quarta-feira, 30 de outubro de 2013
EU E A FERA
Dos contos de fadas pra vida real,
Já eu uma mera mortal,
No entanto,ainda me encanto
Com a sua destreza de piloto.
E na minha memória
Ainda bem recente
Me lembro a leitura da última poesia,
Cadenciada e potente
Igualzinha à máquina quente
Que por você é acelerada !
Iara pereira de Carvalho
Atividade com descritores.
Trágico Acidente de Leitura -
Trágico Acidente de Leitura
Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, enfocando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda...terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo!
Extraído de "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 70.
1- O que o texto considerou um acidente de leitura?
a) O envolvimento num pano preto.
b) Não ler. Deslizar.
c) O fato de alguém encontrar uma palavra desconhecida no meio do livro que estava lendo.
O) O fato de a leitura deixa-lo tão cômodo ao ponto de se sentir viajando num raio de luz...
R: C - D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
2- No trecho, " Nem lia: deslizava", a expressão enfatizada dá ideia de:
a) Suavidade e desenvoltura.
b) Tropeços e gagueira.
c) Leitura sem entendimento.
d) Cansaço e indignação.
R: A - D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
3- No trecho: "Que momento passei!..." o emprego das reticências servem para marcar.
b) Pausa e perplexidade do leitor diante da palavra nova.
c) Indignação e compreensão do leitor.
d) Indicação de pausa diante do final da leitura.
R: B - D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
Fonte: Livro “Tecendo Linguagens” p.19.
Tipos de Predicados
- Predicado expressa ação do sujeito.
__Quando o verbo e a palavra mais importante desse predicado.
- Predicado expressa atributo do sujeito.
__Quando a palavra ou expressão com valor adjetivo que expressa esse
atributo é a mais importante do predicado. Nesse caso, o verbo tem como
função ligar o sujeito ao seu atributo. Dizemos que se trata de um verbo
de ligação.
- De acordo com a relação que o predicado mantém com o sujeito, há três tipos de predicado.
__ Dinorá era pobre.
Dinorá = sujeito.
era = verbo de ligação.
pobre = predicativo.
A palavra pobre é o termo mais importante do
predicado. Por isso dizemos que ela é o núcleo do predicado. E, por se
tratar de um atributo do sujeito, esse núcleo do predicado é conhecido
como predicado do sujeito. Quando o predicado apresenta como
núcleo um predicado do sujeito, que se liga ao sujeito por meio de um
verbo de ligação, damos a ele o nome de predicado nominal.
Analise outro ex:
Os seus quinze amigos entraram em casa.
Os seus quinze amigos. = sujeito.
entraram em sua casa = predicado.
A palavra entraram é o termo mais importante do predicado, pois
expressa uma ação do sujeito e é, portanto, o núcleo do predicado.
Quando o predicado apresenta como núcleo um verbo, damos a ele o nome de
predicado verbal.
Analise mais um ex:
Mariá gargalhava enlouquecida.
Mariá = sujeito.
gargalhava enlouquecido = predicado
(gargalhava = ação - enlouquecido = predicativo)
Neste caso, as palavras gargalhava e
enlouquecida são igualmente importantes, pois expressam uma ação e um
atributo do sujeito ( predicativo do sujeito). Quando o predicado apresenta dois núcleos - um verbo e um predicativo do sujeito -, damos a ele o nome de predicado verbo-nominal.
Base: Livro tecendo linguagens p.9
ATIVIDADE
Leia as orações abaixo, identifique o verbo de cada uma delas e, em seguida, classifique o predicado.
1) A laranja parecia madura.
R- Verbo - Parecia = predicado nominal.
2) No lugar das sementes, haviam pérolas enormes.
R- Verbo - Havia = predicado verbal.
3) Dinorá se transformou no mais rico dos reis do destino.
R - Verbo - transformou = predicado nominal.
4) Mariá gosta muito dessa história.
R - Verbo - Gosta = predicado verbal.
5) Os reis saíram fartos da casa de Mariá.
R - Verbo - predicado verbo-nominal.
ATIVIDADES COM TEXTOS HUMORÍSTICOS
PULGA SONHADORA
Duas pulgas conversando:
__ O que você faria se ganhasse na loteria?
A amiga responde, com ar de sonhadora:
__ Eu comprava um cachorro só para mim.
Brasil
Almanaque de Cultura popular, nº 61, abr.2004
Texto 2)
BEM EXPLICADO
Dizem que esta se deu em casa de conhecida, rica e antiga família paulista.
Tendo enviuvado o Cel. Eulálio, deixou lhe a esposa três filhinhos.
Mais tarde casou-se com a viúva D. Eugênia, mãe de três pimpolhos.
Do segundo casamento tiveram mais dois filhos.
Certo, dia ao entrar em casa, ouviu o berreiro dos dois menores e perguntou à esposa:
__Que aconteceu lá dentro.
__Nada demais: teus filhos e meus filhos estão batendo em nossos filhos.
Cornélio Pires. Mixórdia: contos, anedotas. são Paulo: Companhia Editora Nacional.
Responda as questões relacionadas aos textos lidos acima.
1) O que provoca humor no texto 1?
a) Duas pulgas conversando.
b) Pulgas sonhar em ganhar na loteria.
c) O fato de a pulga ter um sonho de consumo como se fosse ser humano.
d)A pulga sonhar com algo impossível.
R: C - D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
2) Em que fator podemos comparar as duas anedotas.
a) O tema apresentado por ambas.
b) O elemento-surpresa no final da história.
c) A linguagem dos personagens.
d) O desfecho esperado para a história.
R: B - D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
3) Qual o tema que faz referência ao texto 2?
a) Sonho de consumo.
b) Amor e convivência.
c) Casamento de viúvos.
d) Família.
4) O texto 1 trás uma linguagem contemporânea, enxuta, com frases curtas. Identifique a linguagem do texto 2 analisando também o tipo de personagens.
a) Arcaica/formal.
b) Coloquial/informal.
c) Gíria/informal.
d) Jornalística/formal.
R: A - D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
LITERATURA
Barroco e Arcadismo
Músicas que apresentam características desses movimentos literários
O professor pode, a seu critério, pesquisar vídeos e clipes com essas canções, usar áudios ou apenas os textos.
CERTAS COISAS
Não existiria som se não
houvesse o silêncio
Não existiria luz se não
fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite
Não e sim
Cada voz que canta o amor
Não diz
tudo o que quer dizer
Tudo que cala fala mais
alto ao coração
Silenciosamente
eu te falo com paixão
Eu te amo calado
como se fosse uma sintonia
de silêncio e de luz
Nós somos medo e desejo
somos feitos de silêncio e som
Têm certas coisas que eu não sei dizer...
(Lulu Santos e Nelson Mota)
Questão1: Na música podemos encontra figuras de linguagem típicas da poesia barroca. Identifique-as, relacionando-as ao movimento literário estudado.
RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que a canção está centrada em na presença de elementos contraditórios entre si, mas interdependentes, cujas existências se complementam. Encontramos antíteses (som/silêncio, luz/escuridão, dia/noite, não/sim etc) e oxímoros/paradoxos (Oxímoro é a nomenclatura mais adequada. É a figura de pensamento em que se exprime um paradoxo que nos obriga a analisar a realidade a partir de diferentes perspectivas, mas sem que entre elas se estabeleça a dicotomia posta em evidência pela antítese simples. Ex.: Tudo o que cala fala mais/alto ao coração, silenciosamente eu te falo, sintonia de silêncio). Essas figuras de linguagem caracterizam a dualidade dos poemas barrocos, período marcado pelo conflito interior de um homem cheio de angústias e dilemas.
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Ler mais:http://edinanarede.webnode.com.br/atividades/
SUGESTÃO DE ATIVIDADES -LITERATURA
Quinhentismo - Material complementar
- No site abaixo há algumas sugestões de nove filmes que retratam o período da chegada dos portugueses ao Brasil, da colonização etc. E acompanham as respectivas sinopses.
http://literaturanocinema.blogspot.com/2008/08/quinhentismo_08.html
- Os dois textos que seguem são releituras interessantes da carta de Pero Vaz de Caminha. Vale a pena ler, podem possibilitar um trabalho que aproxime mais o tema da realidade de nossos alunos, tornando a aula mais interessante:
SE PERO VAZ DE CAMINHA VIESSE AO BRASIL HOJE...
(adaptado)
"Olá, meu amado rei. Aqui quem fala é Pero Vaz. Está me ouvindo bem? Peguei emprestado o celular de um nativo aqui da nova terra. Tudo bem, o capitão Pedro está mandando um abraço. Chegamos na terça-feira, 21 de abril, mas deixei para ligar no domingo porque a ligação é mais barata. É, aqui tem dessas coisas...
Os nativos ficaram espantados com a nossa chegada por mar. Não acharam que éramos deuses, majestade; acharam que éramos loucos de pisar em um mar tão sujo...
A ligação está boa?
Pois é, esta terra é engraçada. Tem telefonia celular digital, automóveis importados, acesso gratuito à Internet, mas ainda tem gente que morre de malária, e está cheia de criança barriguda de tanto verme. É meio complicado explicar...
Se já encontramos o chefe?
Olha, rei, está meio complicado. Aqui tem muito cacique para pouco índio. Logo que chegamos em Porto Seguro tinha um cacique lá que dizia que fazia chover, que mandava prender e soltar quem ele quisesse. É, um cacique bravo mesmo...
Mais para o Sul encontramos outra tribo, uma aldeia maravilhosa e muito festiva, com lindas nativas quase nuas. (...)
Como vossa majestade pode perceber, é uma terra fácil de se colonizar, pois os nativos não falam a mesma língua. Sim, são pacíficos, sim. É só verem um coco no chão para eles começarem a chutá-lo e esquecerem da vida.
Sabem, sabem ler, mas não todos. A maioria lê muito mal e acredita em tudo que é escrito. Vai ser moleza, fica frio.(...)
Olha, preciso desligar. O rapaz que me emprestou o telefone celular precisa fazer uma ligação. Ele é comerciante. Disse que precisa avisar ao povo que chegou um novo carregamento de farinha.
Engraçado... Eles ficam tão contentes por trabalhar... A cada mercadoria que chega eles sobem o morro e soltam rojões.
É uma terra muito rica, majestade. Acho que desta vez acertamos em cheio!
Isso aqui ainda vai ser o país do futuro..."
Original disponível em http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4654
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