quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ELIPSE

ELIPSE NOMINAL
A elipse nominal ocorre quando um nome comum deixa de ser dito e um dos modificadores assume a posição de núcleo no sintagma:
“Indiquei duas camisas pretas, mas ele escolheu uma branca.”(A elipse de “camisa” elevou o adjetivo”branca” á função de núcleo do sintagma nominal.)
“Aquelas duas senhoras são viúvas. A de blusa verde é minha tia.”(=A senhora de blusa verde)
Um modificador exclui ou elimina outro da mesma função ou categoria:
“ Os três primeiros botões de rosa caíram.Teremos de esperar os próximos. O termo” os próximos” exclui “três”, porque ambos aí são numerativos.
Em “perdi um lápis. Você me empresta o seu?, “ o se” exclui “o meu”, porque é um dêitico, na elipse, elimina outro.(Exemplos adaptados da p.151 do livro de Halliday e Hasan)
ELIPSE VERBAL
Na elipse verbal, a seleção é global, não envolve a palavra isoladamente, como na elipse nominal: ”Você pode continuar a fazer o trabalho? – Pude.”
Qualquer grupo verbal que não contenha um verbo lexical é considerado elíptico. O verbo lexical é aquele que contém a idéia central, diferentemente dos auxiliares e dos modais.
Quando se omite o verbo principal, tem-se a elipse verbal lexical:” Uso roupas velhas, e ele só roupas novas”.( Elipse do verbo lexical” usa”.)
A elipse verbal se diz operadora quando se omite um verbo auxiliar ou modal:” Eu posso trabalhar; e ele , estudar.”( Os operadores modais mais comuns são: poder,dever e precisar.)
ELIPSE CLAUSAL
Com a elipse clausal há omissão de verbos e de sintagmas nominais:
_ Em quantas horas por dia vocês fizeram as lições-perguntou Alice, na pressa de mudar de assunto. -Em dez no primeiro dia- disse a Falsa Tartaruga- em nove no outro, e assim por diante. (Exemplo da p. 144 de Cohesion in English.)
“Em nove no outro” pressupõe “ em nove horas no outro dia.”A resposta da Falsa Tartaruga omite “ Nós fizemos as lições.”
Há dois tipos de elipse clausal: A modal e a proposicional.
Na modal, elimina-se primeiro o elemento modal ( o sujeito e o verbo auxiliar)
- O que estava o Duque fazendo naquele lugar?-Plantando uma fileira de álamos.
Entenda-se: O Duque estava plantando uma fileira de álamos no parque. A elipse clausal modal típica é a que se observa nas respostas lacônicas às perguntas nucleares: Que,quem,quando,onde,como,por que..., em que se omite o verbo operador:
-O que eles estão fazendo?
_Greve.
Na elipse clausal proposicional, o verbo operador não é omitido:”Ninguém estava trabalhando naquele escritório,mas eu estava.
A elipse clausal afeta outros elementos da estrutura frasal,e não apenas o verbo.
Alguns gramáticos mencionam um tipo especial de elipse, a Zeugma, em que um elemento omitido numa construção de duas ou mais partes se reporta ao conjunto inteiro.
Zeugma é a elipse de um termo que deveria estar em várias partes sucessivas de um enunciado: “Um estudou francês; outro, inglês; outro,espanhol; e o último, alemão.”
A omissão do verbo “estudar” ocorre em todas as orações coordenadas,exceto, obviamente, na primeira.A zeugma, portanto, é um tipo de elipse verbal múltipla.
POR IARA CARVALHO

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/