Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da
valorização da cultura popular resgatando músicas e poesias
antigas? (UCA)
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
·
Descobrir o prazer pela leitura.
·
Reconhecer a importância do conhecimento acumulado.
·
Valorizar a cultura popular.
·
Ler com compreensão.
·
Ler com entonação e fluência.
·
Interpretar as músicas cantadas.
·
Interpretar as poesias recitadas.
·
Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas
recitados.
·
Analisar com criticidade a situação do idoso no país.
Duração das
atividades
Aproximadamente 240 minutos –4 atividades de sessenta (60) minutos cada
uma.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de
alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu
pensamento. Além disso, é importante, que consigam ler e escrever
pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas
dos laptops do programa UCA, osClassmates,
como: o WxCam e o KWord.
Estratégias e
recursos da aula
1° MOMENTO:
APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA
INTRODUZINDO O TEMA
Professor, para resgatar a cultura popular com os alunos, mesmo que seja por músicas e poesias, bem como o trabalho com os demais temas abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa ser contextualizado.
Tal contextualização deve vir de algo que está próximo ao aluno, para depois ampliarmos as possibilidades.
Por isso, propomos que este resgate da cultura popular aconteça a partir da vivência de nossos avós, do que eles têm para contar. Mesmo porque, os avós saberão também as particularidades daquela região, como suas músicas e poesias.
Assim, para promover o interesse dos alunos, primeiramente, leia com eles a poesia abaixo, substituindo as palavras que estão em vermelho pelas que estão em verde, ou como no caso do título, não dizendo.
Vou pra casa da vovó
CHEGA DE TANTA INJUSTIÇA
DE CASTIGO E CONFUSÃO!
VOU PRA CASA DA VOVÓ, (DELA)
NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO!
ESTOU MESMO DECIDIDO
E PRA SEMPRE EU ME MUDO.
AQUI EU NÃO POSSO NADA
E POR LÁ EU POSSO TUDO!
POSSO COMER CHOCOLATE,
POSSO ATÉ ME EMPANTURRAR.
POSSO COMER SOBREMESA
ATÉ ANTES DO JANTAR.
MESMO QUE EU FAÇA BAGUNÇA,
VOVÓ NÃO BRIGA COMIGO. (ELA)
SE EU BELISCAR O IRMÃOZINHO,
VOVÓ NÃO ME PÕE DE CASTIGO! (ELA)
VOU FAZER A MINHA MALA,
MEU CARRINHO EU VOU LEVAR.
VOU LEVAR O MEU CACHORRO
E O MEU JOGO DE ARMAR.
VOU LEVAR MEU TRAVESSEIRO,
LEVO TAMBÉM MEU PIÃO,
PEGO OS MEUS LIVROS DE HISTÓRIA
E O MEU TIME DE BOTÃO.
LEVO AS COISAS QUE EU GOSTO,
PRA TER TUDO SEMPRE A MÃO:
LEVO TAMBÉM O PAPAI,
A MAMÃE E O MEU IRMÃO!
ANA CANÉO
|
Depois questione:
-Quem é “ela”?
- As suas avós se parecem com esta avó do poema?
- E seus avôs, como são?
- Quem se lembra de alguma coisa legal que o seu avô ou a sua avó ensinaram para você?
Depois, distribua cópias do poema para os alunos e solicite que realizem a interpretação do texto.
- As suas avós se parecem com esta avó do poema?
- E seus avôs, como são?
- Quem se lembra de alguma coisa legal que o seu avô ou a sua avó ensinaram para você?
Depois, distribua cópias do poema para os alunos e solicite que realizem a interpretação do texto.
ATIVIDADE:
|
BASEANDO- SE NO POEMA DE ANA CANÉO, VOU PRA CASA DA VOVÓ, RESPONDA:
O QUE A VOVÓ DEIXA COMER, QUE O PAPAI E A MAMÃE NÃO DEIXAM? _________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
E O QUE A VOVÓ NÃO FAZ, MAS O PAPAI E A MAMÃE FAZEM? _________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
MAS SE ESSA CRIANÇA MUDASSE PARA A CASA DE SUA AVÓ, O QUE ELA LEVARIA? _________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
VOCÊ MUDARIA PARA A CASA DE SUA AVÓ? POR QUÊ? _________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
|
2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DE ALGUNS IDOSOS
A realidade de alguns idosos nem sempre é a de avós queridos e que têm netos querendo mudar para suas casas. Alguns idosos são abandonados ou até sofrem maus tratos.
Pensando nisso, a proposta do segundo momento é propor uma reflexão crítica sobre a situação de muitos idosos, comparando-a com a de seus avós e propondo mudanças, mesmo que estes não sejam idosos ainda.
Para isso, a sugestão é começar pelo poema “ A Língua do Nhem”, de Cecília Meireles.
A LÍNGUA DO NHEM
(CECÍLIA MEIRELES) HAVIA UMA VELHINHA QUE ANDAVA ABORRECIDA POIS DAVA A SUA VIDA PARA FALAR COM ALGUÉM. E ESTAVA SEMPRE EM CASA A BOA VELHINHA RESMUNGANDO SOZINHA: NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM... O GATO QUE DORMIA NO CANTO DA COZINHA ESCUTANDO A VELHINHA, PRINCIPIOU TAMBÉM A MIAR NESSA LÍNGUA E SE ELA RESMUNGAVA, O GATINHO A ACOMPANHAVA: NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM... DEPOIS VEIO O CACHORRO DA CASA DA VIZINHA, PATO, CABRA E GALINHA DE CÁ, DE LÁ, DE ALÉM, E TODOS APRENDERAM A FALAR NOITE E DIA NAQUELA MELODIA NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM... DE MODO QUE A VELHINHA QUE MUITO PADECIA POR NÃO TER COMPANHIA NEM FALAR COM NINGUÉM, FICOU TODA CONTENTE, POIS MAL A BOCA ABRIA TUDO LHE RESPONDIA: NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM... |
Depois, diga a eles que, assim como as crianças possuem o Estatuto da criança e do adolescente, o ECA, para os protegerem, os idosos possuem o Estatuto do Idoso.
A Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Logo após, solicite que respondam oralmente:
- O que vocês acham dos idosos possuírem uma lei específica para eles?
- Vocês acreditam que isto seja necessário?
- Você já viu algum idoso ser maltratado?
- Se você visse o que poderia fazer para ajudá-lo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário