É chegada a hora de reunir os professores, coordenadores, diretores e alunos para o famoso Conselho de Classe. E você, professor, agora tem a oportunidade de dividir suas dúvidas e questionamentos sobre a turma e ajudar o grupo a encontrar soluções para os problemas de aprendizagem de alguns alunos.
Mais do que apenas uma reunião, o Conselho de Classe é um medidor de ensino. Através dele, é possível saber o que está dando certo ou errado em sala de aula e compreender métodos de ensino e avaliação que podem não estar sendo eficientes. O Conselho de Classe é válido porque o conjunto de professores dá uma noção mais clara e geral do comportamento de cada aluno. A ideia é relativizar para poder compreender.
Em quase todas as escolas é feito um conselho por bimestre, o que dá um total de quatro reuniões por ano letivo, o conselho de Classe “constitui-se em um espaço de reunião de professores de diferentes especialidades com o intuito de definir o “destino” escolar de cada aluno sobre os quais falam. Para tanto, utilizam diversos instrumentos de avaliação de onde os resultados obtidos são devidamente registrados como forma de argumento para o que será definido para cada aluno”.
. “Para cada momento uma forma de avaliação, para cada forma de avaliação um tipo de registro, para cada registro uma classificação, para cada classificação um encaminhamento”.
“É muito importante a participação de todos. Essa troca de experiências é fundamental para o aperfeiçoamento da prática educativa, facilita o intercâmbio”.
No Conselho é possível identificar os alunos que estão apresentando dificuldades e elaborar metas para melhorar seu rendimento. “Nós conversamos sobre os problemas que estão ocorrendo em sala e se eles vêm de alguma questão familiar mal resolvida. Se for este o caso, definimos se a melhor saída é chamar os pais desse aluno ou então tentamos inseri-lo em ações escolares, como a organização de eventos educacionais, monitoria ou grêmio estudantil”.
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