ARTES-2011
3º ANO – ENSINO
FUNDAMENTAL
A
CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO AFRODESCENDENTE
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Artes
|
Música:
Compreensão da música como produto cultural e histórico
|
Ensino
Fundamental Final
|
Artes
|
Dança:
Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
|
Ensino
Fundamental Final
|
Pluralidade
Cultural
|
Pluralidade
cultural na formação do Brasil
|
Dados da
Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
Compreender
dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade
cultural na formação do Brasil.
Discutir
aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira.
Duração
das atividades
4 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias
e recursos da aula
Professor,
conheça a Lei 11.465, de 10 de março de 2008 , que modificou artigo 26-A da LDB
(Lei 9.394), antes alterado pela 106639/03, determinando a obrigatoriedade do
tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" nas escolas.
Com essa
sequência de atividades é possível abordar com seus alunos a afrodescendência
no Brasil:
Distribuia as seguintes letras de música de alunos:
Paranaue
Vou dizer
minha mulher, paraná. Capoeira me venceu, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Eu aqui não sou feliz, paraná. Mas na minha terra eu sou, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Vou embora pra Bahia, paraná. Porque lá é meu lugar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Tem a festa do Bomfim, paraná. E o Mercado Popular, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Lá no céu tem três estrelas, paraná. Todas três de carrerinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Uma é minha a outra é tua, paraná. E a outra vai sozinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A mulher pra ser bonita, paraná. Não precisa se pintar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A pintura é do diabo. E a beleza é Deus que dá, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Eu aqui não sou feliz, paraná. Mas na minha terra eu sou, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Vou embora pra Bahia, paraná. Porque lá é meu lugar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Tem a festa do Bomfim, paraná. E o Mercado Popular, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Lá no céu tem três estrelas, paraná. Todas três de carrerinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Uma é minha a outra é tua, paraná. E a outra vai sozinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A mulher pra ser bonita, paraná. Não precisa se pintar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A pintura é do diabo. E a beleza é Deus que dá, paraná.
Marinheiro
só
Eu não
sou daqui. Marinheiro só.
Eu não tenho amor. Marinheiro só.
Eu sou da Bahia. Marinheiro só.
E de São Salvador. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Que te ensino a navegar. Marinheiro só.
Foi o tombo do navio. Marinheiro só.
O foi o balanço do mar. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Quem te ensino a mandingar. Marinheiro só.
Eu aprendi foi com João. Marinheiro só.
E aprendeu com pastinha. Marinheiro só.
Lá vem lá vem. Marinheiro só.
Como ele vem faceiro. Marinheiro só.
Todo de branco. Marinheiro só.
Com seu bonezinho.Marinheiro só.
Eu não tenho amor. Marinheiro só.
Eu sou da Bahia. Marinheiro só.
E de São Salvador. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Que te ensino a navegar. Marinheiro só.
Foi o tombo do navio. Marinheiro só.
O foi o balanço do mar. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Quem te ensino a mandingar. Marinheiro só.
Eu aprendi foi com João. Marinheiro só.
E aprendeu com pastinha. Marinheiro só.
Lá vem lá vem. Marinheiro só.
Como ele vem faceiro. Marinheiro só.
Todo de branco. Marinheiro só.
Com seu bonezinho.Marinheiro só.
Pergunte
se os alunos já as conhecem. Faça, então, um levantamento sobre o que os alunos
já sabem sobre capoeira. Faça anotações sobre os conhecimentos prévios.
Exiba o filme Mare capoeira disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347
O curta
mostra que uma roda de capoeira narrada pelo menino João, o personagem Maré
Capoeira. As músicas distribuídas aos alunos anteriormente são cantadas na
roda.
Organize
grupos de trabalho. Cada grupo deve pesquisar mais informações sobre um dos
seguintes temas da capoeira que aparecem no curtametragem:
• A História: origens e evolução
• Ginga na capoeira
• Mestre de capoeira
• Música: letra e instrumentos na capoeira
• Chula na capoeira
Professor, saiba mais sobre a capoeira! Sugestão: http://www.capoeiradobrasil.com.br
Estimule
que seus alunos pesquisem outros vídeos na Internet sobre Capoeira também no www.youtube.com.br
. Se a sua cidade tiver um núcleo de capoeira, convide capoeiristas para irem à
sua escola e oportunize que seus alunos os vejam ao vivo.
Promova
uma socialização dos temas pesquisados. Oriente seus alun os para a organização
das apresentações. Se possível devem trazer imagens encontradas na Internet
sobre os aspectos pesquisados.
Discuta
com os alunos uma forma para socialização da pesquisa. Uma idéia pode ser a
produção de um vídeo sobre o tema, com demonstrações. O vídeo poderá ser
produzido com câmera digital, celular ou outro recurso e deverá ser passado
para o computador e socializado por meio de um projetor.
Melhor
ainda se for possível fazer uma apresentação de todas as produções para a
comunidade escolar e se ainda o trabalho puder contar com um capoeirista
experiente para orientação dos alunos ou mesmo para ser entrevistado por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário