sexta-feira, 26 de novembro de 2010
A LAGOA
Lagoa é um exemplo de poema lírico,ou seja,usa-se a primeira pessoa do singular-EU- para falar de uma experiência pessoal.Textos assim dão ênfase ao que chamamos de "EU POÈTICO", a voz de que conta uma experiência pessoal.Isto não significa necessariamente que seja uma experiência real,vivida pelo homem que escreve.Nâo podemos esquecer que poemas também são textos de ficcão.
O tema central do poema é a experiência do EU POÈTICO:ele não conhece o mar,mas conhece a lagoa.Ele não sabe,portanto,como o mar é,mas sabe como é a lagoa.
Como é um poema,o texto tem ritmo próprio,muito diferente de um texto em prosa:é um ritmo cadenciado,como se fosse uma música.
Quanto a forma,"a lagoa" tem 15 versos distribuído em 3 estrofes,sendo que a primeira e a segunda têm,cada uma,4 versos.A terceira tem 7 versos.Os versos são livres,ou seja,não tem rima.Cada verso termina com um som diferente.Não havendo regularidade nos sons que terminam os versos,não há um efeito de eco,que é o que constitui as rimas.
Quanto a linguagem,o poeta explora uma linguagem bastante simples,assim como o vocabulario e a estrutura das frases.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Decrição.
Uma coleção baseada em uma pesquisa que fiz com alguns contatos do msn. Juntei algumas das melhores músicas de adoração nesse primeiro album. (outros virão).
Lista de Músicas.
01 Sobre as águas – Trazendo a arca
02 Não vou calar meus lábios – Marcos Góes e Comunidade de Nilópolis
03 Contar meus segredos – Aline barros
04 Poderoso Deus – David Quinlan
05 Sonda-me – Aline Barros
06 Deus do Impossivel – Toque no altar
07 Sabor de Mel – Damares
08 Faz chover – Fernandinho
09 Coração igual ao teu – Diante do trono
10 Já Posso Suportar – Pregador Luo e Trazendo a Arca
Tamanho: 65MB
Formato: mp3
Qualidade: 128 kbps
Links Na Web.
RAPIDSHARE | MEGAUPLOAD | DEPOSITFILE | HOTFILE | ZSHARE | UPLOADING
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
MARIPOSA
Meus dias passarão tal como hoje,
marcados na sentença deste pouso
onde o vento não abre minhas asas
e só me faz a presa dessas horas...
Sou eu a mariposa na vidraça
olhando as borboletas da paisagem,
que dançam sob os prazeres do vento,
na luz que amo tanto sem mistério.
O tempo passará sempre ofuscante
trazendo borboletas frente a mim,
detidas neste sonho dos meus olhos.
Resta-me debater tão loucamente
para voar, e nos ares sentir
a minha luz, meu vento, meu amor
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
4º Motivo Da Rosa (Cecília Meireles)
LIBERDADE
Manoel de Barros
SIMLESMENTE MANOEL DE BARROS
Manoel de Barros
terça-feira, 9 de novembro de 2010
THE TRUTH LIVE AND SUFFER
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A ESCRITA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS
POR PROFESSORA : IARA DE CARVALHO
TEXTO COMPLETO NO ABC DO ALFABETIZADOR –JOÃO BATISTA DE ARAÚJO e OLIVEIRA
No processo de alfabetização, a escolha de gêneros que o aluno vai escrever deve obedecer dois critérios principais.O primeiro diz respeito ao nível de dificuldade , ou seja, o professor deve propor tipos mais simples antes dos mais complexos.
O segundo considera a relevância, ou seja, o aluno deve escrever textos mais imediatamente relevantes a seu cotidiano. Obviamente, as exigências da escola constituem parte do quotidiano do aluno,e, portanto, escrever bilhetes, recados, convites,cartazes ou mesmo poemas, por exemplo, deve incluir-se nessa definição.
Isso significa que o professor precisará criar um contexto para que o aluno tenha que escrever usando um gênero ou tipo de texto que, normalmente,não parece tão próximo das exigências do quotidiano.
Quando o aluno lê uma história que começa por “Era uma vez”, deve aprender que essa história terá um final feliz,e que tem uma série de outras características relacionadas com o gênero”contos tradicionais”.Quando depara com a lenda da mandioca, a palavra lenda já deve sinalizar que se trata de um texto que geralmente envolve seres humanos e apresenta uma explicação de caráter sobrenatural para um determinado fenômeno ou acontecimento.Quando vê uma fábula, deve saber prever que terá animais como personagens, diálogo entre eles e uma conclusão ou moral.Quando vê uma notícia,deve saber que se estará tratando de um acontecimento e se dando detalhes sobre como, onde e quando ocorreu.Enfim,para poder escrever o aluno precisa ter consciência de que os textos possuem:
.Uma audiência, um leitor a quem se dirigem.isso requer que o texto seja compreensível e adequado a esse leitor, o que determina legibilidade,apresentação, formato,linguagem, forma de dizer, escolha de vocabulário,etc;
.Um propósito – comunicar,explicar, informar,instruir,encantar;
.Características próprias do gênero, e que o gênero normalmente decorre da audiência, do propósito e do veículo, local ou “portador” do texto.
Essas características ajudam a definir estrutura, sequência,personagem e ambiência onde se situa o texto.
Além disso, a leitura freqüente de textos deve levar o aluno a ter clareza de que todo texto:
.Tem princípio, meio e fim;
.Requer um planejamento prévio antes de ser escrito e uma revisão antes de ser divulgado;
.Deve ser comunicado, ainda que somente ao próprio escritor(um diário pessoal) ou ao professor(no caso de textos elaborados para fins didáticos ou para demonstrar conhecimentos, como no caso de uma prova escolar).
htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/
-
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-escola-6o-ano-narrativa-graciliano-ramos-54...
-
O monstro que morava embaixo da cama de T. Meroso Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai vivia pegando no meu pé para arrumar o ...