sábado, 25 de junho de 2016

Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular



Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular resgatando sicas e poesias antigas? (UCA)



O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Descobrir o prazer pela leitura.
·         Reconhecer a importância do conhecimento acumulado.
·         Valorizar a cultura popular.
·         Ler com compreensão.
·         Ler com entonação e fluência.
·         Interpretar as músicas cantadas.
·         Interpretar as poesias recitadas.
·         Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas recitados.
·         Analisar com criticidade a situação do idoso no país.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos –4 atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.   Além disso, é importante, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, osClassmates, como: o WxCam e o KWord.
Estratégias e recursos da aula
1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA

Professor, para resgatar a cultura popular com os alunos, mesmo que seja por músicas e poesias, bem como o trabalho com os demais temas abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa ser contextualizado.
Tal contextualização deve vir de algo que está próximo ao aluno, para depois ampliarmos as possibilidades.
Por isso, propomos que este resgate da cultura popular aconteça a partir da vivência de nossos avós, do que eles têm para contar. Mesmo porque, os avós saberão também as particularidades daquela região, como suas músicas e poesias.
Assim, para promover o interesse dos alunos, primeiramente, leia com eles a poesia abaixo, substituindo as palavras que estão em vermelho pelas que estão em verde, ou como no caso do título, não dizendo.
Vou pra casa da vovó

CHEGA DE TANTA INJUSTIÇA
DE CASTIGO E CONFUSÃO!
VOU PRA CASA DA VOVÓ(DELA)
NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO!

ESTOU MESMO DECIDIDO
E PRA SEMPRE EU ME MUDO.
AQUI EU NÃO POSSO NADA
E POR LÁ EU POSSO TUDO!


POSSO COMER CHOCOLATE,
POSSO ATÉ ME EMPANTURRAR.
POSSO COMER SOBREMESA
ATÉ ANTES DO JANTAR.
 
MESMO QUE EU FAÇA BAGUNÇA,
VOVÓ NÃO BRIGA COMIGO. (ELA)
SE EU BELISCAR O IRMÃOZINHO,
VOVÓ NÃO ME PÕE DE CASTIGO! (ELA)


VOU FAZER A MINHA MALA,
MEU CARRINHO EU VOU LEVAR.
VOU LEVAR O MEU CACHORRO
E O MEU JOGO DE ARMAR.
 

VOU LEVAR MEU TRAVESSEIRO,
LEVO TAMBÉM MEU PIÃO,
PEGO OS MEUS LIVROS DE HISTÓRIA
E O MEU TIME DE BOTÃO.
 

LEVO AS COISAS QUE EU GOSTO,
PRA TER TUDO SEMPRE A MÃO:
LEVO TAMBÉM O PAPAI,
A MAMÃE E O MEU IRMÃO!
ANA CANÉO
Depois questione:
-Quem é “ela”?
- As suas avós se parecem com esta avó do poema?
- E seus avôs, como são?
- Quem se lembra de alguma coisa legal que o seu avô ou a sua avó ensinaram para você?
Depois, distribua cópias do poema para os alunos e solicite que realizem a interpretação do texto.
ATIVIDADE:
BASEANDO- SE NO POEMA DE ANA CANÉO, VOU PRA CASA DA VOVÓ, RESPONDA:
O QUE A VOVÓ DEIXA COMER, QUE O PAPAI E A MAMÃE NÃO DEIXAM?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
E O QUE A VOVÓ NÃO FAZ, MAS O PAPAI E A MAMÃE FAZEM?

_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

MAS SE ESSA CRIANÇA MUDASSE PARA A CASA DE SUA AVÓ, O QUE ELA LEVARIA?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

VOCÊ MUDARIA PARA A CASA DE SUA AVÓ? POR QUÊ?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________



2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DE ALGUNS IDOSOS

A realidade de alguns idosos nem sempre é a de avós queridos e que têm netos querendo mudar para suas casas. Alguns idosos são abandonados ou até sofrem maus tratos.
Pensando nisso, a proposta do segundo momento é propor uma reflexão crítica sobre a situação de muitos idosos, comparando-a com a de seus avós e propondo mudanças, mesmo que estes não sejam idosos ainda.
Para isso, a sugestão é começar pelo poema “ A Língua do Nhem”, de Cecília Meireles.
 
A LÍNGUA DO NHEM
(CECÍLIA MEIRELES)


HAVIA UMA VELHINHA
QUE ANDAVA ABORRECIDA
POIS DAVA A SUA VIDA
PARA FALAR COM ALGUÉM.
E ESTAVA SEMPRE EM CASA
A BOA VELHINHA
RESMUNGANDO SOZINHA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
O GATO QUE DORMIA
NO CANTO DA COZINHA
ESCUTANDO A VELHINHA,
PRINCIPIOU TAMBÉM
A MIAR NESSA LÍNGUA
E SE ELA RESMUNGAVA,
O GATINHO A ACOMPANHAVA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
DEPOIS VEIO O CACHORRO
DA CASA DA VIZINHA,
PATO, CABRA E GALINHA
DE CÁ, DE LÁ, DE ALÉM,
E TODOS APRENDERAM
A FALAR NOITE E DIA
NAQUELA MELODIA
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...
DE MODO QUE A VELHINHA
QUE MUITO PADECIA
POR NÃO TER COMPANHIA
NEM FALAR COM NINGUÉM,
FICOU TODA CONTENTE,
POIS MAL A BOCA ABRIA
TUDO LHE RESPONDIA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM...

Depois, diga a eles que, assim como as crianças possuem o Estatuto da criança e do adolescente, o ECA, para os protegerem, os idosos possuem o Estatuto do Idoso.
A Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Logo após, solicite que respondam oralmente:
- O que vocês acham dos idosos possuírem uma lei específica para eles?
- Vocês acreditam que isto seja necessário?
- Você já viu algum idoso ser maltratado?
- Se você visse o que poderia fazer para ajudá-lo?




avaliação de artes





AVALIAÇÃO MENSAL DE ARTES             DATA  -----/-----/-------
TEXTO
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização europeia que se
Desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.
Questão 01- Segundo a arte do Renascimento, julgue os itens a seguir em (C)CERTOS ou (E) ERRADOS:
1. (  ) O termo Renascimento se refere ao resgate dos ideais da cultura greco-romana.
2. (  ) No Renascimento ocorreu a valorização do divino e do sobrenatural.
3. (  ) O artista renascentista teve a oportunidade de expressar suas ideias e
sentimentos sem estar submetido á igreja ou a outro poder.
4. (  ) O renascimento é marcado pela pressão da igreja junto à produção artística.
Questão 02 - Ainda sobre o Renascimento, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou(E) ERRADOS:
1. (  ) A principal característica da arquitetura renascentista é o equilíbrio das
linhas, a organização matemática dos espaços e a presença de elementos da
antiguidade clássica na decoração.
2. (  ) No período renascentista predomina a tendência de uma interpretação
científica da realidade e do mundo.
3. (  ) A pintura renascentista nega qualquer característica do ultimo período gótico.
2
4. (  ) Nas artes plásticas acontecem estudos sobre a perspectiva segundo
princípios da matemática e da geometria.
Questão 03 -. Quanto às características do Renascimento analise e julgue os itens abaixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à sequência obtida.
I. Na escultura renascentista o nu é totalmente abandonado. (  )
II. A posição do homem como o centro do mundo é retomada. (  )
III. É na arquitetura Renascentista que o interior é decorado com  inspiração na arte da
Antiguidade Clássica. (  )
IV. A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura citados no item
1. (  )
a) V – F – V – F
b) F – F – V – V
c) V – V – F – v
d) F – V – V – F
Questão 04 - Desde que Roma adotou a religião cristã como religião oficial, o homem
europeu viveu apenas para Deus e a arte servia como veículo para afirmar sua crença.
No século XIV houve muito progresso na arte, na literatura e na ciência e o homem
voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais importante da terra. Vimos
então o Renascimento. Quanto às características do Renascimento assinale a única
alternativa CORRETA:
a) (  ) Na escultura renascentista surge o nu, assim como no clássico grego.
b) (  ) A posição do homem como o centro do mundo é visto pela primeira vez no
Renascimento.
c) (  ) É na arquitetura Renascentista que se decora o interior dos ambientes com
inspiração na arte da Idade Média.
d) (  ) A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura grega.

TEXTO
O Renascimento foi um movimento da História em que ocorreram muitos
progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que
superaram a herança clássica.
Questão 05 - Considerando o texto acima a respeito do Renascimento, julgue os itens em
(C) para certos e (E) para errados:
1. (  ) O texto diz que o Renascimento só contribuiu para o desenvolvimento humano no
campo das artes.
2. (  ) No Renascimento o ser humano se libertou dos fantasmas religiosos e teve a
convicção de que também tinha valor.
3. (  ) No Renascimento a arte deixou de ser anônima e se tornou individual, ou seja, só
um artista poderia realizá-la.
4. (  ) A arte do Renascimento fez com que o observador a admirasse como um todo, ou
seja, com um olhar geral sobre a obra.
Questão 06 - Ainda sobre o Renascimento julgue os itens abaixo:
1. (  ) O Renascimento é um movimento que teve origem na Bélgica.
2. (  ) Perspectiva, uso do claro e escuro e realismo são características da pintura
renascentista.
3. (  ) A técnica do claro-escuro consiste em pintar metade do quadro a luz do dia e a
outra metade à noite.
4. (  ) Batalhas, torneios e cenas de caça são alguns dos temas da pintura renascentista.

TEXTO
Os elementos em comum do Renascimento foram a redescoberta da arte e da
literatura da Grécia e de Roma, o estudo científico do corpo humano e do mundo
natural e a intenção de reproduzir com realismo as formas da natureza. Uma das
descobertas mais significativas foi o método de criar a ilusão de profundidade
numa superfície plana, chamada perspectiva, que veio a ser a base da pintura
europeia nos quinhentos anos seguintes. Este período foi chamado de
Renascimento.
QUESTÃO 07 - Sobre o Renascimento julgue os itens:
01 (  ) Antes do Renascimento a produção artística estava voltada para a igreja.
02 (  ) O Homem voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais
importante da terra.
03 (  ) O renascimento existiu em toda a Europa menos na Itália.
04 (  ) Ele foi dividido em dois períodos sendo eles: o quatrocentismo e o quinhentismo.
QUESTÃO 08 - A respeito do Renascimento, julgue os itens:
01 (  ) Na pintura renascentista houve grande preocupação com a fidelidade anatômica.
02 (  ) Na pintura renascentista personagens de outras épocas foram vestidos com
roupas do século XV.
03 (  ) A escultura renascentista possuía muito realismo em sua obra.
04 (  ) Na arquitetura renascentista os prédios passaram a ser decorados e inspirados na Antiguidade Clássica.
QUESTÃO 09 – Além de pintor Leonardo da Vinci também foi:
a- (  ) Geógrafo.
b- (  ) Músico.
c- (  ) Diretor.
d- (  ) Padre.
5
QUESTÃO 10 – São obras de Da Vinci:
a- (  ) Mona lisa e Guernica.
b- (  ) A Virgem dos Rochedos e O Grito.
c- (   ) Mona Lisa e A Virgem dos Rochedos.
d- (  ) O Nascimento de Vênus e Mona Lisa

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/