Mostre aos alunos que essa classe de palavras não é
um "bicho de sete cabeças", e que ela serve para completar ou
modificar o sentido das frases
Por Gabriela Lara da Cruz Lucas*
|
|
||||||||
|
|
*
Gabriela Lara da Cruz Lucas é professora de Língua Portuguesa, formada em
Letras pela PUC-SP, e mestre pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente,
estuda a interface entre a Psicanálise e o ensino de Língua Materna.
Cedo ou tarde? Antes ou
depois? Aqui ou ali? Será que seus alunos sabem o que todas essas palavras têm
em comum? Elas são advérbios, a classe de palavras que caracteriza o verbo,
especificando seu sentido, dando-lhe cores e vivacidade. O advérbio não só
especifica o verbo como pode também modificá-lo, atribuindo-lhe um novo
sentido. Por exemplo, a frase “Chegamos” comunica um sentido distinto da frase
“Chegamos tarde”.
No
primeiro enunciado, o objetivo comunicativo é a informação da ação de chegar,
já no segundo o objetivo é informar o tempo da ação ocorrida, sendo a palavra
“tarde” o advérbio de tempo responsável por modificar o verbo “chegar”. Os
advérbios podem também modificar um adjetivo e até mesmo outro advérbio: em “Chegamos
muito tarde”, o advérbio de intensidade “muito” especifica o sentido do
advérbio “tarde”. Esta edição dá sequência àquelas que contemplaram outras
classes de palavras.
O
advérbio, geralmente, é um conteúdo rapidamente trabalhado apesar de sua complexidade,
por isso esse plano de aula disponibiliza propostas de trabalho que pretendem
construir com os alunos o conceito de advérbio. Se as crianças já internalizam
o conceito de verbo, a turma já tem condições para se aventurar por essa nova
classe de palavras!
Construindo o conceito de advérbio
O prefixo
“ad-” indica a ideia de proximidade e de contiguidade. Assim como o adjetivo é
próximo ao substantivo, o advérbio é próximo ao processo verbal, de maneira a
caracterizá-lo, indicando as circunstâncias desse processo. Para explicitar
isso às crianças, nada como a boa e velha lousa! Mas não dê o conceito pronto,
construa-o com os alunos! A construção do conceito é muito mais rica, além de
ser uma maneira de estimulá-los a utilizar o pensamento lógico.
• Coloque
no centro do quadro negro dois verbos flexionados em tempos verbais distintos.
Nos exemplos abaixo, o verbo “sair” está flexionado na primeira pessoa do
singular e no pretérito perfeito, já o “cozinhar” está na primeira pessoa do
plural e no presente do indicativo. Depois, peça aos alunos que adicionem
informações distintas a esse verbo e anote na lousa os advérbios referentes ao
verbo, mas sem classificá-los:
|
• Feito
isso, construa o conceito de advérbio com os alunos, indagando: qual a função
das palavras levantadas por vocês? Escreva na lousa as hipóteses dos alunos que
sejam mais verossímeis, é comum eles dizerem, por exemplo: “é o adjetivo do
verbo”, entre outras afirmações pertinentes.
• Só
então, nomeie a classe de palavras, dizendo que as palavras e expressões
levantadas pelos alunos são os “advérbios”. Então, pergunte: a que outra classe
de palavras esse nome, “advérbio”, diz respeito?
• Reúna
as hipóteses, escrevendo o conceito na lousa, fazendo uso de expressões e das
palavras dos alunos.
• O
último passo é ler em voz alta o conceito de advérbio de alguma gramática
confiável da sua escolha. Esclareça que eles estão aprendendo uma nova classe
de palavras que tem como função primordial caracterizar o verbo, modificando
seu sentido. Mas não se esqueça: o conceito ainda está incompleto, pois o
advérbio também modifica o adjetivo e o próprio advérbio! Se julgar que a turma
está preparada, vale dar exemplos, do contrário, isso pode ser feito nos anos
seguintes.
Dica esperta!
À medida
que o alunos adicionarem advérbios, faça combinações oralmente: “Não saí com
meus amigos”, “Não saí de carro”, “Apesar da falta de tempo, cozinhamos para
eventos”, “Jamais cozinhamos em restaurantes”. A construção de orações,
fazendo uso dos advérbios, mostrará como ele é capaz de modificar o sentido
comunicativo do enunciado!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário