sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar.
A busca da excelência não deve ser um objetivo.
E, sim, um hábito."
.Aristóteles 384-322 AC

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relembrando...



PARA QUE –
LOCUÇÃO PREPOSITIVA QUE SIGNIFICA A FIM DE QUE: VOU AÍ PARA QUE CONVERSEMOS (VOU AÍ A FIM DE QUE CONVERSEMOS). – AFINOU O INSTRUMENTO PARA QUE PUDESSE TOCAR ( A FIM DE QUE PUDESSE TOCAR). A LOCUÇÃO PARA QUE NÃO PODE SER USADA NO LUGAR DA SIMPLES CONJUNÇÃO QUE, A QUAL TEM OUTRA FUNÇÃO E SENTIDO DIVERSO: PEÇO QUE VOCÊ ME ESCUTE (NESTA FRASE NÃO É POSSÍVEL EMPREGAR PARA QUE OU A FIM DE QUE) VEJAMOS;PEÇO PARA QUE(A FIM DE QUE)VOCÊ ME ESCUTE.RESULTARIA UMA ORAÇÃO SEM SENTIDO.TAMBÉM: AUTORIZARAM PARA QUE( A FIM DE QUE) USEMOS O SALÃO.PEDE-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA,AUTORIZA-SE ALGUMA COISA,NÃO PARA ALGUMA COISA. ASSIM,PEÇO QUE ME ESCUTE,AUTORIZARAM QUE USEMOS,DETERMINAMOS QUE COMPAREÇAM, RECOMENDOU QUE ESPERÁSSEMOS.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Educação





SÃO INSULTOS, MAS NÃO PARECEM.

POR : IARA DE CARVALHO
Apedeuta – ignorante
Ababelado – Quem nunca termina o que começa (idem aos construtores da torre de Babel)
Acatruzo – Amolador, ”chato”
Acárpico – Pessoa incapaz de produzir algo
Ancípite – Quem tem duas caras
Détraqué- Amalucado
Esteatopígico- Pessoa que tem o traseiro grande
Súcubo- Bajuladora!
Inane- pessoa vazia
Presbiofrênico- Caduco
Somítico- Avarento
Valdevino- Oportunista, vive às custas dos outros


PARECEM, MAS NÃO SÃO

Abléptico- Parece nome de doença, mais que de insulto. Mas nomeia quem perdeu a visão das coisas, o desequilibrado.
Acataléptico- Dá nome ao sujeito que costuma hesitar, o vacilante.
Catecúmeno- Funcionário recente e despreparado.
Enxacoco- Não fala bem uma língua estrangeira.
Zuruó- Divertido, abirutado.


FONTE:MÁRIO SOUTO MAIOR- DICIONÁRIO DE PALAVR

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SUGESTÃO DE AULA

OBJETIVO GERAL:POSSIBILITAR AOS ALUNOS CONSTRUIR CONHECIMENTOS SOBRE 0 AMBIENTE EM QUE VIVE, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO E DA INTEGRAÇÃO COM ESSE MEIO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IDENTIFICAR COMPONENTES COMUNS E ESPECÍFICOS NOS AMBIENTES PESQUISADOS, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS,
OBSERVA DESCREVER E COMPARAR ANIMAIS E VEGETAIS CONTIDOS NO AMBIENTE PESQUISADO,
OBSERVAR, INTERPRETAR E DESCREVER O AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL PESQUISADO,
REGISTRAR AS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS, INDIVIDUALMENTE E/OU EM PEQUENO GRUPO, SEGUINDO UM ROTEIRO PREPARADO PELO/A PROFESSOR (A).

METODOLOGIA:
SENSIBILIZAR INICIALMENTE, COM MÚSICA,FILME OU HISTÓRIA, DENTRE OUTROS GRUPOS COM ABORDAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES NATURAIS E AMBIENTES CONSTRUÍDOS: NOSSA CASA ,ESCOLA,O BAIRRO,A CIDADE,ETS.
ESTIMULAR AO MÁXIMO OS ALUNOS,COM BATE-PAPO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA,OPORTUNIZANDO A QUE EXTERNE SUAS OPINIÕES.POR EXEMPLO: O QE É AMBIENTE?
QUAIS OS AMBIENTES QUE ELES CONHECEM? O QUE ELES ACHAM DESSES AMBIENTES?
CONHECEM ALGUNS FATOS INTERESSANTES QUE ENVOLVEM O AMBIENTE CONHECIDO?
QUE AMBIENTE GOSTARIAM DE CONNHECER E POR QUÊ?
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DIFERENTES AMBIENTES?

APÓS O BATE-PAPO, PODE-SE PROPOR UMA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA COMO: UM ESTUDO DO MEIO NA ESCOLA.
ROTEIRO DE ESTUDO:
PRIMEIRA ETAPA: ESPAÇO CONSTRUÍDO
VERIFICAR A, AS SALAS DE AULAS, OS BANHEIROS, QUADRAS DE ESPORTES, CANTINA, SECRETA-RIA,BIBLIOTECA,ETC, E OBSERVAR AS CONDIÇÕES DESSES AMBIENTES,TAIS COMO:AREJAMENTO,LUMINOSIDADE,ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA,HIGIENE,LIMPEZA,DENTRE OS OUTROS ASPECTOS.
EM SALA DE AULA, DE POSSE DAS INFORMAÇÕES, O PROFESSOR REALIZARÁ UM BATE-PAPO COM OS ALUNOS PARA VERIFICAR AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR ELAS, E PEDIR QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES, POR ESCRITO.
AMBIENTE NATURAL: VERIFICAR SE EXISTEM LOCAIS NA ESCOLA HABITADOS POR OUTROS SERES VIVOS (PLANTAS E ANIMAIS),COMO POR EXEMPLO:JARDIM,HORTA,CANTEIROS,VASOS COM PLANTAS,POMAR,ETC.OBSERVAR AS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS ENCONTRADAS NESSES LOCAIS.

AMBIENTES SÓCIO - HISTÓRICO-CULTURAL: VERIFICAR O HISTÓRICO DO AMBIENTE CULTURAL, TAIS COMO: ANO DE FUNDAÇÃO, FUNDADOR, MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO PRÉDIO AO LONGO DOS TEMPOS DE FUNCIONAMENTO, QUAIS FORAM OS PRIMEIRO DIRETOES, FUNCIONÁRIOS, ETC. O PROFESSOR PODERÁ LEVAR PARA A SALA DE AULA PESSOAS A SEREM ENTREVISTADAS PELOS ALUNOS:O DIRETOR DA ESCOLA,MORADORES ANTIGOS DA REGIÃO,FUNCIONÁRIOS ANTIGOS,PROFESSORES MAIS ANTIGOS DO QUADRO,ETC.COM ISSO BUSCA CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DOMINANTE EM CADA ÉPOCA DA LOCALIDADE,RELACIONANDO DESSA FORMA ,O ENSINO DE CIÊNCIAS,QUE BUSCA ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O AMBIENTE ESTUDADO,COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA(PASSADO E PRESENTE,ESPAÇO E TEMPO).
AO FINAL DE TODAS AS ETEPAS O PROFESSOR COM OS ALUNOS PODERÁ CONSTRUIR UMA MAQUETE DO AMBIENTE ESCOLAR, NA QUAL CONSTARÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS DA ESCOLA.

RECURSOS:
APARELHO DE SOM, MÚSICA, LIVROS DIDÁTICOS, ROLO DE PAPEL MANILHA, CARTOLINAS, TINTA GUACHE, LÁPIS DE CERA E DE COR, COLA, TESOURA, FITA DESIVA, LÁPIS, CADERNO, ISOPOR, CAIXINHAS VAZIAS PEQUENAS, TAMPINHAS, BARBANTE, PALITOS DE SORVETE, ESPUMA (SUCATA EM GERAL).

AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS PODERÃO SER AVALIADOS POR MEIO DE CONSTATAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS. POR EXEMPLO: OS ALUNOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS DO AMBIENTE POR MEIO DE OBSERVAÇÃO? REALIZARAM OS REGISTROS ESCRITOS E/OU POR DE DESENHOS, CONFORME ESTIPULADOS?DESCEVERAM E COMPARARAM ANIMAIS E VEGETAIS CONFORME PROPOSTA?

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA O PROFESSOR:
ESTAR ATENTO ÀS DIFERANÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS PARA NÃO AVALIA-LAS DE FORMA LINEAR, COMO SE FOSSEM TODOS IGUAIS.
PODERÁ ADPTAR ESSA ATIVIDADE PARA QUALQUER ÁREA OUNÍVEL OU MODALIDADE DE ENSINO.
PROMOVER CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HÁBITOS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA.

BIBLIOGRAFIA:
CATÁLOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR.

WWW.eciencia.usp.br
WWW.educar.sc.br/ciencias

TIPOS DE COMPOSIÇÃO



1. Descrição: descrever é representar verbalmente um objeto, uma pessoal, um lugar, mediante a indicação de aspectos característicos, de pormenores individualizantes. Requer observação cuidadosa, para tornar aquilo que vai ser descrito um modelo inconfundível. Não se trata de enumerar uma série de elementos, mas de captar os traços capazes de transmitir uma impressão autêntica. Descrever é mais que apontar, é muito mais que fotografar. É pintar, é criar. Por isso, impõe-se o uso de palavras específicas, exatas.

2. Narração: é um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginários. São seus elementos constitutivos: personagens, circunstâncias, ação; o seu núcleo é o incidente, o episódio, e o que a distingue da descrição é a presença de personagens atuantes, que estão quase sempre em conflito.

A Narração envolve:
I. Quem? Personagem;
II. Quê? Fatos, enredo;
III. Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;
IV. Onde? O lugar da ocorrência;
V. Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;
VI. Por quê? A causa dos acontecimentos;

3. Dissertação: dissertar é apresentar idéias, analisá-las, é estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lógicos; é estabelecer relações de causa e efeito. Aqui não basta expor, narrar ou descrever, é necessário explanar e explicar. O raciocínio é que deve imperar neste tipo de composição, e quanto maior a fundamentação argumentativa, mais brilhante será o desempenho.

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/