quinta-feira, 21 de junho de 2012

A ANDORINHA E A HIENA

  • . Certa vez ouvi uma fábula que me fez refletir acerca dos ensinamentos que continha. Tratava-se de um incêndio devastador que se abatera sobre a floresta. Enquanto as labaredas transformavam tudo em cinzas, os animais corriam na tentativa de salvar a própria pele. Dentre os muitos animais, havia uma pequena andorinha que resolveu fazer algo para conter o fogo. Sobrevoou o local e descobriu, não muito longe, um grande lago. Sem demora, começou a empreitada para salvar a floresta. Agindo rápido, voou até o lago, mergulhou as penas na água e sobrevoou a floresta em chamas, sacudindo-se para que as gotas caíssem, repetindo o gesto inúmeras vezes. Embora não tivesse tempo para conversa fiada, percebeu que uma hiena a olhava e debochava da sua atitude. Deteve-se um instante para descansar as asas, quando a hiena se aproximou e falou com cinismo: Você é muito tola mesmo, pequena ave! Acha que vai deter o fogo com essas minúsculas gotas de água que lança sobre as chamas? Isso não produzirá efeito algum, a não ser o seu esgotamento. A andorinha, que realmente desejava fazer algo positivo, respondeu: Eu sei que não conseguirei apagar o fogo sozinho, mas estou fazendo tudo o que está ao meu alcance. E, se cada um de nós, moradores da floresta, fizesse uma pequena parte, em breve conseguiríamos apagar as labaredas que a consomem. A hiena, no entanto, fingiu que não entendeu, afastou-se do fogo que já estava bem próximo, e continuou rindo da andorinha. Assim acontece com muitos de nós, quando se trata de modificar algo que nos parece de enormes proporções. Às vezes, imitando a hiena, costumamos criticar aqueles que, como a andorinha, estão fazendo sua parte, ainda que pequena. É comum ouvirmos pessoas que reclamam da situação e continuam de braços cruzados. De certa forma, é cômodo reclamar das coisas sem envolver-se com a solução. No entanto, para que haja mudanças de profundidade, é preciso que cada um faça a parte que lhe cabe para o bem geral. Reclamamos da desorganização, da burocracia, da corrupção, da falta de educação, da injustiça, esquecendo-nos de que a situação exterior reflete a nossa situação interior. Não há possibilidade de fazer uma sociedade organizada, honesta e justa se não houver homens organizados e justos, é preciso moralizar o indivíduo, que somos cada um de nós, componentes da sociedade. Se fizermos a nossa parte, sem darmos ouvidos às hienas que tentarão desanimar a nossa disposição, em breve tempo teremos uma sociedade melhorada e mais feliz.


Avaliações do 1º bimestre/2012   _ Professora: ---------------------
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:____Turma:_____
              
Avaliação de Língua Portuguesa (8.0)


1) Leia o texto:   Cofrinho com embalagem

     Material Necessário:                           Modo de montar:
*Embalagens de margarina     * Enfeitar com papel camurça ou retalhos
     (tipo : Becel, Doriana)             * Cortar em cima uma abertura para colocar as  moedas

    Esse texto é:
a)  Receita porque ensina a fazer um prato delicioso.
b)  Instrucional pelas partes apresentadas e os verbos objetivos.
c)  Instrucional  por ser um trabalho escolar.
d)  Normas porque dita regras.



2) Receita de Mandioqueijo :
   Ingredientes:                                                       Modo de preparo:
  • 2 xícaras chá de mandioca crua                      Cozinhe a mandioca até desmanchar.
  • 1 ovo                                                            Amasse com um garfo e acrescente o ovo,
  • 4 colheres sopa de farinha de trigo               a margarina e a farinha de trigo. Verifique o
  • 2 colheres sopa de margarina                        sal. Com as mãos umedecidas, faça bolinhas,
  • Sal a gosto                                                  empane na clara de ovo e no queijo. Leve ao
  • Para empanar : clara e queijo ralado             forno para assar em assadeira untada.

Que características do texto mostram que ele é do tipo “procedimentos” ?
a)  Verbos no imperativo, as partes e o passo a passo de como fazer.
b)  A linguagem técnica e complicada.
c)  As partes o texto não se relacionam.
d)  O objetivo é convencer o leitor.


3) Texto :       Regras para a utilização da Sala de Vídeo

     * Agendar com antecedência com a coordenação pedagógica.
     * Manter a sala limpa e organizada.
     * Orientar os alunos a adquirirem a postura correta quanto ao uso do televisor.

     A  tipologia textual acima é:
a)  Instrucional pela linguagem clara.
b)  Receita culinária pela lista de ingredientes.
c)  Instruções de como usar a Sala de Vídeo.
d)  Normas pelo caráter regulador e linguagem clara e verbos no infinitivo.


4)   Marque a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente.
a) também, bomba, pente, camção, tromba.
b) ontem, consoante, lâmpada, bonbacha.
c) quantidade, complete, anteontem, pomba.
d)  indígena,alimentos, tenplo, manção.




5) Qual destas frases apresenta a concordância correta entre o sujeito e o predicado?
a)  A gente combinaram direitinho as regras.
b)  O uniforme são obrigatório na escola.
c)  O material escolar deve ser trazido todos os dias.
d)  As estrelas  aparece todas as noite que não tem lua.


6) Há palavras que podem modificar o verbo de várias maneiras: modo, tempo,lugar... Essas palavras destacadas nas frases são:           Rechear o tomate com o creme.
                                                               Servir o tabule em cima da folha de alface.
a) Verbos
b) Substantivos
c) Advérbios
d) Adjetivos


7) As palavras oxítonas têm a última sílaba forte. Em qual das alternativas há uma palavra oxítona, uma paroxítona e uma proparoxítona, respectivamente?
a) parabéns, amém, árvore
b) café, álbum, médico
c) lâmpada, sílaba, português
d) colégio, dúvida, sofá


8) Ditado.
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Boa Sorte e boa avaliação
E lembre- se: “Seu sucesso só depende de você”



Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:____Turma:_____
              

Avaliação de História (8.0) 

1) O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado:
a) (   ) entre os portugueses e os indígenas para a ocupação da terra.
b) (   ) somente entre os portugueses
c) (   ) entre portugueses e espanhóis para dividir o ouro encontrado.
d) (   ) entre espanhóis e portugueses para delimitar as terras descobertas e a descobrir.

2)As primeiras expedições chamadas Bandeiras provenientes de São Paulo para o nosso Estado,aconteceram para que houvesse a captura de indígenas. O objetivo dessa captura era:
a) (   ) colonizar e vendê-los para o exterior. 
b) (   ) vendê-los aos colonos do Sul como mão-de-obra mais barata que os escravos africanos.
c) (   ) para que eles pudessem habitar outros estados como São Paulo e Minas Gerais.
d) (   ) para vendê-los para a África.

3) Haviam dois tipos de Bandeiras. Quais eram?
a) (   ) de caça ao indígena e de busca de metais preciosos.
b) (   ) viagem pelo litoral e para o sertão.
c) (   ) busca de madeira e descoberta de terras.
d) (   ) de viagens curtas e viagens mais longas.

4) O Tratado de Madri foi firmado porque:
a) (   ) Portugal e Espanha estavam em plena disputa pelo pau-brasil.
b)( ) para definir uma nova demarcação das terras conquistadas pelos portugueses,terras essas que haviam avançado à demarcação do Tratado de Tordesilhas.
c) (   ) para dividir os indígenas capturados.
d) (   ) para aumentar o conflito entre Portugal e Espanha.

5) Em 1822, o Brasil tornou-se independente de Portugal. Até quando Mato Grosso permaneceu como única unidade territorial?
a) (   ) até 1822, na Província do Paraguai
b) (   ) até 2001 no atual estado de Mato Grosso do Sul
c) (   ) até 1980 quando foi descoberto ouro em Mato Grosso
d) (   ) até 1977, quando foi dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

6) Quais foram os fatores que favoreceram o surgimento dos municípios de Mato Grosso do Sul?
a) (   ) muitos indígenas para capturar. 
b) (   ) a catequese dos indígenas.
c) (   ) terras férteis, portos, ferrovias, fortes e colônias militares.
d) (   ) o príncipe D. Pedro II.

7) Qual  alternativa contém nomes de municípios sul-mato-grossenses criados antes de 1900 a partir de núcleos de povoamento ou fortes militares?
a) (   ) Corumbá, Miranda, Nioaque, Coxim, Paranaíba e Campo  Grande.
b) (   ) Aquidauana, Anastácio, Tacuru, Jateí, Ladário.
c) (   ) Figueirão, Corguinho, Sete Quedas, Jardim.
d) (   ) Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Bonito.

8) Mato Grosso do Sul possui atualmente:
a) (   )   64 municípios
b) (   )   76 municípios
c) (   )   78 municípios
d) (   )   87 municípios       “Deus faz de mim um anjo de felicidade”




Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
              
Avaliação de Matemática (8.0) 

1) João Pedro precisa decompor o número 8.493. Qual a forma correta de fazê-la?
a) (   ) 800 + 400 + 90 + 3
b) (   ) 8.000 + 400 + 93
c) (   ) 8.000 + 400 + 90 + 3
d) (   ) Nenhuma está correta


2) Numa colheita de soja foram retiradas três milhões, três mil e quatro sacas de grãos. 
 Como se escreve esse número usando algarismos?
a) (   ) 3.334
b) (   ) 30.340
c) (   ) 300.004
d) (   ) 3.003.004 


3) Em uma fazenda há 6 dezenas de milhares, 3 unidades de milhares,  4  centenas, 2 dezenas
 e 1 unidade de cabeças de gado. Quantas cabeças de gado há na fazenda?
a) (   ) 63.421
b) (   ) 66.241
c) (   ) 7.063.421
d) (   ) 70.630.021


4) Um aluno do 5º ano fez fichas com os números primos menores que 30, mas misturou com outras fichas. Para ajudá-lo a encontrar marque a alternativa que tem a resposta correta.
a) (   ) 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7, 12, 20, 25
b) (   ) 1, 2 , 11, 24, 25, 26 , 27, 28
c) (   ) 2, 3, 5 , 10, 11, 12,13, 15, 20
d) (   ) 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19,23, 29

5) Para formar grupos  com os 24 alunos, de quantas maneiras diferentes podemos organizá-las,
se quisermos formar grupos com a mesma quantidade de crianças, sendo que cada grupo deverá ter
mais de 1 criança e menos de 24? DICA: Para isso você tem que saber os divisores de 24.
a) (   )  0, 1, 2, 3, 4, 5, 6
b) (   )  2, 3, 4, 6, 8, 12
c) (   )  1, 2, 4, 5, 6, , 9
d) (   )  0, 2, 4, 6, 8, 10, 12


6) Os conjuntos de múltiplos apresentados são de quais números, respectivamente?
          M (  )= 0, 6, 12, 18, 24,...   M (  )= 0, 7, 14, 21, 28,...   M (  )= 0, 9, 18, 27, 36,...

a) (   ) do 1, 3 e 6
b) (   ) do  2, 6 e 7
c) (   ) do 9, 7 e 6
d) (   ) do 6, 7 e 9


7) Observe a tabela e responda:

Período
Matutino
Vespertino
Noturno
Nº de alunos
   345
    546
    268

Quantos alunos o período vespertino tem a mais que  o período noturno?
a) (   ) 188 alunos
b) (   ) 265 alunos
c) (   ) 278 alunos
d) (   ) 345 alunos




8) Observe a figura:























A avenida Tucuruvi é paralela a :
a) (    ) rua Caranguejo;            
b) (    ) rua Décio Vilares;              
c) (    ) rua Mário Barreto;
d) (    ) rua Baraqueçaba.     




























Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
              
Avaliação de Geografia  (8.0) 

 Observe o mapa da América do Sul e responda as questões.

Caixa de texto:





















1)    Qual é o maior país da América do Sul?
a)    (    ) Argentina
b)    (    ) Brasil
c)    (    ) Bolívia
d)    (    ) Peru

2)    Os oceanos que banham o continente americano a oeste e à leste são:
a)  (    ) Atlântico e Pacífico
b)  (    ) Equador e Tópico de Capricórnio
c)  (    ) Índico e Pacífico
d)  (    ) Pacífico e Atlântico

3)    Quais países não fazem fronteira como o Brasil?
a)  (    ) Paraguai e Bolívia
b)  (    ) Chile e Equador
c)  (    ) Chile e Peru
d)  (    ) Argentina e Guiana

4)    Quais países fazem fronteira com Mato Grosso do Sul?
a)  (    ) Argentina e Uruguai
b)  (    ) Uruguai e Paraguai
c)  (    ) Peru e Colômbia
d)  (    ) Paraguai e Bolívia

5)    São países cortados pela linha do Equador:
a)  (    ) Peru, Guiana e Equador
b)  (    ) Brasil, Bolívia e Argentina
c)  (    ) Brasil, Colômbia e Equador
     d) (    ) Venezuela, Paraguai e Chile





6) Os países que não são banhados por nenhum oceano são:
a)  (    ) Peru e Guiana Francesa
b)  (    ) Bolívia e Paraguai
c)  (    ) Chile e Argentina
d)  (    ) Uruguai e Brasil

7) A formação do continente americano é:
a)  (    ) Oceania, Pacífico e Meridianos
b)  (    ) Hemisférios Norte e Sul
c)  (    ) Greenwich e Equador
d)  (    ) América do Norte, Central e do Sul

8)    Leia as definições:

  • Linha imaginária vertical que divide a Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental. O principal é Greenwich.

  • Linha imaginária horizontal que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul. O principal é o Equador.

 Essas definições referem-se respectivamente à:
    
      a) (    ) Hemisférios e Trópicos
      b) (    ) Meridianos e Paralelos
      c) (    ) Paralelos e Meridianos
      d) (    ) Pólo Norte e Pólo Sul





Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
              
Avaliação de Ciências (8.0) 
1)    Cadeia alimentar é:
a)    (   ) a relação de dependência tecnológica entre os seres vivos.
b)    (   ) o conjunto de animais e vegetais da natureza.
c)    (   ) a relação de dependência em que os seres vivos se alimentam de outros seres vivos.
d)    (   ) é o conjunto de ecossistemas de uma região.

2)    Por que as plantas são chamadas de produtores na cadeia alimentar?

a)    (   ) porque fabricam o pólen.
b)    (   ) porque são seres vivos que não produzem seu próprio alimento.
c)    (   ) porque são seres vivos que produzem seu próprio alimento.
d)    (   ) porque não são seres vivos.

3)    Quais tipos de biomas são encontrados no Estado de Mato Grosso do Sul?
a)  (   ) Caatinga e Cerrado
b)  (   ) Manguezal e Pantanal
c)  (   ) Mata Atlântica e Campos
d)  (   ) Pantanal e Cerrado

4)    Qual é o tipo de bioma típico do sertão nordestino?
a)  (   ) Campos Sulinos
b)  (   ) Pantanal
c)  (   ) Caatinga
d)  (   ) Amazônia

5)    O que significa a sigla IBAMA?
a)  (   ) Instituição Brasileira do Meio Ambiente e Amazônia
b)  (   ) Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais
c)  (   ) Instituição Brasileira do Meio Ambiente e Recursos Naturais
d)  (   ) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos naturais Renováveis

6)    Sociedade é um relacionamento entre indivíduos da mesma espécie que dividem o espaço e trabalho para garantir a sobrevivência do grupo. Qual alternativa tem exemplos de animais que vivem em sociedade? 
a)  (   ) pulgões, bois, gafanhotos
b)  (   ) abelhas, cupins, formigas
c)  (   ) carrapatos, zebras, peixes
d)  (   ) corais, onças, cavalos

7)    Veja a cadeia alimentar:

Planta           gafanhoto             rato             cobra           gavião
    
         Qual é o consumidor terciário dessa cadeia?
a)    (   ) gafanhoto
b)    (   ) gavião
c)    (   ) cobra
d)    (   ) rato

8)    Um cardume de piranhas devora um boi em pouco tempo. As piranhas são alimento para os jacarés.
Qual é a representação dessa cadeia alimentar?
a)    (   ) boi               piranhas                jacarés         
    
b)    (   ) rio              piranhas            bois          jacarés            
    
c)    (   ) jacarés            piranhas             jacarés                   

d)    (   )  capim           boi           piranha         jacarés


“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” Salmo 128

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