PROVINHA BRASIL
Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial
1º EIXO Apropriação do sistema de escrita: habilidades relacionadas à identificação e ao reconhecimento de princípios do sistema de escrita. Habilidade (descritor) Detalhamento da habilidade (descritor)
D1: Reconhecer letras.
Diferenciar letras de outros sinais gráficos, identificar pelo nome as letras do alfabeto ou reconhecer os diferentes tipos de grafia das letras.
D2: Reconhecer sílabas.
Identificar o número de sílabas que formam uma palavra por contagem ou comparação das sílabas de palavras dadas por imagens.
D3: Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas.
Identificar em palavras a representação de unidades sonoras como:
o letras que possuem correspondência sonora única (ex.: p, b, t, d, f);
o letras com mais de uma correspondência sonora (ex.: “c” e “g”);
o sílabas. 2º EIXO Leitura Habilidade (descritor) Detalhamento da habilidade (descritor)
D4: Ler palavras.
Identificar a escrita de uma palavra ditada ou ilustrada, sem que isso seja possível a partir do reconhecimento de um único fonema ou de uma única sílaba.
D5: Ler frases.
Localizar informações em enunciados curtos e de sentido completo, sem que isso seja possível a partir da estratégia de identificação de uma única palavra que liga o gabarito à frase.
D6: Localizar informação explícita em textos.
Localizar informação em diferentes gêneros textuais, com diferentes
Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial
1º EIXO Apropriação do sistema de escrita: habilidades relacionadas à identificação e ao reconhecimento de princípios do sistema de escrita. Habilidade (descritor) Detalhamento da habilidade (descritor)
D1: Reconhecer letras.
Diferenciar letras de outros sinais gráficos, identificar pelo nome as letras do alfabeto ou reconhecer os diferentes tipos de grafia das letras.
D2: Reconhecer sílabas.
Identificar o número de sílabas que formam uma palavra por contagem ou comparação das sílabas de palavras dadas por imagens.
D3: Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas.
Identificar em palavras a representação de unidades sonoras como:
o letras que possuem correspondência sonora única (ex.: p, b, t, d, f);
o letras com mais de uma correspondência sonora (ex.: “c” e “g”);
o sílabas. 2º EIXO Leitura Habilidade (descritor) Detalhamento da habilidade (descritor)
D4: Ler palavras.
Identificar a escrita de uma palavra ditada ou ilustrada, sem que isso seja possível a partir do reconhecimento de um único fonema ou de uma única sílaba.
D5: Ler frases.
Localizar informações em enunciados curtos e de sentido completo, sem que isso seja possível a partir da estratégia de identificação de uma única palavra que liga o gabarito à frase.
D6: Localizar informação explícita em textos.
Localizar informação em diferentes gêneros textuais, com diferentes
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