quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Exercícios sobre predicativo do objeto


O predicativo do objeto se caracteriza como aquele termo que, por meio de um verbo, faz uma atribuição ao objeto.

Questão 1

Observe a oração ambígua: “O Padre Gerôncio julgou o sacerdote jovem”.

Por um lado, “jovem” pode ser o resultado do julgamento do Padre Gerôncio, sendo predicativo; por outro, pode ser uma característica do sacerdote que independe do julgamento do Padre Gerôncio, sendo adjunto adnominal.

Identifique a alternativa em que “jovem” não representa o julgamento do padre Gerôncio, sendo adjunto adnominal.

a) O Padre Gerôncio julgou o jovem sacerdote.
b) O Padre Gerôncio julgou-o jovem.
c) O sacerdote foi julgado jovem pelo Padre Gerôncio.
d) O Padre Gerôncio julgou jovem o sacerdote.
e) O Padre Gerôncio julgou que o sacerdote era jovem.



Questão 2

Analisando as orações que seguem, procure indicar a função sintática dos termos destacados, tendo como subsídio a noção relacionada a predicativo do sujeito e a predicativo do objeto:

a) Sempre a considerei uma excelente amiga.
b) Os convidados aparentavam eufóricos com a demora da apresentação.
c) Os convidados caminhavam maravilhados pelo rol de entrada do salão.
d) Ela certamente será uma boa esposa.
e) Todos o julgaram inocente.
f) Julgaram incorreta a atitude dela

Questão 3

(Fac. Luzwell) “O professor atravessou o pátio apressado”.

a- ( ) Neste período há um predicado verbo-nominal com predicativo do objeto.
b – ( ) “atravessou o pátio apressado” = predicado verbal
c – ( ) “o pátio” = núcleo do predicado.
d - ( ) apressado = predicativo do sujeito
e – n. d.



Resposta Questão 1

Ao analisarmos todas as alternativas, constatamos que a demarcada pela letra “A” condiz com o que é exposto no enunciado da questão, visto ser considerado como adjetivo o termo “jovem”, qualificando, portanto, o substantivo sacerdote.
Dessa forma, como os adjuntos adnominais são formados, também, pela classe dos adjetivos, não há como duvidarmos acerca da relevância de tais apontamentos.



Resposta Questão 2

a) Sempre a considerei uma excelente amiga.

Predicativo do objeto

b) Os convidados aparentavam eufóricos com a demora da apresentação.

Predicativo do sujeito

c) Os convidados caminhavam maravilhados pelo rol de entrada do salão.

Predicativo do sujeito

d) Ela certamente será uma boa esposa.

Predicativo do sujeito

e) Todos o julgaram inocente.

Predicativo do objeto

f) Julgaram incorreta a atitude dela.

Predicativo do objeto



Resposta Questão 3

Temos como alternativa que se adéqua aos pressupostos preconizados no enunciado aquela representada pela letra “D”, visto se tratar de um período composto por um verbo nocional e um não nocional, sendo que o adjetivo “apressado” representa sim o predicativo do sujeito, dada a presença de um verbo de ligação, ainda que implícito (representado pelo verbo estar).




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INGLÊS PARA APRENDIZ

(ESTOU TENTANDO APRENDER) Obrigado, Por Favor, Desculpe Obrigado (a) Thank you fên-kiu Não, obrigado (a) No, thank you nôu, fên-kiu Sim, por favor Yes, please iés, plíz Por favor (oferecendo ou pedindo algo) Please plíz Desculpe-me! (ao espirrar/bocejar etc.) Excuse me! eks-kíuz-mi Desculpe! Sorry! só-ri Sinto muito! I'm really sorry aim ri-li só-ri Foi/Não foi culpa minha! It was/wasn't my fault! it uós/uó-zânt mai fólt Onde, Como, Pedidos Simples Com licença (para que alguém dê passagem) Excuse me, please eks-kíuz-mi, plíz Pode me dizer ...? Can you tell me ...? kén iu tél mi Pode me dar ...? Can I have ...? kén ai rrev Deseja um (a) ...? Would you like a ...? uud iu laik a Gostaria de ...? Would you like to ...? uud iu laik tu Há ... aqui? Is there ... here? is dér ... rri-êr O que é isso? What is that? uót is dét Onde posso conseguir ...? Where can I get ...? uér kén ai guét Quanto custa? How much is it? rrau mâtch iz it Onde está o (a) ...? Where is the ...? uér iz de Por favor, onde ficam os sanitários? Where are the toilets, please? uér ar de tói-léts, plíz Ajuda, Problemas Poderia me ajudar? Can you help me? kén iu rrelp mi Não compreendo I don't understand ai don ân-ders-ténd O (A) senhor (a) fala português/inglês/francês/alemão? Do you speak Portuguese/English/French/German? du iu spík pór-tiu-guiz/in-glich/fréntch/djêr-man Alguém aqui fala português? Does anyone here speak Portuguese? dâs eni-uân rri-êr spík pór-tiu-guiz Não falo inglês I can't speak English ai ként spík in-glich Não sei I don't know ai don nôu Qual é o problema? What's wrong? uóts rong Por favor, fale mais devagar Please, speak more slowly plíz, spík mór slôu-li Por favor, escreva isso para mim Please write it down for me plíz rait it daun fór mi Eu me perdi I've lost my way aiv lóst mai uei Vá embora! Go away! gou au-êi Conversas com Recepcionistas Tenho uma reunião com ... I have an appointment with ... ai rrev ân a-pói-ment uif Gostaria de ver ... I'd like to see ... aid laik tu si Aqui está meu cartão Here's my card rri-êr iz mai kârd Sou da empresa ... My company is ... mai kom-pa-ni is Posso usar seu telefone? May I use your phone? mei ai iuz iór fôu-ne




92 ATIVIDADES DE INGLÊS PARA SÉRIES INICIAIS

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EU E A FERA



         


Dos contos de fadas pra vida real,
Você lindo e fatal,
  eu  uma mera mortal,
No entanto,ainda me encanto
Com a sua destreza de piloto.

E na minha memória
Ainda bem recente
Me lembro a leitura da última poesia,
Cadenciada e potente
Igualzinha à máquina quente
Que por você é acelerada !

Iara pereira de Carvalho

Atividade com descritores.

Trágico Acidente de Leitura - 



Trágico Acidente de Leitura

Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, enfocando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda...terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo!

Extraído de "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 70.

1- O que o texto considerou um acidente de leitura?

a) O envolvimento num pano preto.
b) Não ler. Deslizar.
c) O fato de alguém encontrar uma palavra desconhecida no meio do livro que estava lendo.
O) O fato de a leitura deixa-lo tão cômodo ao ponto de se sentir viajando num raio de luz...

R: C  -   D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

2- No trecho, " Nem lia: deslizava", a expressão enfatizada dá ideia de:

a) Suavidade e desenvoltura.
b) Tropeços e gagueira.
c) Leitura sem entendimento.
d) Cansaço e indignação.

R: A   -   D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou  expressão. 

3- No trecho: "Que momento passei!..." o emprego das reticências servem para marcar.
a) Pausa e dúvida do leitor quanto a palavra desconhecida.
b) Pausa e perplexidade do leitor diante da palavra nova.
c) Indignação e compreensão do leitor.
d) Indicação de pausa diante do final da leitura.

R: B   -   D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

Fonte: Livro “Tecendo Linguagens” p.19.

Tipos de Predicados


  • Predicado expressa ação do sujeito.
__Quando o verbo e a palavra mais importante desse predicado.
  • Predicado expressa atributo do sujeito.
__Quando a palavra ou expressão com valor adjetivo que expressa esse atributo é a mais importante do predicado. Nesse caso, o verbo tem como função ligar o sujeito ao seu atributo. Dizemos que se trata de um verbo de ligação.
  • De acordo com a relação que o predicado mantém com o sujeito, há três tipos de predicado.
__ Dinorá era pobre. 
Dinorá = sujeito.
era =  verbo de ligação.
pobre = predicativo.

A palavra pobre é o termo mais importante do predicado. Por isso dizemos que ela é o núcleo do predicado. E, por se tratar de um atributo do sujeito, esse núcleo do predicado é conhecido como predicado do sujeito. Quando o predicado apresenta como núcleo um predicado do sujeito, que se liga ao sujeito por meio de um verbo de ligação, damos a ele o nome de predicado nominal.

Analise outro ex:
Os seus quinze amigos entraram em casa.

Os seus quinze amigos. = sujeito.
entraram em sua casa = predicado.
A palavra entraram é o termo mais importante do predicado, pois expressa uma ação do sujeito e é, portanto, o núcleo do predicado. Quando o predicado apresenta como núcleo um verbo, damos a ele o nome de predicado verbal. 

Analise mais um ex: 

Mariá  gargalhava enlouquecida.

Mariá = sujeito.
gargalhava enlouquecido = predicado

(gargalhava = ação -  enlouquecido = predicativo)
Neste caso, as palavras gargalhava e enlouquecida são igualmente importantes, pois expressam uma ação e um atributo do sujeito ( predicativo do sujeito). Quando o predicado apresenta dois núcleos - um verbo e um predicativo do sujeito -, damos a ele o nome de predicado verbo-nominal



Base: Livro tecendo linguagens p.9

ATIVIDADE

Leia as orações abaixo, identifique o verbo de cada uma delas e, em seguida, classifique o predicado.
1) A laranja parecia madura.
R- Verbo - Parecia = predicado nominal.
2) No lugar das sementes, haviam pérolas enormes.
R- Verbo - Havia = predicado verbal.
3) Dinorá se transformou no mais rico dos reis do destino.
R - Verbo - transformou = predicado nominal.
4) Mariá gosta muito dessa história.
R - Verbo - Gosta = predicado verbal. 

5) Os reis saíram fartos da casa de Mariá.
R - Verbo - predicado verbo-nominal.



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