SUGESTÃO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
§ Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de
informações;
§ Identificar os textos do jornal a partir de suas
características;
§ Selecionar e classificar os textos jornalísticos,
de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo;
§ Identificar dentre os textos do jornal notícias ou
artigos que falam sobre temas abordados;
§ Perceber a importância da leitura na construção do
conhecimento;
§ Analisar de forma crítica os textos jornalísticos.
Duração das atividades
aproximadamente 180 minutos – 3
atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Professor, é importante que seus alunos já conheçam
o jornal impresso, mas caso perceba que eles ainda não têm muito
conhecimento sobre este portador de texto, utilize estas atividades
para que possam conhecer e se interessar por este tipo de leitura.
Estratégias e recursos da aula
A aula está estruturada em 3
atividades, mas poderá ser ampliada, para isto elencamos algumas sugestões:
§ Atividades motivacionais;
§ Roda de conversa para apresentação de diferentes
jornais;
§ Trabalho em grupo: explorando o jornal;
§ Trabalho de campo;
§ Explorando as manchetes do jornal: montando um
mural;
§ Criando um texto opinativo: charge;
§ Em busca da notícia: organizando a hemeroteca da
sala.
Alguns recursos que serão utilizados
nas atividades propostas:
§ Cartazes;
§ Diversos
Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções;
§ Revistas
usadas;
§ Textos
de jornais retirados da internet;
§ Tesoura,
cola, lápis, pincel;
§ Ficha
ou folha branca.
1ª atividade – uma aula de
aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA-MOTIVANDO:
Professor, estas atividades podem ser desenvolvidas
tanto com alunos do Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final,
quanto com os alunos da EJA ciclo inicial, para isto fique atento na
escolha dos jornais e ao nível de dificuldades. Para as crianças, lembre-se de
inserir cadernos com conteúdo infantil, como a Folhinha ou outros suplementos;
para pré- adolescentes, adolescentes ou adultos, procure inserir
suplementos que abordem conteúdos do interesse destas faixas etárias.
Ao lidar com adultos utilize a linguagem adequada,
ou seja, evite a linguagem infantilizada.
Para motivar os alunos, no dia anterior a aula fixe
no pátio da escola ou na sala de aula, alguns cartazes, escritos com pincel ou
mesmo impressos, questionando:
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e
06
Pergunte aos alunos: Vamos criar uma Hemeroteca na
nossa sala de aula? Vocês já viram uma Hemeroteca?
Professor, organize os alunos em uma roda e discuta
com eles sobre a importância do jornal enquanto um portador de texto
de grande relevância social, pois representa um importante veículo de
comunicação. Seus textos possibilitam aproximar os alunos da realidade
cotidiana, bem como trabalhar a visão crítica sobre as informações lidas.
Questione-os se descobriram o que é uma HEMEROTECA.
Se não souberem responder esclareça-os que
HEMEROTECA se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de jornais ou
revistas ou ao local onde se arquivam jornais e revistas. Se preferir solicite
que procurem a definição no dicionário e leiam para o grupo. Sempre que
trabalhar a consulta no dicionário utilize outras palavras relativas ao
trabalho desenvolvido e explore a organização em ordem alfabética e a estrutura
das palavras (as que começam com a mesma sílaba, terminam com o mesmo som, pois
esta habilidade é muito avaliada nas avaliações sistêmicas e geram dúvidas nas
crianças).
Depois de explorar o significado de Hemeroteca com
os alunos, proponha a criação da HEMEROTECA DA SALA DE AULA. Esclareça sobre os
objetivos dela, que além de ser uma fonte de informações, também vai nos
ensinar a sermos leitores críticos, mas para isso é importante conhecer como o
“jornal” é escrito.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e
06
Organize os alunos em grupos, lembrando-se que,
de acordo com os objetivos de seu trabalho, você deverá estabelecer
critérios para agrupá-los, portanto se você tem em sua sala de aula alunos com
diferentes níveis de aprendizagem, procure fazer grupos heterogêneos para que
aquele que está em um nível de desenvolvimento mais avançado, possa contribuir
com aquele que ainda apresenta alguma dificuldade.
Uma técnica que pode utilizar para estruturar estes
grupos é distribuir fichinhas de cores diferentes, com o número de alunos
necessários a cada grupo, ou balas de diferentes sabores.
Ex. Em uma sala com 30 alunos você
distribuiu 6 conjuntos de fichas com 5 cores diferentes ou 5 sabores de balas
diferentes aleatoriamente ou cuidando para que os alunos com
dificuldade não peguem a mesma cor ou o mesmo sabor. Assim, terá ao final da
técnica, 6 grupos heterogêneos com 5 alunos cada.
Distribua diversos jornais para cada grupo, mas
procure selecionar cadernos ou seções diferentes para cada grupo (esporte,
lazer, negócios, cotidiano).
Solicite que cada grupo identifique que tipo de notícias
tem naquele jornal.
Professor, você poderá elaborar algumas frases que
indiquem algumas seções do jornal.
Exemplo:
A ECONOMIA DO
BRASIL ESTÁ EM ALTA
|
TREINADOR ESCALA OS NOVOS JOGADORES
|
VENDA DE CARROS USADOS
|
ESTREIOU HOJE UM NOVO FILME
|
CARTA DO LEITOR RELATA SOBRE
BURACOS NAS RUAS
|
Depois de identificar as seções do
jornal cada grupo deverá registrar que tipo de assunto e qual é a
seção (ou caderno) a que ele pertence, tais como: esporte, economia,
painel do leitor, lazer, cotidiano, classificados ou outros.
Proponha também a seguinte atividade para os
grupos:
1. Recortem uma notícia e identifiquem:
-
O título.
-
O assunto.
2. Escrevam um texto referente ao assunto, ilustre-o
e depois apresente aos colegas.
Professor, solicite que os alunos pesquisem em
jornais usados notícias que denunciem, que expliquem ou que informem sobre
algum fato em seu título, ou seja, na manchete e que as recortem e tragam
para próxima aula.
VARIAÇÕES (SUGESTÃO DE ACRÉSCIMO)
Professor, você também poderá
utilizar o jornal para trabalhar sílabas, palavras e também diferentes tipos de
frases. Para isso utilize como sugestão a aula: "Descobridor de
notícias" postada no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20021
2ª atividade – uma aula de
aproximadamente 60 minutos.
EXPLORANDO AS MANCHETES DO JORNAL:
MONTANDO UM MURAL
Professor, retome com seus alunos o
trabalho com jornais, para isso solicite que apresentem as manchetes
que trouxeram. Questione-os sobre a finalidade de cada um dos textos, esclareça
que muitas vezes uma manchete pode apresentar características de dois tipos de
texto, ou seja, ser denunciativo e explicativo. Porém não se prenda
a terminologia, mas sim a finalidade do texto. Proponha que selecionem,
classifiquem e colem no mural as manchetes de acordo com a
finalidade do texto: denunciativo, informativo, explicativo.
Veja a sugestão para o MURAL:
CRIANDO UM TEXTO OPINATIVO
Professor, este tipo de texto possibilita trabalhar
a análise crítica do conteúdo dos jornais por meio de um texto lúdico como a
charge. Para isso, solicite que os alunos recortem e colem no caderno diversas
charges que encontrarem nos jornais usados e analisem o seu conteúdo.
Se em sua escola tiver Laboratório de
Informática leve os alunos e acesse o sítio: http://www.acharge.com.br/index.htm neste
sítio você encontrará diversas charges publicadas em jornais brasileiros.
Peça aos alunos que a partir das charges
selecionadas respondam para cada uma delas:
§ Qual é o assunto abordado na charge?
§ Que tipo de ilustração o autor utilizou?
§ Qual crítica o autor fez?
§ Você concorda coma crítica feita ou não? Justifique
sua resposta.
Veja um exemplo de uma charge:
http://www.acharge.com.br/index.htm acesso
em 26/08/2010
ELABORANDO CHARGE
Depois de explorar diversas charges, proponha que
escolham um assunto que conheçam bem, pode ser relativo à: escola, conteúdo ou
notícia que leram no jornal e criem uma charge. Se considerar que a charge
representa um alto grau de dificuldade para seus alunos, proponha então que
leiam atentamente uma notícia e criem um texto concordando ou discordando
utilizando linguagem clara e coerente.
TRABALHO DE CAMPO
Esta é uma possibilidade, pois nem todos os
municípios ou regiões possuem um jornal local, apenas as cidades maiores o
possuem. Mas, se em sua cidade tem a sede de um jornal, solicite a visita de
seus alunos, assim eles poderão ver de perto como se organiza e imprime um
jornal.
Para realizar um Trabalho de Campo, lembre-se! O
planejamento é muito importante. Ele poderá ser realizado junto com os alunos
ou então deve ser socializado e discutido com eles.
Veja a sugestão de alguns itens que devem constar
em seu planejamento:
3ª atividade – uma aula de
aproximadamente 60 minutos.
EM BUSCA DA NOTÍCIA: ORGANIZANDO A
HEMEROTECA DA SALA.
Professor, agora que seus alunos já conhecem o
jornal, eles estão prontos para criar a HEMEROTECA DA SALA. Com este
trabalho perceberão que os jornais também podem ser fonte de conhecimentos e
muito úteis para aprendermos sobre diferentes conteúdos, ou seja, ele nos
permite um trabalho interdisciplinar.
SELECIONANDO
Organize os alunos em grupos e distribua diversos
jornais e revistas usadas para recorte.
Cada grupo deverá providenciar seus materiais:
1.
Tesoura;
2.
Cola;
3.
Pincel;
4.
Papel;
5.
Folha branca, ou a ficha pronta,
preparada previamente por você.
Neste primeiro momento não seja rigoroso quanto à
seleção das noticiais, afinal estão começando, mas com o passar do trabalho
poderá exigir mais rigor.
Escreva na lousa ou entregue para cada grupo os
assuntos que estão estudando nos diferentes conteúdos: CIÊNCIAS, HISTÓRIA,
GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, LINGUA PORTUGESA, ÉTICA, CIDADANIA.
Veja um exemplo:
Se vocês estiverem estudando sobre animais em CIÊNCIAS,
poderão procurar artigos que falem sobre animais, depois estes textos serão
lidos e discutidos pelo grupo.
CORTANDO, COLANDO E REGISTRANDO.
Após a seleção solicite-os que:
§ Recortem e colem o artigo em uma folha branca;
§ Reservem no alto da folha um espaço para
anotar: autor/es (se houver), título, nome do jornal, local da
publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Se
não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a
data. A referência bibliográfica deve ser escrita conforme as regras
da ABNT para jornais e revistas, consulte o sítio da ABNT (Associação
Brasileira de Normas Técnicas) http://www.abnt.org.br/ ;
§ Façam uma primeira leitura do artigo;
§ Elaborem um glossário ou vocabulário, usando um
dicionário.
Se preferir faça a ficha e entregue para eles, a
fim de que colem o artigo e preencham com os dados.
Veja o modelo da ficha utilizada pelos alunos do 3º
ano B.
REFLETINDO SOBRE O ARTIGO
Professor, depois que os alunos colaram, leram,
fizeram a referência bibliográfica e o vocabulário, solicite que escrevam um
comentário, ou seja, façam uma reflexão ou mesmo uma síntese, sobre o artigo
que selecionaram, no verso da folha. Ao final faça uma avaliação oral sobre o
trabalho desenvolvido, é um exercício importante, não apenas por avaliar, mas porque
possibilita trabalhar a argumentação, a oralidade, a criticidade e a reflexão.
UTILIZANDO SÍTIOS DE JORNAIS PARA
PESQUISA.
Professor, alguns jornais permitem a
consulta online, por isso se em sua escola tiver Laboratório de Informática,
leve seus alunos e acesse estes sítios para pesquisarem. Veja a seguir uma
ficha da HEMEROTECA dos alunos do 3º ano B, a partir de uma pesquisa de
notícias relativas ao tema animais realizada no sítiohttp://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/08/23/ameacada-de-extincao-onca-pintada-se-torna-simbolo-da-biodiversidade-917454688.asp
Fonte: Acervo da autora
Recursos Complementares
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml acesso em 30/08/2010
http://www.estadao.com.br/ acesso
em 30/08/2010
http://oglobo.globo.com/ acesso
em 30/08/2010
Avaliação
Professor, a avaliação faz parte de todo o
processo, mas você poderá selecionar algumas atividades para avaliar de uma
forma mais criteriosa, ou seja, utilizando registros por meio de fichas ou
relatórios que apontem o desempenho do aluno, para isso, estabeleça alguns
critérios a partir dos objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas, ou
seja, na atividade em grupo verifique se eles conseguiram identificar os textos
do jornal a partir de suas características. Ao montar o mural observe se
classificaram os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo,
informativo, explicativo; ao selecionar os textos para montar a Hemeroteca
identificaram temas relativos aos conteúdos trabalhados. Verifique também se
eles perceberam a importância da Hemeroteca enquanto fonte de informações.