sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sugestão de aula- 5ºano fundamental



ARTES-2011
3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
A CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO AFRODESCENDENTE
Mary Grace Martins
SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Artes
Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final
Artes
Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Final
Pluralidade Cultural
Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade cultural na formação do Brasil.
Discutir aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Professor, conheça a Lei 11.465, de 10 de março de 2008 , que modificou artigo 26-A da LDB (Lei 9.394), antes alterado pela 106639/03, determinando a obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" nas escolas.
                                                      
Com essa sequência de atividades é possível abordar com seus alunos a afrodescendência no Brasil:

Distribuia as seguintes letras de música de alunos:

Paranaue
Vou dizer minha mulher, paraná. Capoeira me venceu, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Eu aqui não sou feliz, paraná. Mas na minha terra eu sou, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Vou embora pra Bahia, paraná. Porque lá é meu lugar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Tem a festa do Bomfim, paraná. E o Mercado Popular, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Lá no céu tem três estrelas, paraná. Todas três de carrerinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
Uma é minha a outra é tua, paraná. E a outra vai sozinha, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A mulher pra ser bonita, paraná. Não precisa se pintar, paraná.
Paranaue, paranaue, paraná.
A pintura é do diabo. E a beleza é Deus que dá, paraná.



Marinheiro só
Eu não sou daqui. Marinheiro só.
Eu não tenho amor. Marinheiro só.
Eu sou da Bahia. Marinheiro só.
E de São Salvador. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Que te ensino a navegar. Marinheiro só.
Foi o tombo do navio. Marinheiro só.
O foi o balanço do mar. Marinheiro só.
O marinheiro, marinheiro. Marinheiro só.
Quem te ensino a mandingar. Marinheiro só.
Eu aprendi foi com João. Marinheiro só.
E aprendeu com pastinha. Marinheiro só.
Lá vem lá vem. Marinheiro só.
Como ele vem faceiro. Marinheiro só.
Todo de branco. Marinheiro só.
Com seu bonezinho.Marinheiro só.
Pergunte se os alunos já as conhecem. Faça, então, um levantamento sobre o que os alunos já sabem sobre capoeira. Faça anotações sobre os conhecimentos prévios.
O curta mostra que uma roda de capoeira narrada pelo menino João, o personagem Maré Capoeira. As músicas distribuídas aos alunos anteriormente são cantadas na roda.
Organize grupos de trabalho. Cada grupo deve pesquisar mais informações sobre um dos seguintes temas da capoeira que aparecem no curtametragem:

• A História: origens e evolução
• Ginga na capoeira
• Mestre de capoeira
• Música: letra e instrumentos na capoeira
• Chula na capoeira

Professor, saiba mais sobre a capoeira! Sugestão: http://www.capoeiradobrasil.com.br
Estimule que seus alunos pesquisem outros vídeos na Internet sobre Capoeira também no www.youtube.com.br . Se a sua cidade tiver um núcleo de capoeira, convide capoeiristas para irem à sua escola e oportunize que seus alunos os vejam ao vivo.
Promova uma socialização dos temas pesquisados. Oriente seus alun os para a organização das apresentações. Se possível devem trazer imagens encontradas na Internet sobre os aspectos pesquisados.
Discuta com os alunos uma forma para socialização da pesquisa. Uma idéia pode ser a produção de um vídeo sobre o tema, com demonstrações. O vídeo poderá ser produzido com câmera digital, celular ou outro recurso e deverá ser passado para o computador e socializado por meio de um projetor.
Melhor ainda se for possível fazer uma apresentação de todas as produções para a comunidade escolar e se ainda o trabalho puder contar com um capoeirista experiente para orientação dos alunos ou mesmo para ser entrevistado por eles.

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/