Numa escola de Lisboa, durante uma aula de Português, a professora perguntou:
- Qual o significado da palavra ÓBVIO?
Cátia Vanessa, uma das alunas mais aplicadas da turma, sempre muito bem vestida, ar de menina bem, respondeu:
- Senhora professora, hoje acordei bem cedo, ao nascer do sol, depois de uma óptima noite de sono no conforto do meu quarto. Desci a escadaria da minha vivenda e fui à copa onde tomei o pequeno-almoço. Depois de me deliciar com uma salada de frutos tropicais e um copo de leite de soja, fui até a janela que dá para o jardim. Vi a porta da garagem aberta e que lá se encontrava guardado o BMW do meu pai.
Pensei cá com os meus botões:
- É ÓBVIO o papá levou o Mercedes da mamã...
Luís Cláudio, aluno de família classe média, não quis ficar atrás e disse:
- Professora, hoje não dormi nada bem porque o meu colchão já está um bocado duro. Tinha ligado o despertador e por isso acordei a horas. Levantei-me cheio de sono, comi um pão torrado com manteiga e tomei café com leite. Quando sai para a escola vi o Fiat UNO do meu pai parado na garagem. Disse cá pra comigo:
- É ÓBVIO que o pai não devia ter gasolina e foi de autocarro para o trabalho.
Embalado na conversa, Suleimane Baldé, o pretinho da turma, respondeu:
- Féssora, hoje eu quasi num dormiu porqui houve cunfusão lá nos meu rua, com tiro e tudo!... Só acordei di manhã porque estava a morrer di fome, mas num havia nada pra comer lá nos casa. Espreitei pelo janela e vi minha vó com jornal dibaixo di braço e aí eu espensei:
- É ÓBVIO qui vai cágá! Num sabi lê !...'.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
PORQUE HOJE É DOMINGO...
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Gramática:Sílaba tônica
Essa atividade nos foi repassada no grupo Professores Solidários, para
fazer o download da atividade completa em word, clique abaixo
Gramática
Silaba tônica – Classificação
1 – Escreva as palavras abaixo colocando uma sílaba em cada espaço. Depois, pinte clarinho o quadrinho da sílaba que você pronuncia com mais força. Observe o exemplo.
Palavra - Sílaba
sapato _____ _____ _____
telefone _____ _____ _____ _____
macaco _____ _____ _____
garfo _____ _____ _____
termômetro _____ _____ _____
As sílabas pronunciadas com mais força são chamadas de sílabas tônicas.
2 – Faça de conta que você é um apresentador de circo. Anuncie as atrações do espetáculo em voz alta. A sílaba que você pronunciar com mais força é a tônica.
Teremos:
MÁGICO!
MALABARISTA!
PALHAÇOS!
EQUILIBRISTRAS!
DANÇARINAS!
DOMADOR!
Agora, copie nos espaços a sílaba tônica das palavras.
mágico _____
malabarista _____
palhaços _____
equilibristas _____
dançarinas _____
domador _____
Gramática
Silaba tônica – Classificação
1 – Escreva as palavras abaixo colocando uma sílaba em cada espaço. Depois, pinte clarinho o quadrinho da sílaba que você pronuncia com mais força. Observe o exemplo.
Palavra - Sílaba
sapato _____ _____ _____
telefone _____ _____ _____ _____
macaco _____ _____ _____
garfo _____ _____ _____
termômetro _____ _____ _____
As sílabas pronunciadas com mais força são chamadas de sílabas tônicas.
2 – Faça de conta que você é um apresentador de circo. Anuncie as atrações do espetáculo em voz alta. A sílaba que você pronunciar com mais força é a tônica.
Teremos:
MÁGICO!
MALABARISTA!
PALHAÇOS!
EQUILIBRISTRAS!
DANÇARINAS!
DOMADOR!
Agora, copie nos espaços a sílaba tônica das palavras.
mágico _____
malabarista _____
palhaços _____
equilibristas _____
dançarinas _____
domador _____
Sugestão de análise textual 4ºano fundamental
O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
1- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
2– A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
1- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
2– A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
O cão e seu reflexo
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão.
Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
1- O texto acima é:
( A ) Fábula
( B ) Conto de fadas
( C ) Propaganda
( D ) Notícia
2- O texto foi escrito com o objetivo principal :
( A ) anunciar um produto.
( B ) dar instruções.
( C ) transmitir ensinamento.
( D ) mostrar pesquisa.
3- O texto trata principalmente da:
( A ) coragem do cão.
( B ) fome do cão.
( C ) ambição do cão.
( D ) sabedoria do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
( A ) a grande fome do cão.
( B ) o sentimento de orgulho do cão.
( C ) a sombra que o cão viu no rio.
( D ) a ponte que o cão atravessou.
5- O cão largou seu pedaço de carne porque:
( A ) atravessou um rio procurando alguma coisa.
( B ) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
( C ) ficou privado dos dois pedaços de carne.
( D ) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão.
Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
1- O texto acima é:
( A ) Fábula
( B ) Conto de fadas
( C ) Propaganda
( D ) Notícia
2- O texto foi escrito com o objetivo principal :
( A ) anunciar um produto.
( B ) dar instruções.
( C ) transmitir ensinamento.
( D ) mostrar pesquisa.
3- O texto trata principalmente da:
( A ) coragem do cão.
( B ) fome do cão.
( C ) ambição do cão.
( D ) sabedoria do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
( A ) a grande fome do cão.
( B ) o sentimento de orgulho do cão.
( C ) a sombra que o cão viu no rio.
( D ) a ponte que o cão atravessou.
5- O cão largou seu pedaço de carne porque:
( A ) atravessou um rio procurando alguma coisa.
( B ) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
( C ) ficou privado dos dois pedaços de carne.
( D ) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
domingo, 22 de setembro de 2013
Tipologia textual - Poema
POEMA CULINÁRIO
( Carlos Drummond de Andrade)
No croquete de galinha,
A cebola batidinha
Com duas folhas de louro
Vale mais do que um tesouro.
Também dois dentes de alho
Nunca serão espantalho.
(ao contrário) E três tomates,
em vez de causar dislates,
sem peles e sem sementes,
são ajudas pertinentes
( Carlos Drummond de Andrade)
No croquete de galinha,
A cebola batidinha
Com duas folhas de louro
Vale mais do que um tesouro.
Também dois dentes de alho
Nunca serão espantalho.
(ao contrário) E três tomates,
em vez de causar dislates,
sem peles e sem sementes,
são ajudas pertinentes
ao lado do sal, da salsa,
( a receita nunca é falsa)
Todos boiam na manteiga
De natural doce e meiga.
E para maior deleite,
( a receita nunca é falsa)
Todos boiam na manteiga
De natural doce e meiga.
E para maior deleite,
Um copo e meio de leite.
Ah, me esqueci: três ovos
Bem graúdos e bem novos
Junto à farinha de rosca
(Espante-se logo a mosca)
Mais a pitada de óleo,
Sem se manchar o linóleo,
E mais farinha de trigo...
Ai, meu Deus! Deixa comigo.
Este poema não é uma delícia para se trabalhar em sala de aula? Leitura, reescrita de texto, alimentação saudável e muitos outros temas e atividades podem ser desenvolvidos à partir deste texto. Sendo assim, Bom apetite!!
Bem graúdos e bem novos
Junto à farinha de rosca
(Espante-se logo a mosca)
Mais a pitada de óleo,
Sem se manchar o linóleo,
E mais farinha de trigo...
Ai, meu Deus! Deixa comigo.
Este poema não é uma delícia para se trabalhar em sala de aula? Leitura, reescrita de texto, alimentação saudável e muitos outros temas e atividades podem ser desenvolvidos à partir deste texto. Sendo assim, Bom apetite!!
O Leão e o Javali
Num
dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam
com muita
sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. Nenhum cedia a
vez ao
outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu
vários
urubus
voando.
- Olhe
lá! – disse o leão. – Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual
de nós
dois será derrotado...
- Então é
melhor fazermos as pazes – respondeu o javali. – Prefiro ser seu amigo a
ser
comida de urubus.
Moral:
Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades.
(Esopo. Fábulas de Esopo.)
Responda:
1) O que
aconteceu ao leão e ao javali num dia muito quente?
2) Por
que os dois começaram a discutir?
3) O que
o leão viu ao olhar para cima?
4) O que
o leão achou que os urubus iam fazer?
5) O que
eles resolveram fazer?
6) Qual a
moral da história?
7) Você
já passou por uma situação semelhante?
8) Alguma
vez você foi ao zoológico? Viu algum leão ou javali de perto? O que achou?
9)Você
assistiu ao filme O Rei Leão? Que tal assistirmos juntos? Em seguida podemos
fazer uma redação sobre o filme! Podemos também ilustrar o filme ou escrever
uma peça teatral para representarmos com a turma
A fábula
que você leu é de Esopo, um escravo grego que viveu há muitos e
muitos
anos.
Fábula é
uma narração fantástica, cujas personagens geralmente são animais.
Nas
fábulas os animais pensam, falam e agem como seres humanos. Toda
fábula
encerra com uma lição de moral.
Encaminhamentos para a aula:
- Leitura do texto, conversa sobre o texto;
- Vídeo o Rei Leão, peça teatral sobre o vídeo, reescrita do texto do vídeo, novo final para o filme, mural a partir do filme, música do filme;
- Atividades de Interpretação da fábula.
- Criação de livrinho com reescrita da fábula utilizando os mesmos personagens ou criando a sua própria fábula com personagens diferentes!
Sugestão de atividades Língua Portuguesa
EVA FURNARI
Eva Furnari – Uma das principais figuras da literatura para
as crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em
1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros
de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores,
lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas
habilidades criativas encaminham-na, primeiramente, ao universo das Artes
Plásticas expondo, em 1971, desenho e pinturas na Associação dos Amigos do
Museu de Arte Moderna, em uma amostra individual. Paralelamente, cursou a
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No
entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência
das narrativas visuais.
Iniciou sua
carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto
é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática em
1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional
do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
Ao longo de
sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de
“Melhor Ilustração” – Trucks (Ática,1991) A bruxa Zelda e os 80 docinhos(1986)
e Anjinhos(1998) – sete láureas concedidas pela FNLIJ e o Prêmio APCA pelo
conjunto de sua obra.
HTTP:caracal, imaginaria, cam/autog.rafas/evafurnari/index.html
1-A finalidade do texto é:
A) Apresentar dados sobre vendas de livros.
B) Divulgar os livros de uma autora.
C) Informar a vida de uma autora.
D) Instruir sobre o manuseio de livros
A Costureira das Fadas
Depois do
jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era
uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder
mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
- Dona Aranha
– disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais
bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar
a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou
da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a
tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com
estrelinhas dourada, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também
peças de fita e peças de renda e de entremeio – até carretéis de linha de seda
fabricou.
MONTEIRO LOBATO, Jose Bento, Reinações de Narizinho, São Paulo:
Brasiliense, 1973.
“ - Dona Aranha – disse o príncipe – quero que
faça para a ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande
festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
2-A expressão vê-la se refere à
A) Fada.
B) Cinderela.
C) Dona Aranha.
D) Narizinho.
Continho
Era uma vez
um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele
estava sentado na poeira do caminho, imaginado bobagem, quando passou um
vigário a cavalo.
-Você, ai,
menino, para onde vai esta estrada?
-Ela não vai
não: nós é que vamos nela.
-Engraçadinho
duma figa! Como você se chama?
-Eu não me
chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo:
Ática.1996.v.1p.76
3-Há traço de humor
no trecho
A) “Era uma vez um menino triste,
magro”.
B) “Ele estava sentado na poeira do
caminho”.
C) “Quando passou um vigário”.
D) “Ela não vai não: nós é que vamos
nela”.
O que disse o passarinho
Um passarinho
me contou que elefante brigou com a formiga só porque enquanto dançavam
(segundo ele) ela pisou no pé dele! Um passarinho me contou que o jacaré se engasgou e teve de
cuspi-lo inteirinho quando tentou engolir, imaginem só, um porco-espinho! Um passarinho me contou que o namoro do tatu e a tartaruga de num
casamento de fazer dó: cada qual ficou morando numa casa só. Um passarinho me contou que a ostra é muito
fechada, que a cobra é muito enrolada que arara é uma cabeça oca, e que o
leão-marinho e a foca...
Xô xô,
passarinho, chega de fofoca!
PAES, Jose Paulo. O que disse o passarinho.In:__Um passarinho me contou.
São Paulo Ed. Ática, 1996
4-A pontuação usada
no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” sugere que passarinho:
A) Está cansado.
B) Está confuso.
C) Não tem mais fofocas para contar.
D) Ainda tem fofocas para contar.
5-No texto (O que
disse o passarinho) há um substantivo composto. Escreva-o.
______________________________________________________________________
6-“Era uma vez
um menino triste, magro e barrigudinho”
Retire da
frase acima:
Um artigo
indefinido:_______________________________________________________________
Um
substantivo:___________________________________________________________________
Três
adjetivos:_____________________________________________________________________
7-“Olhar de tristeza, de mágoa, desilusão...Olhar de apatia, tédio, solidão...”
As palavras
destacadas acima (de) são:
A) Preposições.
B) Verbos.
C) Adjetivos.
D) Substantivos.
9-Complete as palavras com CH / X.
Me_____icano. In_____ar. En_____arcar. En_____ergar.
Gabarito: 1-C;
2-D; 3-D; 4-D; 5-B; 6- LEÃO-MARINHO; 7- UMA - UM, MENINO, TRISTE, MAGRO E
BARRIGUDINHO; 9- X,CH,CH,X.
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htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/
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Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-escola-6o-ano-narrativa-graciliano-ramos-54...
-
O monstro que morava embaixo da cama de T. Meroso Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai vivia pegando no meu pé para arrumar o ...