quinta-feira, 21 de junho de 2012



FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO
Nome do aluno: __________________ Data de Nascimento: ___/___/___
Série: _____Turma: ____ Professor(a): _______________________
1.      Aspectos de personalidade (agressividade, inferioridade, despreocupado, atenção, apático, autonomia, interesse, impaciência, relacionamento com professor e alunos, insegurança,agitação,socialização,timidez,limites,etc.)                 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Aspectos acadêmicos- (assimilação, expressão escrita e oral, retém informações,resolução de problemas e operações, leitura, interpretação, troca de letras, caligrafia, dificuldades, etc.)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Aspectos atitudinais (disciplina, organização, participação, capricho, assiduidade,motivação,concentração,interesse,concentração,   responsabilidade/tarefas, etc. )            
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Medidas educativas já adotadas (adaptação, trabalho em grupo, organização do tempo, avaliação oral, simplificação dos conteúdos, encaminhamentos, conversa com os pais, etc. ):
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Contexto familiar (super proteção, autoritarismo, relacionamento, estruturação familiar, separação, participação, traumas, convívio, etc.)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Dados importantes (apoio pedagógico, acompanhamento psicológico/fono, repetente, mudança de escola, inclusão, problema de saúde, medicamentos, problemas de saúde, etc.)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________   

sexta-feira, 15 de junho de 2012

  Para iniciarmos nossos estudos sobre esses dois temas é importante conhecermos o conceito de Morfologia e Sintaxe.

A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere àquelas dez, que são: substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numerais.

A Sintaxe é a parte que estuda a função que as palavras desempenham dentro da oração.
Agora, referimo-nos a sujeito, adjunto adverbial, objeto direto e indireto, complemento nominal, aposto, vocativo, predicado, entre outros.
Para melhor entendermos o que foi dito, tomemos como exemplo as seguintes orações:

A manhã está ensolarada
Agora faremos a análise morfológica de todos os seus termos:

A - artigo
Manhã - substantivo
Está - verbo (estar)
Ensolarada - adjetivo

Quanto à análise sintática, temos:

A manhã - Sujeito simples
Está ensolarada - predicado nominal, pois o verbo proposto denota estado, logo é um verbo de ligação.
Ensolarada - predicativo do sujeito, pois revela uma característica (qualidade) sobre o mesmo.

Marcos e Paulo gostam de estudar todos os dias.

Morfologicamente temos:

Marcos - substantivo próprio
Paulo - substantivo próprio
Gostam- verbo (gostar)
De - preposição
Estudar - verbo no infinitivo (forma original)
Todos- pronome indefinido
Os- artigo definido
Dias- substantivo simples

E sintaticamente:

Marcos e Paulo - sujeito composto (dois núcleos)
Gostam de estudar todos os dias- predicado verbal
De estudar - objeto indireto (complementa o sentido do verbo)
Todos os dias - adjunto adverbial de tempo

Podemos perceber que quando se trata da análise morfológica, os termos da oração são analisados passo a passo, já na análise sintática, eles são analisados de acordo com a posição desempenhada.
veja mais imagens">
Recados animados

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/