Trágico Acidente de Leitura -
Trágico Acidente de Leitura
Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, enfocando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda...terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo!
Extraído de "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 70.
1- O que o texto considerou um acidente de leitura?
a) O envolvimento num pano preto.
b) Não ler. Deslizar.
c) O fato de alguém encontrar uma palavra desconhecida no meio do livro que estava lendo.
O) O fato de a leitura deixa-lo tão cômodo ao ponto de se sentir viajando num raio de luz...
R: C - D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
2- No trecho, " Nem lia: deslizava", a expressão enfatizada dá ideia de:
a) Suavidade e desenvoltura.
b) Tropeços e gagueira.
c) Leitura sem entendimento.
d) Cansaço e indignação.
R: A - D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
3- No trecho: "Que momento passei!..." o emprego das reticências servem para marcar.
b) Pausa e perplexidade do leitor diante da palavra nova.
c) Indignação e compreensão do leitor.
d) Indicação de pausa diante do final da leitura.
R: B - D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
Fonte: Livro “Tecendo Linguagens” p.19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário