quinta-feira, 3 de maio de 2012

Twitter: uma ferramenta para ensinar síntese e coesão textual

Confira como utilizar o Twitter pra trabalhar a produção de microcontos e outros tipos de escritos sucintos com turmas do 6º ao 9º ano.

Misto de blog e rede social, o Twitter virou febre na internet e agora ganha status de ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. Usado como meio de comunicação e informação, o site só permite textos de, no máximo, 140 caracteres. O que é bem pouco (para efeito comparativo, a primeira frase desta reportagem tem exatamente o tamanho permitido). As postagens precisam ser sintéticas para caber nesse espaço reduzido e elas têm uma função comunicativa real (o que é fundamental ao trabalhar com produção de textos na escola). Não é exagero nenhum chamar os tuítes (como as postagens são conhecidas) de um novo gênero textual.

Um dos primeiros artigos científicos a investigar as possibilidades didáticas dessas publicações foi escrito pelas professoras Mirta Castedo e Natalia Zuazo, da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina. Em Culturas Escritas y Escuela: Viejas e Nuevas Diversidades, elas mostram como o Twitter permite trabalhar com versões reduzidas de notícias e de contos. "O professor pode usá-lo para gerar interesse na construção de composições curtas e explorar diferentes funções nos textos, como informar, gerar reflexão e criar situações de humor", explica Natalia. As reflexões das professoras argentinas deram origem a esta reportagem.
O que a turma pergunta
Posso abreviar para caber mais palavras?
Não. O intuito é usar a ferramenta com fins didáticos. O trabalho deve ter algumas exigências iniciais e a escrita formal é uma delas. Isso deve ser bem combinado com os jovens na apresentação dos objetivos. Diga a eles que, assim como na produção inicial, no papel, e nas demais atividades de escrita, é trabalhada a forma correta das palavras. Mesmo sendo na internet, a intenção no novo trabalho é a mesma. Explique que o conto tem um leitor como destinatário, e o texto precisa ser inteligível - as abreviações usadas na internet muitas vezes confundem.
Publicado em NOVA ESCOLA Edição 242, Maio 2011. Título original: A hora de escrever textos curtos no Twitte

 

quinta-feira, 26 de abril de 2012


PROJETO PEQUENOS LEITORES  
Escola Estadual Romalino Alves de Albres
Professoras: Rosenei  de Oliveira
                      Sonia S. Becker
Turmas envolvidas: 2º ano B e 6º ano A
Objetivos:
                   _ Despertar o gosto de ouvir histórias infantis lidas por outras crianças;
                   _ Estimular o interesse em aprender a ler para depois lerem sozinhos seus livros preferidos;
                    _ Sentir interesse e gosto pela leitura;
                   _ Utilizar a linguagem oral para expressar a ideia contida na história ou texto lido;
                   _ Socializar as crianças com diferentes tipologias textuais;
                  _ Perceber a função social da leitura nos diferentes tipos de textos;
                   _ Atribuir sentido às narrativas ouvidas;
                   _ Estimular comentário sobre o texto lido espontaneamente
                   _ Promover o intercâmbio entre as tumas.
Metodologia:
1-  Selecionar um grupo de alunos do 6º ano A para participar sendo os leitores;
2-  Pedir autorização por escrito, aos pais para os alunos virem no período oposto;
3-   Escolher os livros a serem lidos para os alunos do 2º ano;
4-  Fazer leitura prévia dos livros ou textos a serem apresentados às crianças do 2º ano (consultar dicionário para ver palavras desconhecidas);
5-  Separar em grupos de 3 ou 4crianças para cada leitor.
6-  Tempo: 50 minutos, 1 h/a semanalmente;
7-  Os alunos do 6º ano lerão os livros infantis para as crianças do 2º ano;
8-  Esclarecer as dúvida manifestadas  pelas crianças durante ou após a leitura.
Avaliação: Acompanhar o desenvolvimento do projeto verificando se os objetivos foram alcançados.

















 
 























“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.”
                                                                Augusto Cury

“A aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a respeito da natureza, função e valor desse objeto cultural que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola o imagina, transcorrendo por insuspeitados caminhos. Que além dos métodos, dos manuais, dos recursos didáticos, existe um sujeito que busca a aquisição de conhecimento, que se propõe problemas e trata de solucioná-los seguindo sua própria metodologia.”
                                                           Emília Ferreiro
       “Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar o mundo, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.”
                                            Paulo Freire

    “Uma visão de alfabetização que vai além do ba, be, bi, bo, bu. Porque implica uma visão crítica da realidade social, política e econômica no qual está o alfabetizando... A alfabetização é mais, muito mais que ler e escreve. É a habilidade de ler e escrever o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta de conhecimento.”
                                                        Paulo Freire

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/