terça-feira, 12 de março de 2013

O que é mesmo um advérbio?




Mostre aos alunos que essa classe de palavras não é um "bicho de sete cabeças", e que ela serve para completar ou modificar o sentido das frases
Por Gabriela Lara da Cruz Lucas*



Objetivos:

Compreender a função dos advérbios na Língua Portuguesa
Internalizar o conceito de advérbio a partir de atividades com textos e atividades lúdicas com o corpo
Alertar sobre os perigos virtuais e incentivar o uso consciente da internet
Faixa etária: 4º e 5º ano com modificações
Duração: 4 aulas



* Gabriela Lara da Cruz Lucas é professora de Língua Portuguesa, formada em Letras pela PUC-SP, e mestre pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente, estuda a interface entre a Psicanálise e o ensino de Língua Materna.
Cedo ou tarde? Antes ou depois? Aqui ou ali? Será que seus alunos sabem o que todas essas palavras têm em comum? Elas são advérbios, a classe de palavras que caracteriza o verbo, especificando seu sentido, dando-lhe cores e vivacidade. O advérbio não só especifica o verbo como pode também modificá-lo, atribuindo-lhe um novo sentido. Por exemplo, a frase “Chegamos” comunica um sentido distinto da frase “Chegamos tarde”.

No primeiro enunciado, o objetivo comunicativo é a informação da ação de chegar, já no segundo o objetivo é informar o tempo da ação ocorrida, sendo a palavra “tarde” o advérbio de tempo responsável por modificar o verbo “chegar”. Os advérbios podem também modificar um adjetivo e até mesmo outro advérbio: em “Chegamos muito tarde”, o advérbio de intensidade “muito” especifica o sentido do advérbio “tarde”. Esta edição dá sequência àquelas que contemplaram outras classes de palavras.

O advérbio, geralmente, é um conteúdo rapidamente trabalhado apesar de sua complexidade, por isso esse plano de aula disponibiliza propostas de trabalho que pretendem construir com os alunos o conceito de advérbio. Se as crianças já internalizam o conceito de verbo, a turma já tem condições para se aventurar por essa nova classe de palavras!

Construindo o conceito de advérbio

O prefixo “ad-” indica a ideia de proximidade e de contiguidade. Assim como o adjetivo é próximo ao substantivo, o advérbio é próximo ao processo verbal, de maneira a caracterizá-lo, indicando as circunstâncias desse processo. Para explicitar isso às crianças, nada como a boa e velha lousa! Mas não dê o conceito pronto, construa-o com os alunos! A construção do conceito é muito mais rica, além de ser uma maneira de estimulá-los a utilizar o pensamento lógico.

• Coloque no centro do quadro negro dois verbos flexionados em tempos verbais distintos. Nos exemplos abaixo, o verbo “sair” está flexionado na primeira pessoa do singular e no pretérito perfeito, já o “cozinhar” está na primeira pessoa do plural e no presente do indicativo. Depois, peça aos alunos que adicionem informações distintas a esse verbo e anote na lousa os advérbios referentes ao verbo, mas sem classificá-los:


• Feito isso, construa o conceito de advérbio com os alunos, indagando: qual a função das palavras levantadas por vocês? Escreva na lousa as hipóteses dos alunos que sejam mais verossímeis, é comum eles dizerem, por exemplo: “é o adjetivo do verbo”, entre outras afirmações pertinentes.

• Só então, nomeie a classe de palavras, dizendo que as palavras e expressões levantadas pelos alunos são os “advérbios”. Então, pergunte: a que outra classe de palavras esse nome, “advérbio”, diz respeito?
• Reúna as hipóteses, escrevendo o conceito na lousa, fazendo uso de expressões e das palavras dos alunos.

• O último passo é ler em voz alta o conceito de advérbio de alguma gramática confiável da sua escolha. Esclareça que eles estão aprendendo uma nova classe de palavras que tem como função primordial caracterizar o verbo, modificando seu sentido. Mas não se esqueça: o conceito ainda está incompleto, pois o advérbio também modifica o adjetivo e o próprio advérbio! Se julgar que a turma está preparada, vale dar exemplos, do contrário, isso pode ser feito nos anos seguintes.
Dica esperta!
À medida que o alunos adicionarem advérbios, faça combinações oralmente: “Não saí com meus amigos”, “Não saí de carro”, “Apesar da falta de tempo, cozinhamos para eventos”, “Jamais cozinhamos em restaurantes”. A construção de orações, fazendo uso dos advérbios, mostrará como ele é capaz de modificar o sentido comunicativo do  enunciado!

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/