terça-feira, 13 de agosto de 2013

Adjectives and Adverbs



Os adjetivos são usados para qualificar ou modificar um substantivo, enquanto os advérbios são utilizados para modificar um verbo. Advérbios são geralmente feitos a partir de adjetivos. Costuma-se acrescentar “ly” aos adjetivos para torná-los advérbios.
Adjective (Adjetivo)
Adverbs
(Advérbios)
Exemplos
Slow (devagar)
Slowly (lentamente)
That is a slow animal.
(Aquele é um animal devagar/vagaroso)
Mary speaks English slowly.
(Mary fala inglês lentamente).
Bad (ruim)
Badly (de maneira ruim)
Bob is a bad driver.
(Bob é um motorista ruim).
The actors performed badly.
(Os atores atuaram de maneira ruim).
Clear (claro)
Clearly (de maneira clara, claramente)
It is a clear day today.
(Está um dia claro hoje).
The teacher explained the lesson clearly.
(A professora explicou a lição de maneira clara).
Existem alguns advérbios irregulares. São eles:
Adjective
(Adjetivo)
Adverbs
(Advérbios)
Exemplos
Good (bom)
Well (bem)
He is a good singer.
(Ele é um bom cantor).
She sings well.
(Ela canta bem).
Fast (rápido)
Fast (rapidamente)
It is a fast process.
(É um processo rápido).
She types so fast.
(Ela digita tão rápido/rapidamente).
Happy (feliz, alegre)
Happily (alegremente)
Obs.: Quando o adjetivo terminar em “y” precedido de consoante, troca-se o “y” por “i” e acrescenta-se “ly”, para torná-lo advérbio.
Jane is a happy girl.
(Jane é uma garota alegre).
 Jane is a good employee. She always does her job happily.
(Jane é uma boa funcionária. Ela sempre realiza seu trabalho alegremente).


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aula expositiva e Aula dialogada: diferenças que as demarcam



Entre a aula expositiva e a aula dialogada há diferenças que as distinguem entre si, tornando aplicáveis à cada situação de ensino.
                                       
Diferenças entre aula expositiva e aula dialogada
Você, enquanto educador, sente-se mobilizado por distintos objetivos. Um deles, senão o principal, é obter o tão sonhado feedback – fruto dos laboriosos momentos em que se entregou quase que por inteiro em prol de um melhor aprendizado, de um melhor rendimento dentro e fora da sala de aula, enfim, de uma conquista ímpar, uma conquista incomensurável até. Contudo, você já parou para refletir se tudo aquilo que planeja está realmente de acordo com as metas que ora deseja alcançar? 
Nesse sentido, entrecortando caminhos e chegando ao universo da prática vivenciada no dia a dia, algumas estratégias metodológicas tendem a imprimir um caráter mais bem elaborado, mais autêntico, criativo, inovador aos planejamentos, esses elaborados semanal ou quinzenalmente, não importa. Algumas delas (das estratégias) são demarcadas pelas tão conhecidas “aulas expositivas dialogadas”, por sinal, bastante recorrentes.
Contudo, o fato de se fazerem presentes não representa o grande impasse que sustentam várias discussões, mas sim o fato de não atribuir a elas a devida definição – fato que muitas vezes acaba indo de encontro às expectativas formadas acerca deste ou daquele intento em relação ao ensino e aprendizagem.
Dessa forma, abnegando-se de quaisquer aspectos valorativos, no sentido de exaltar a aula dialogada e desmerecer a aula expositiva, ou vice-versa, atenhamo-nos aos traços que demarcam ambas as modalidades, cujo intuito é fazer com que se conscientize - se é que ainda não disponha de tal concepção, para que assim decida o melhor caminho a seguir, ou ainda pode ser que sua intenção seja a de mesclar uma metodologia com outra.
A aula dialogada, como bem nos retrata o próprio conceito, caracteriza-se como um recurso didático em que se manifesta pela exposição de conteúdos, sem dúvida, contudo, havendo a participação, o envolvimento dos educandos de forma efetiva. Portanto, nesse contexto, o educador atua como mediador, cuja proposta é deixar lacunas para novas discussões, reflexões e questionamentos acerca do objeto em estudo, sempre levando em consideração os conhecimentos prévios que dele provém.
Já a aula expositiva, literalmente afirmando, define-se por uma estratégia metodológica em que se atesta a figura do educador como foco principal. Por meio de tal recurso, não são levados em consideração os conhecimentos prévios de que dispõem os estudantes, haja vista que o aluno, nesse caso, torna-se um sujeito passivo da aprendizagem. Mediante tais aspectos, a constatação a que se chega é que os critérios avaliativos se voltam para exercícios de fixação, os quais tendem, muitas vezes, a tornar objeto de mera decoração, sem que haja a devida apreensão dos conteúdos ministrados.        
Acreditamos, mediante as elucidações aqui expostas, ter contribuído de forma significativa para que os objetivos, aos quais se propõe, tornem-se concretizados da melhor forma possível, não importando quais das metodologias ora aplicadas, pois pode ser que em um momento uma delas se torna mais relevante que a outra, como pode ser também que ambas retratem a sua parcela de contribuição, conjuntamente.














terça-feira, 23 de abril de 2013

simulado prova brasil 2013

PORTUGUÊS: 5º Ano (Ens. Fundamental)
Simulado 01 è Baixar              Simulado 02 è Baixar              Simulado 07 è Baixar
Simulado 03 è Baixar              Simulado 04 è Baixar              Simulado 08 è Baixar
Simulado 05 è Baixar              Simulado 06 è Baixar              Simulado 09 è Baixar
Simulado 10 è Baixar              Simulado 11 è Baixar              Simulado 12 è Baixar 
Simulado 13 è Baixar              Simulado 14 è Baixar              Simulado 15 è Baixar 
Simulado 16 è Baixar              Simulado 17 è Baixar              Simulado 18 è Baixar
Simulado 19 è Baixar              Simulado 20 è Baixar              Simulado 21 è Baixar 
Simulado 22 è Baixar              Simulado 22 è Baixar 

PORTUGUÊS: 9º Ano (Ens. Fundamental)
Simulado 01 è Baixar              Simulado 02 è Baixar              Simulado 09 è Baixar
Simulado 03 è Baixar              Simulado 04 è Baixar              Simulado 10 è Baixar
Simulado 05 è Baixar              Simulado 06 è Baixar              Simulado 11 è Baixar
Simulado 07 è Baixar              Simulado 08 è Baixar              Simulado 12 è Baixar
Simulado 13 è Baixar              Simulado 14 è Baixar              Simulado 15 è Baixar 
Simulado 16 è Baixar              Simulado 17 è Baixar              Simulado 18 è Baixar 
Simulado 19 è Baixar              Simulado 20 è Baixar              Simulado 21 è Baixar
Simulado 22 è Baixar              Simulado 23 è Baixar              Simulado 24 è Baixar 


PORTUGUÊS: 3ª Série (Ensino Médio). 
Simulado 01 è Baixar              Simulado 02 è Baixar              Simulado 07 è Baixar
Simulado 03 è Baixar              Simulado 04 è Baixar              Simulado 08 è Baixar
Simulado 05 è Baixar              Simulado 06 è Baixar              Simulado 09 è Baixar
Simulado 10 è Baixar              Simulado 11 è Baixar              Simulado 12 è Baixar
Simulado 13 è Baixar              Simulado 14 è Baixar              Simulado 15 è Baixar 
Simulado 16 è Baixar              Simulado 17 è Baixar              Simulado 18 è Baixar 
Simulado 19 è Baixar              Simulado 20 è Baixar              Simulado 21 è Baixar 

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/