quarta-feira, 28 de março de 2012

reflexão




É OLHANDO QUE SE APRENDE...
A COMER DE GARFO E FACA
A PASSAR MAQUIAGEM
A ANDAR DE SALTO
A PASSAR GEL NO CABELO
A SER GENTIL COM AS OUTRAS PESSOAS.
A LEITURA TAMBÉM É ASSIM,UM HÁBITO QUE,
SE INCENTIVADO,PODERÁ SE TORNAR UMA PAIXÃO.
INCENTIVE ESSA PAIXÃO,LEIA PARA SEU ALUNO.
LEIA PARA SEU FILHO!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO “ALÉM DAS PALAVRAS



A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ALFABETIZADOR

A partir do monitoramento e das observações em sala de aula do Projeto “Além das Palavras” ocorreu à necessidade de discorrer sobre a importância do ambiente alfabetizador e das experiências exitosas nas Unidades Escolares, pois todo o ambiente em que ocorre o processo de alfabetização vem revisto de especificidades físicas e humanas que o caracterizam como espaço efetivo de aprendizagem.
1. Especificidades físicas:
O ambiente alfabetizador deve traduzir o que ocorre ou vai ocorrer naquele meio, mesmo que os estudantes não estejam alfabetizados: alfabetos, calendário, chamada, combinados e diferentes textos. Os textos deverão revestir as paredes para que o contato visual familiarize o estudante com o mundo da escrita e para que ele recorra a esses textos para sustentar suas hipóteses ou sanar suas dificuldades.
Torna-se fundamental ampliar o repertorio dos estudantes por meio do contato com diferentes gêneros literários, dando oportunidades de explorar novos livros, e escolher suas próprias leituras.
Por outro lado, as produções individuais e coletivas devem preencher espaços que serão renovados e refeitos sempre que os alunos sentirem necessidades ou a cada novo aprendizado, tais atividades ampliam a vivência do estudante com o mundo letrado.
CHAMADA ANIVERSÁRIANTES CARTAZ - ALFABETO


CALENDÁRIO COMBINADOS
As atividades desenvolvidas devem ter intencionalidade e principalmente objetivos claros.

2. Especificidades humanas:
O professor precisa impregnar a sala de aula com situações problematizadoras que instiguem o estudante a levantar hipóteses sobre as situações que lhe são colocadas, estimulando o desenvolvimento de habilidades que levem à argumentação coerente, potencializando sua curiosidade natural e possibilitando a formação de competências necessárias à resolução de problemas concretos em seu cotidiano.



MOMENTOS
Rotina:
Para a organização de uma rotina é de fundamental importância que o professor reflita sobre os pressupostos, métodos, paradigmas, formas de avaliação, que serão adotados na sua prática, uma vez que estes fatores estão intimamente relacionados ao que vai ocorrer no cotidiano escolar. As rotinas, por serem atos diários são intencionais e precisam expressar a fundamentação teórica do alfabetizador.
O professor deve oportunizar atividades individuais, e em grupos menores, distribuindo as tarefas do dia, de maneira, que o planejamento contemple todos esses momentos para intensificar as várias situações de aprendizagem.
É necessário distribuir o tempo de acordo com o conteúdo/assunto a ser aprendido respeitando a faixa etária e desempenho dos estudantes, bem como problematizar as situações de aprendizagem considerando a capacidade de autonomia do educando.
A dosagem do conteúdo deve respeitar o nível de concentração e permanência do estudante na atividade frente ao desafio proposto. O professor deverá na oralidade explorar a vivência, através da construção de histórias, leituras dramatizadas, leituras compartilhadas, onde, por meio dos quais os estudantes poderão recontar e escrever a sua história.
É fundamental para essa faixa etária o controle do tempo, o professor deverá manejar com flexibilidade a duração das situações didáticas e retomada dos conteú dos em diferentes formas e situações de aprendizagem e atividades alternativas respeitando ritmos dos estudantes, a distribuição do tempo também desenvolve atitudes de disciplina e responsabilidade.
As atividades em grupo devem ser estruturas com ações didáticas que possibilitem a troca de informações, favoreçam a socialização, fazendo fluir a interação com cooperação e respeito entre os participantes do processo ensino aprendizagem.
A rotina permite que ao terminar uma tarefa, o estudante se prepare para a seguinte, com relação à organização dos materiais e até mesmo participar da organização da sala.

C. Roda de leitura:
As rodas de leitura devem ser atividades planejadas e permanentes. Com vistas a favorecer a leitura na escola, devem ser realizados todos os dias preferencialmente dentro de uma sequência de ações informadas previamente aos estudantes. O ambiente deve ser preparado de modo que os estudantes possam sentar em círculo, seja em cadeiras ou no chão, com tapetes ou almofadas, e todos possam ver e ouvir a voz do professor.
Nas unidades escolares que disponham de biblioteca, é fundamental o momento da leitura, pois cria o gosto e preferência por obras, gêneros e autores.
As rodas de leitura na biblioteca devem ser realizadas como uma atividade planejada e permanente de leitura na escola. O ideal é que aconteça semanal ou e quinzenal. É importante que se converse sobre as leituras que os estudantes realizaram em casa por meio de empréstimos de livros, e leitura compartilhada com a família etc.
Uma pequena biblioteca torna-se recurso importante para o manuseio de livros, levantamento de hipóteses de leitura, e leitura propriamente dita ligadas sempre aos usos, funções e valores do mundo letrado, conduzindo o estudante a gostar do contato com os livros.
CONHECIMENTO
PRAZER
INFORMAÇÃO

ENTRETENIMENTO FANTASIA

Os momentos de leitura não podem estar reduzidos às “rodas” que são usados para a leitura individual ou coletiva e, até mesmo, para a pseudoleitura. O ato de ler tem que ser provocado a todo o momento em livros, notícias, da comunidade e outros recursos solicitados pelo professor ou sugeridos pelos estudantes.
Alguns textos apresentados na Coletânea devem ser lidos pelo professor. Nesse tipo de leitura, o estudante deverá ficar liderado da tarefa de decodificação, concentrando sua atenção na compreensão do texto, bem como na aprendizagem de estratégias para desenvolver vocabulário e capacidade de compreensão.
Além disso, o material do Projeto recomenda que o professor faça diariamente, com seus estudantes, leituras de livros infantis clássicos e contemporâneos, a fim de desenvolver o hábito e gosto pela leitura; e que encoraje seus estudantes e famílias a retirarem livros da biblioteca para ler em casa.
As visitas a livrarias, feiras de livros fazem parte de um ambiente alfabetizador das especificidades físicas propiciando ao estudante a convivência com o mundo da escrita fora do espaço escolar e a compreensão de como a escrita e como é armazenada pela sociedade.
O ambiente alfabetizador, estará enriquecido com a “alfabetização matemática” e poderá disponibilizar jogos para trabalhar estimativas, sólidos que permitem desenvolver a noção espacial, materiais concretos que propiciem a construção do número e, posteriormente, dêem significado às operações.
A construção de um ambiente alfabetizador que pretende trazer o mundo letrado para dentro da sala de aula, oportuniza os estudantes a vivenciar o processo de alfabetização de forma contextualizada;




Ampliar o repertório literário;
Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de informações e entretenimento;
Estabelecer relações com outros textos;
Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero, utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
Compartilhar experiências leitoras;
Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicações e utilizando-os como um critério na escolha dos livros a serem retirados ou em sua indicação;
Jogos e brincadeiras previamente pensadas, e com intencionalidade própria, são fundamentais para que a ludicidade seja incorporada aos procedimentos estabelecidos para a aprendizagem da leitura e escrita;
Enfim o ambiente alfabetizador, portanto, deve contemplar as diversas formas de linguagens, contribuindo com a inserção do estudante na realidade vivida por ele.

É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo.
(Séneca)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Bela Adormecida




Adélia Prado
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Estou alegre e o motivo beira secretamente à humilhação, porque aos 50 anos não posso mais fazer curso de dança, escolher profissão, aprender a nadar como se deve. No entanto, não sei se é por causa das águas, deste ar que desentoca do chão as formigas aladas, ou se é por causa dele que volta e põe tudo arcaico, como a matéria da alma, se você vai ao pasto, se você olha o céu, aquelas frutinhas travosas, aquela estrelinha nova, sabe que nada mudou. O pai está vivo e tosse, a mãe pragueja sem raiva na cozinha. Assim que escurecer vou namorar. Que mundo ordenado e bom! Namorar quem? Minha alma nasceu desposada com um marido invisível. Quando ele fala roreja quando ele vem eu sei, porque as hastes se inclinam. Eu fico tão atenta que adormeço a cada ano mais. Sob juramento lhes digo: tenho 18 anos. Incompletos.

Sugestão de aula –língua portuguesa 3º ano fundamental



De volta às aulas
Bom dia! Bem-vindo à nossa escola.
Meu nome é..................
Nome da Escola............
Nome da professora..............
Nome da diretora..............
Nome da minha cidade............
Nome do Estado onde moro............

Tipologia textual:procedimento gênero:Formulário
Resumo: O texto da leitura è um formulário(também pode ser chamado de ficha)para ser preenchido pelos alunos.
Estrutura: O texto segue a estrutura básica dos formulários: Campos a serem preenchidos.
Linguagem: A linguagem é clara e objetiva,pois não pode haver dúvidas quanto ao que deve ser preenchido.
PLANEJANDO SUA AULA:
1-Leia o texto SE VOLTA ÀS AULAS
. Anote seus comentários,dúvidas,o que considera interessante.
.Anote palavras que você precisará explicar a seus alunos antes,durante e depois da leitura.
ANTES DA LEITURA.................................................................................................................
DURANTE DA LEITURA...........................................................................................................
DEPOIS DA LEITURA..............................................................................................................
2- Leia sobre a tipologia textual - PROCEDIMENTO .
Observe as características gerais desse tipo de texto.
3-Defina os objetivos para a sua aula;
Compeender o sentido do texto usando pistas para identificar como o autor usa as características do gênero para:
Recolher informações sobre o gênero.
Ampliação do vocabulário:
Brincadeiras com os nomes.
PROFESSOR,SEU OBJETIVO ANTES DA LEITURA È FAZER A ACOLHIDA!
Apresentação dos alunos,
Do material didático(livro).
Material para preparar:
Preparar fichas com os nomes.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Manoel de Barros

Manoel de Barros
Seis ou Treze Coisas que Aprendi Sozinho de "O Guardador de Águas", Ed. Civilização Brasileira. 1 Gravata de urubu não tem cor. Fincando na sombra um prego ermo, ele nasce. Luar em cima de casa exorta cachorro. Em perna de mosca salobra as águas se cristalizam. Besouros não ocupam asas para andar sobre fezes. Poeta é um ente que lambe as palavras e depois se alucina. No osso da fala dos loucos têm lírios. 3 Tem 4 teorias de árvore que eu conheço. Primeira: que arbusto de monturo agüenta mais formiga. Segunda: que uma planta de borra produz frutos ardentes. Terceira: nas plantas que vingam por rachaduras lavra um poder mais lúbrico de antros. Quarta: que há nas árvores avulsas uma assimilação maior de horizontes. 7 Uma chuva é íntima Se o homem a vê de uma parede umedecida de moscas; Se aparecem besouros nas folhagens; Se as lagartixas se fixam nos espelhos; Se as cigarras se perdem de amor pelas árvores; E o escuro se umedeça em nosso corpo. 9 Em passar sua vagínula sobre as pobres coisas do chão, a lesma deixa risquinhos líquidos... A lesma influi muito em meu desejo de gosmar sobre as palavras Neste coito com letras! Na áspera secura de uma pedra a lesma esfrega-se Na avidez de deserto que é a vida de uma pedra a lesma escorre. . . Ela fode a pedra. Ela precisa desse deserto para viver. 11 Que a palavra parede não seja símbolo de obstáculos à liberdade nem de desejos reprimidos nem de proibições na infância, etc. (essas coisas que acham os reveladores de arcanos mentais) Não. Parede que me seduz é de tijolo, adobe preposto ao abdomen de uma casa. Eu tenho um gosto rasteiro de ir por reentrâncias baixar em rachaduras de paredes por frinchas, por gretas - com lascívia de hera. Sobre o tijolo ser um lábio cego. Tal um verme que iluminasse. 12 Seu França não presta pra nada - Só pra tocar violão. De beber água no chapéu as formigas já sabem quem ele é. Não presta pra nada. Mesmo que dizer: - Povo que gosta de resto de sopa é mosca. Disse que precisa de não ser ninguém toda vida. De ser o nada desenvolvido. E disse que o artista tem origem nesse ato suicida. 13 Lugar em que há decadência. Em que as casas começam a morrer e são habitadas por morcegos. Em que os capins lhes entram, aos homens, casas portas a dentro. Em que os capins lhes subam pernas acima, seres a dentro. Luares encontrarão só pedras mendigos cachorros. Terrenos sitiados pelo abandono, apropriados à indigência. Onde os homens terão a força da indigência. E as ruínas darão frutos

sábado, 19 de novembro de 2011

Poesia Que tal soltar a imaginação? Esse trabalho tem por objetivo destacar a importância da vivência poética para a criança. A vivência e o cotidiano infantil não se manifestavam ainda nessas produções literárias. Com Cecília Meireles, a poesia infantil brasileira encontrou seu caminho e seu público alvo e o que se buscou desde então foi centrar, na criação poética, o mundo da criança, seu cotidiano e seus interesses. As cantigas de roda, trava-línguas, parlendas e outras variações folclóricas passaram a servir de fonte de inspiração para o exercício da poesia infantil. As crianças de hoje são ávidas de novidade e necessitam visualizar tudo, tamanha a quantidade de informações e imagens às quais se encontram ligadas. O mercado dita normas, regras e indica o que se deve consumir. Para a poesia, tão sutil e sensível, não é fácil penetrar nesse reduto ditado pela moda, pela mídia e, especialmente, pela velocidade. Trata-se de uma competição desleal, se levarmos em conta que, para ler poesia, a criança precisa estar concentrada e envolta num clima de silêncio e tranqüilidade. Caberia, então, a pergunta: como conseguir isso em meio ao barulho da vida moderna? Ou então: como conseguir a atenção desse público para quem a imagem visual é tudo? Procure um livro que contenha apenas imagens e peça que cada criança crie um poema de acordo com as imagens vistas. Existe uma segunda opção que é colocar uma música da Arca de Noé (Vinícius de Moraes) e pedir que ilustrem o poema cantado.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sugestão de projeto de ensino ARTES

PROPOSTA DE PROJETO CURSISTAS:Iara,Rosenei e Edith BRINQUEDO DE CRIANÇA Considerando que trabalhar com projeto é uma metodologia gratificante para ambas as partes envolvidas,nós,cursistas decidimos elaborar um projeto onde abordaremos o ensino de Arte e dia alusivo às crianças e desenvolveremos no mês de outubro na Escola Romalino,com a turma do 5º ano B,o projeto acima mencionado. OBJETIVO:Resgatar a magia do ato de brincar tendo como pressuposto o brinquedo feito em casa(artesanal). RECURSOS DISPONÍVEL:Computadores com internet para pesquisas,sucatas(garrafas pets,tesoura,linhas de naylon,barbantes,cola quente,câmera fotográfica....), PÚBLICO-ALVO Alunos do 5o ano do ensino fundamental. PERÍODO Duas semanas. DESENVOLVIMENTO Inicie o período a aula com uma explanação dos maiores inventores da humanidade e seus grandes feitos. Dê ênfase à história de criação dos brinquedos mais comuns, como bola, boneca, pião e videogame. Para os pequenos, leve objetos como lâmpada, boneca, carrinho e converse com os alunos na sala. Para os maiores, que já dominam a leitura, sugira pesquisas prévias em casa ou no laboratório de informática, para que eles descubram os inventores dos brinquedos que mais usam, como videogame, celular, DVD e outros. Proponha a confecção de cartazes com as informações obtidas e os exponha nesse dia. Deixe à disposição dos alunos, diversos materiais recicláveis (ex.: caixas de leite, copos de iogurte, caixas de papelão), tinta, cola, diferentes tipos de papéis, legumes e outros. Deixe que as crianças tenham acesso aos materiais livremente. Mostre alguns modelos de brinquedos que podem ser feitos com os materiais. Destine uma hora de ação ou mais se necessário. No final da aula, reúna os alunos de toda a escola no pátio promovendo uma exposição desses materiais por série. Ao lado de cada mesa de exposição, permita que os alunos votem no material mais interessante. A eleição pode ser feita por turmas, já que as crianças estão em níveis e condições diferentes para realizar essa atividade. A premiação poderá ser feita com brinquedos de material reciclado feitos pelos professores. O ideal é que todos tenham uma premiação pela participação. Como tarefa de casa, peça que cada criança escreva os pontos positivos e negativos dos brinquedos industrializados e dos brinquedos mais simples, usados antigamente. Com os menores, faça esse trabalho em roda no dia seguinte. CULMINÂNCIA Avalie com os alunos os brinquedos expostos durante a semana na escola e questione sobre os brinquedos das duas gerações mencionadas, como bola, carrinho, boneca e bicicleta. Faça uma reflexão sobre a importância desses brinquedos para os adultos no passado e para as crianças de hoje

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/