre.

Lima Barreto também trabalha muito bem o nome dos seus personagens: Clara do Anjos é uma rapariga negra que é engravidada e abandonada por um rapaz branco; Isaías Caminha é um escrivão (lembra-se do Pero Vaz ?); Quaresma é um ingénuo nacionalista que morre às mãos de um ditador.

No romance O Ateneu, o diretor autocrático e majestático, responsável por um ensino conservador e ultrapassado, é significativamente baptizado de Aristarco (de áristos, "óptimo" + arqué, "governo", ou seja, o bom governo, com toda ironia possível). Conclusão: ao ler bons autores ou mesmo ao criar personagens, preste atenção aos nomes.

Em Quincas Borba temos um narrador omnisciente. Veja como o narrador "lê" os sentimentos, os desejos e mesmo o jogo de cena da personagem; sabemos, por exemplo, que Rubião mirava disfarçadamente a bandeja, que amava de coração os metais nobres. O narrador conhece as prováveis opções de Rubião: a preferência pela bandeja de prata aos bustos de bronze.



Narração na 3ª Pessoa e narrador onisciente e onipresente

O narrador onisciente ou onipresente é uma espécie de testemunha invisível de tudo o que acontece, em todos os lugares e em todos os momentos; ele não só se preocupa em dizer o que as personagens fazem ou falam, mas também traduz o que pensam e sentem. Portanto, ele tenta passar para o leitor as emoções, os pensamentos e os sentimentos das personagens.

Nas narrações em terceira pessoa, o narrador está fora dos acontecimentos; podemos dizer que ele paira acima de tudo e de todos. Esta situação permite ao narrador saber de tudo, do passado e do futuro, das emoções e pensamentos dos personagens. Daí dizer-se onisciente.

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/