quarta-feira, 10 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

THE TRUTH LIVE AND SUFFER



Important and urgent
as free human beings
inhumane prison
is go to the aid of truths
prisoners of systems ideas
that retains and suffocate.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A ESCRITA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS



POR PROFESSORA : IARA DE CARVALHO
TEXTO COMPLETO NO ABC DO ALFABETIZADOR –JOÃO BATISTA DE ARAÚJO e OLIVEIRA
No processo de alfabetização, a escolha de gêneros que o aluno vai escrever deve obedecer dois critérios principais.O primeiro diz respeito ao nível de dificuldade , ou seja, o professor deve propor tipos mais simples antes dos mais complexos.
O segundo considera a relevância, ou seja, o aluno deve escrever textos mais imediatamente relevantes a seu cotidiano. Obviamente, as exigências da escola constituem parte do quotidiano do aluno,e, portanto, escrever bilhetes, recados, convites,cartazes ou mesmo poemas, por exemplo, deve incluir-se nessa definição.
Isso significa que o professor precisará criar um contexto para que o aluno tenha que escrever usando um gênero ou tipo de texto que, normalmente,não parece tão próximo das exigências do quotidiano.
Quando o aluno lê uma história que começa por “Era uma vez”, deve aprender que essa história terá um final feliz,e que tem uma série de outras características relacionadas com o gênero”contos tradicionais”.Quando depara com a lenda da mandioca, a palavra lenda já deve sinalizar que se trata de um texto que geralmente envolve seres humanos e apresenta uma explicação de caráter sobrenatural para um determinado fenômeno ou acontecimento.Quando vê uma fábula, deve saber prever que terá animais como personagens, diálogo entre eles e uma conclusão ou moral.Quando vê uma notícia,deve saber que se estará tratando de um acontecimento e se dando detalhes sobre como, onde e quando ocorreu.Enfim,para poder escrever o aluno precisa ter consciência de que os textos possuem:
.Uma audiência, um leitor a quem se dirigem.isso requer que o texto seja compreensível e adequado a esse leitor, o que determina legibilidade,apresentação, formato,linguagem, forma de dizer, escolha de vocabulário,etc;
.Um propósito – comunicar,explicar, informar,instruir,encantar;
.Características próprias do gênero, e que o gênero normalmente decorre da audiência, do propósito e do veículo, local ou “portador” do texto.
Essas características ajudam a definir estrutura, sequência,personagem e ambiência onde se situa o texto.
Além disso, a leitura freqüente de textos deve levar o aluno a ter clareza de que todo texto:
.Tem princípio, meio e fim;
.Requer um planejamento prévio antes de ser escrito e uma revisão antes de ser divulgado;
.Deve ser comunicado, ainda que somente ao próprio escritor(um diário pessoal) ou ao professor(no caso de textos elaborados para fins didáticos ou para demonstrar conhecimentos, como no caso de uma prova escolar).

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar.
A busca da excelência não deve ser um objetivo.
E, sim, um hábito."
.Aristóteles 384-322 AC

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relembrando...



PARA QUE –
LOCUÇÃO PREPOSITIVA QUE SIGNIFICA A FIM DE QUE: VOU AÍ PARA QUE CONVERSEMOS (VOU AÍ A FIM DE QUE CONVERSEMOS). – AFINOU O INSTRUMENTO PARA QUE PUDESSE TOCAR ( A FIM DE QUE PUDESSE TOCAR). A LOCUÇÃO PARA QUE NÃO PODE SER USADA NO LUGAR DA SIMPLES CONJUNÇÃO QUE, A QUAL TEM OUTRA FUNÇÃO E SENTIDO DIVERSO: PEÇO QUE VOCÊ ME ESCUTE (NESTA FRASE NÃO É POSSÍVEL EMPREGAR PARA QUE OU A FIM DE QUE) VEJAMOS;PEÇO PARA QUE(A FIM DE QUE)VOCÊ ME ESCUTE.RESULTARIA UMA ORAÇÃO SEM SENTIDO.TAMBÉM: AUTORIZARAM PARA QUE( A FIM DE QUE) USEMOS O SALÃO.PEDE-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA,AUTORIZA-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA. ASSIM,PEÇO QUE ME ESCUTE,AUTORIZARAM QUE USEMOS,DETERMINAMOS QUE COMPAREÇAM, RECOMENDOU QUE ESPERÁSSEMOS.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Educação





SÃO INSULTOS, MAS NÃO PARECEM.

POR : IARA DE CARVALHO
Apedeuta – ignorante
Ababelado – Quem nunca termina o que começa (idem aos construtores da torre de Babel)
Acatruzo – Amolador, ”chato”
Acárpico – Pessoa incapaz de produzir algo
Ancípite – Quem tem duas caras
Détraqué- Amalucado
Esteatopígico- Pessoa que tem o traseiro grande
Súcubo- Bajuladora!
Inane- pessoa vazia
Presbiofrênico- Caduco
Somítico- Avarento
Valdevino- Oportunista, vive às custas dos outros


PARECEM, MAS NÃO SÃO

Abléptico- Parece nome de doença, mais que de insulto. Mas nomeia quem perdeu a visão das coisas, o desequilibrado.
Acataléptico- Dá nome ao sujeito que costuma hesitar, o vacilante.
Catecúmeno- Funcionário recente e despreparado.
Enxacoco- Não fala bem uma língua estrangeira.
Zuruó- Divertido, abirutado.


FONTE:MÁRIO SOUTO MAIOR- DICIONÁRIO DE PALAVR

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/