terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Bela Adormecida




Adélia Prado
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Estou alegre e o motivo beira secretamente à humilhação, porque aos 50 anos não posso mais fazer curso de dança, escolher profissão, aprender a nadar como se deve. No entanto, não sei se é por causa das águas, deste ar que desentoca do chão as formigas aladas, ou se é por causa dele que volta e põe tudo arcaico, como a matéria da alma, se você vai ao pasto, se você olha o céu, aquelas frutinhas travosas, aquela estrelinha nova, sabe que nada mudou. O pai está vivo e tosse, a mãe pragueja sem raiva na cozinha. Assim que escurecer vou namorar. Que mundo ordenado e bom! Namorar quem? Minha alma nasceu desposada com um marido invisível. Quando ele fala roreja quando ele vem eu sei, porque as hastes se inclinam. Eu fico tão atenta que adormeço a cada ano mais. Sob juramento lhes digo: tenho 18 anos. Incompletos.

Sugestão de aula –língua portuguesa 3º ano fundamental



De volta às aulas
Bom dia! Bem-vindo à nossa escola.
Meu nome é..................
Nome da Escola............
Nome da professora..............
Nome da diretora..............
Nome da minha cidade............
Nome do Estado onde moro............

Tipologia textual:procedimento gênero:Formulário
Resumo: O texto da leitura è um formulário(também pode ser chamado de ficha)para ser preenchido pelos alunos.
Estrutura: O texto segue a estrutura básica dos formulários: Campos a serem preenchidos.
Linguagem: A linguagem é clara e objetiva,pois não pode haver dúvidas quanto ao que deve ser preenchido.
PLANEJANDO SUA AULA:
1-Leia o texto SE VOLTA ÀS AULAS
. Anote seus comentários,dúvidas,o que considera interessante.
.Anote palavras que você precisará explicar a seus alunos antes,durante e depois da leitura.
ANTES DA LEITURA.................................................................................................................
DURANTE DA LEITURA...........................................................................................................
DEPOIS DA LEITURA..............................................................................................................
2- Leia sobre a tipologia textual - PROCEDIMENTO .
Observe as características gerais desse tipo de texto.
3-Defina os objetivos para a sua aula;
Compeender o sentido do texto usando pistas para identificar como o autor usa as características do gênero para:
Recolher informações sobre o gênero.
Ampliação do vocabulário:
Brincadeiras com os nomes.
PROFESSOR,SEU OBJETIVO ANTES DA LEITURA È FAZER A ACOLHIDA!
Apresentação dos alunos,
Do material didático(livro).
Material para preparar:
Preparar fichas com os nomes.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Manoel de Barros

Manoel de Barros
Seis ou Treze Coisas que Aprendi Sozinho de "O Guardador de Águas", Ed. Civilização Brasileira. 1 Gravata de urubu não tem cor. Fincando na sombra um prego ermo, ele nasce. Luar em cima de casa exorta cachorro. Em perna de mosca salobra as águas se cristalizam. Besouros não ocupam asas para andar sobre fezes. Poeta é um ente que lambe as palavras e depois se alucina. No osso da fala dos loucos têm lírios. 3 Tem 4 teorias de árvore que eu conheço. Primeira: que arbusto de monturo agüenta mais formiga. Segunda: que uma planta de borra produz frutos ardentes. Terceira: nas plantas que vingam por rachaduras lavra um poder mais lúbrico de antros. Quarta: que há nas árvores avulsas uma assimilação maior de horizontes. 7 Uma chuva é íntima Se o homem a vê de uma parede umedecida de moscas; Se aparecem besouros nas folhagens; Se as lagartixas se fixam nos espelhos; Se as cigarras se perdem de amor pelas árvores; E o escuro se umedeça em nosso corpo. 9 Em passar sua vagínula sobre as pobres coisas do chão, a lesma deixa risquinhos líquidos... A lesma influi muito em meu desejo de gosmar sobre as palavras Neste coito com letras! Na áspera secura de uma pedra a lesma esfrega-se Na avidez de deserto que é a vida de uma pedra a lesma escorre. . . Ela fode a pedra. Ela precisa desse deserto para viver. 11 Que a palavra parede não seja símbolo de obstáculos à liberdade nem de desejos reprimidos nem de proibições na infância, etc. (essas coisas que acham os reveladores de arcanos mentais) Não. Parede que me seduz é de tijolo, adobe preposto ao abdomen de uma casa. Eu tenho um gosto rasteiro de ir por reentrâncias baixar em rachaduras de paredes por frinchas, por gretas - com lascívia de hera. Sobre o tijolo ser um lábio cego. Tal um verme que iluminasse. 12 Seu França não presta pra nada - Só pra tocar violão. De beber água no chapéu as formigas já sabem quem ele é. Não presta pra nada. Mesmo que dizer: - Povo que gosta de resto de sopa é mosca. Disse que precisa de não ser ninguém toda vida. De ser o nada desenvolvido. E disse que o artista tem origem nesse ato suicida. 13 Lugar em que há decadência. Em que as casas começam a morrer e são habitadas por morcegos. Em que os capins lhes entram, aos homens, casas portas a dentro. Em que os capins lhes subam pernas acima, seres a dentro. Luares encontrarão só pedras mendigos cachorros. Terrenos sitiados pelo abandono, apropriados à indigência. Onde os homens terão a força da indigência. E as ruínas darão frutos

sábado, 19 de novembro de 2011

Poesia Que tal soltar a imaginação? Esse trabalho tem por objetivo destacar a importância da vivência poética para a criança. A vivência e o cotidiano infantil não se manifestavam ainda nessas produções literárias. Com Cecília Meireles, a poesia infantil brasileira encontrou seu caminho e seu público alvo e o que se buscou desde então foi centrar, na criação poética, o mundo da criança, seu cotidiano e seus interesses. As cantigas de roda, trava-línguas, parlendas e outras variações folclóricas passaram a servir de fonte de inspiração para o exercício da poesia infantil. As crianças de hoje são ávidas de novidade e necessitam visualizar tudo, tamanha a quantidade de informações e imagens às quais se encontram ligadas. O mercado dita normas, regras e indica o que se deve consumir. Para a poesia, tão sutil e sensível, não é fácil penetrar nesse reduto ditado pela moda, pela mídia e, especialmente, pela velocidade. Trata-se de uma competição desleal, se levarmos em conta que, para ler poesia, a criança precisa estar concentrada e envolta num clima de silêncio e tranqüilidade. Caberia, então, a pergunta: como conseguir isso em meio ao barulho da vida moderna? Ou então: como conseguir a atenção desse público para quem a imagem visual é tudo? Procure um livro que contenha apenas imagens e peça que cada criança crie um poema de acordo com as imagens vistas. Existe uma segunda opção que é colocar uma música da Arca de Noé (Vinícius de Moraes) e pedir que ilustrem o poema cantado.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sugestão de projeto de ensino ARTES

PROPOSTA DE PROJETO CURSISTAS:Iara,Rosenei e Edith BRINQUEDO DE CRIANÇA Considerando que trabalhar com projeto é uma metodologia gratificante para ambas as partes envolvidas,nós,cursistas decidimos elaborar um projeto onde abordaremos o ensino de Arte e dia alusivo às crianças e desenvolveremos no mês de outubro na Escola Romalino,com a turma do 5º ano B,o projeto acima mencionado. OBJETIVO:Resgatar a magia do ato de brincar tendo como pressuposto o brinquedo feito em casa(artesanal). RECURSOS DISPONÍVEL:Computadores com internet para pesquisas,sucatas(garrafas pets,tesoura,linhas de naylon,barbantes,cola quente,câmera fotográfica....), PÚBLICO-ALVO Alunos do 5o ano do ensino fundamental. PERÍODO Duas semanas. DESENVOLVIMENTO Inicie o período a aula com uma explanação dos maiores inventores da humanidade e seus grandes feitos. Dê ênfase à história de criação dos brinquedos mais comuns, como bola, boneca, pião e videogame. Para os pequenos, leve objetos como lâmpada, boneca, carrinho e converse com os alunos na sala. Para os maiores, que já dominam a leitura, sugira pesquisas prévias em casa ou no laboratório de informática, para que eles descubram os inventores dos brinquedos que mais usam, como videogame, celular, DVD e outros. Proponha a confecção de cartazes com as informações obtidas e os exponha nesse dia. Deixe à disposição dos alunos, diversos materiais recicláveis (ex.: caixas de leite, copos de iogurte, caixas de papelão), tinta, cola, diferentes tipos de papéis, legumes e outros. Deixe que as crianças tenham acesso aos materiais livremente. Mostre alguns modelos de brinquedos que podem ser feitos com os materiais. Destine uma hora de ação ou mais se necessário. No final da aula, reúna os alunos de toda a escola no pátio promovendo uma exposição desses materiais por série. Ao lado de cada mesa de exposição, permita que os alunos votem no material mais interessante. A eleição pode ser feita por turmas, já que as crianças estão em níveis e condições diferentes para realizar essa atividade. A premiação poderá ser feita com brinquedos de material reciclado feitos pelos professores. O ideal é que todos tenham uma premiação pela participação. Como tarefa de casa, peça que cada criança escreva os pontos positivos e negativos dos brinquedos industrializados e dos brinquedos mais simples, usados antigamente. Com os menores, faça esse trabalho em roda no dia seguinte. CULMINÂNCIA Avalie com os alunos os brinquedos expostos durante a semana na escola e questione sobre os brinquedos das duas gerações mencionadas, como bola, carrinho, boneca e bicicleta. Faça uma reflexão sobre a importância desses brinquedos para os adultos no passado e para as crianças de hoje

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MEU DESTINO





Cora Coralina


Nas palmas de tuas mãos
leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.
Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.
Indiferentes, cruzamos
Passavas com o fardo da vida...
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.
E, desde então, caminhamos
juntos pela vida...

Refletindo....





Segundo Emilia Ferreiro, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código lingüístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito variável. Duas das conseqüências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a evolução de cada criança e compreender que um desempenho mais vagaroso não significa que ela seja menos inteligente ou dedicada do que as demais. Outra noção que se torna importante para o professor é que o aprendizado não é provocado pela escola, mas pela própria mente das crianças e, portanto, elas já chegam a seu primeiro dia de aula com uma bagagem de conhecimentos. “Emilia mostrou que a construção do conhecimento se dá por seqüências de hipóteses”, diz Telma Weisz.

De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
• pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
• silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
• silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
• alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O princípio de que o processo de conhecimento por parte da criança deve ser gradual corresponde aos mecanismos deduzidos por Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo. É por utilizar esses esquemas internos, e não simplesmente repetir o que ouvem, que as crianças interpretam o ensino recebido. No caso da alfabetização, isso implica uma transformação da escrita convencional dos adultos. Para o construtivismo, nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele “releu” o conteúdo aprendido. O que as crianças aprendem não coincide com aquilo que lhes foi ensinado.

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/