Avaliações do 1º
bimestre/2012 _ Professora: ---------------------
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:____Turma:_____
Avaliação de Língua
Portuguesa (8.0)
1)
Leia o texto: Cofrinho com embalagem
Material Necessário: Modo de montar:
*Embalagens de margarina *
Enfeitar com papel camurça ou retalhos
(tipo : Becel, Doriana) * Cortar em cima
uma abertura para colocar as moedas
Esse texto é:
a)
Receita porque ensina a fazer um prato
delicioso.
b)
Instrucional pelas partes apresentadas e
os verbos objetivos.
c) Instrucional
por ser um trabalho escolar.
d)
Normas porque dita regras.
2)
Receita de Mandioqueijo :
Ingredientes: Modo de preparo:
- 2 xícaras chá de mandioca crua Cozinhe a mandioca até desmanchar.
- 1 ovo Amasse com um garfo e acrescente o ovo,
- 4 colheres sopa de farinha de trigo a margarina e a farinha de trigo. Verifique o
- 2 colheres sopa de margarina sal. Com as mãos umedecidas, faça bolinhas,
- Sal a gosto empane na clara de ovo e no queijo. Leve ao
- Para empanar : clara e queijo ralado forno para assar em assadeira untada.
Que
características do texto mostram que ele é do tipo “procedimentos” ?
a)
Verbos no imperativo, as partes e o
passo a passo de como fazer.
b)
A linguagem técnica e complicada.
c)
As partes o texto não se relacionam.
d)
O objetivo é convencer o leitor.
3)
Texto : Regras para a utilização da Sala de Vídeo
* Agendar com antecedência com a
coordenação pedagógica.
* Manter a sala limpa e organizada.
* Orientar os alunos a adquirirem a
postura correta quanto ao uso do televisor.
A
tipologia textual acima é:
a)
Instrucional pela linguagem clara.
b)
Receita culinária pela lista de
ingredientes.
c)
Instruções de como usar a Sala de Vídeo.
d)
Normas pelo caráter regulador e
linguagem clara e verbos no infinitivo.
4)
Marque a alternativa em que todas as
palavras estão escritas corretamente.
a)
também, bomba, pente, camção, tromba.
b)
ontem, consoante, lâmpada, bonbacha.
c)
quantidade, complete, anteontem, pomba.
d) indígena,alimentos, tenplo, manção.
5)
Qual destas frases apresenta a concordância correta entre o sujeito e o
predicado?
a)
A gente combinaram direitinho as regras.
b)
O uniforme são obrigatório na escola.
c)
O material escolar deve ser trazido
todos os dias.
d)
As estrelas aparece todas as noite que não tem lua.
6)
Há palavras que podem modificar o verbo de várias maneiras: modo, tempo,lugar...
Essas palavras destacadas nas frases são: Rechear o tomate com o creme.
Servir o tabule em cima da
folha de alface.
a)
Verbos
b)
Substantivos
c)
Advérbios
d)
Adjetivos
7)
As palavras oxítonas têm a última sílaba
forte. Em qual das alternativas há uma palavra oxítona, uma paroxítona e
uma proparoxítona, respectivamente?
a)
parabéns, amém, árvore
b)
café, álbum, médico
c)
lâmpada, sílaba, português
d)
colégio, dúvida, sofá
8)
Ditado.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Boa
Sorte e boa avaliação
E
lembre- se: “Seu sucesso só depende de você”
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:____Turma:_____
Avaliação
de História (8.0)
1) O Tratado de Tordesilhas foi um acordo
firmado:
a) (
) entre os portugueses e os indígenas para a ocupação da terra.
b) (
) somente entre os portugueses
c) (
) entre portugueses e espanhóis para dividir o ouro encontrado.
d) (
) entre espanhóis e portugueses para delimitar as terras descobertas e a
descobrir.
2)As primeiras
expedições chamadas Bandeiras provenientes de São Paulo para o nosso
Estado,aconteceram para que houvesse a captura de indígenas. O objetivo dessa
captura era:
a) (
) colonizar e vendê-los para o exterior.
b) (
) vendê-los aos colonos do Sul como mão-de-obra mais barata que os
escravos africanos.
c) (
) para que eles pudessem habitar outros estados como São Paulo e Minas
Gerais.
d) (
) para vendê-los para a África.
3) Haviam dois tipos de Bandeiras. Quais
eram?
a) (
) de caça ao indígena e de busca de metais preciosos.
b) (
) viagem pelo litoral e para o sertão.
c) (
) busca de madeira e descoberta de terras.
d) (
) de viagens curtas e viagens mais longas.
4) O Tratado de Madri foi firmado porque:
a) (
) Portugal e Espanha estavam em plena disputa pelo pau-brasil.
b)( ) para definir
uma nova demarcação das terras conquistadas pelos portugueses,terras essas que
haviam avançado à demarcação do Tratado de Tordesilhas.
c) (
) para dividir os indígenas capturados.
d) (
) para aumentar o conflito entre Portugal e Espanha.
5) Em 1822, o
Brasil tornou-se independente de Portugal. Até quando Mato Grosso permaneceu
como única unidade territorial?
a) (
) até 1822, na Província do Paraguai
b) (
) até 2001 no atual estado de Mato Grosso do Sul
c) (
) até 1980 quando foi descoberto ouro em Mato Grosso
d) (
) até 1977, quando foi dividido em Mato Grosso e Mato
Grosso do Sul.
6) Quais foram os fatores que favoreceram o
surgimento dos municípios de Mato Grosso do Sul?
a) (
) muitos indígenas para capturar.
b) (
) a catequese dos indígenas.
c) (
) terras férteis, portos, ferrovias, fortes e colônias militares.
d) (
) o príncipe D. Pedro II.
7) Qual alternativa contém nomes de municípios
sul-mato-grossenses criados antes de 1900 a partir de núcleos de povoamento ou
fortes militares?
a) (
) Corumbá, Miranda, Nioaque, Coxim, Paranaíba e Campo Grande.
b) (
) Aquidauana, Anastácio, Tacuru, Jateí, Ladário.
c) (
) Figueirão, Corguinho, Sete Quedas, Jardim.
d) (
) Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Bonito.
8) Mato Grosso do Sul possui atualmente:
a) (
) 64 municípios
b) (
) 76 municípios
c) (
) 78 municípios
d) (
) 87 municípios “Deus faz de mim um
anjo de felicidade”
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
Avaliação
de Matemática (8.0)
1) João Pedro precisa decompor o número
8.493. Qual a forma correta de fazê-la?
a) (
) 800 + 400 + 90 + 3
b) (
) 8.000 + 400 + 93
c) (
) 8.000 + 400 + 90 + 3
d) (
) Nenhuma está correta
2) Numa colheita de soja foram retiradas três milhões, três mil e quatro sacas
de grãos.
Como
se escreve esse número usando algarismos?
a) (
) 3.334
b) (
) 30.340
c) (
) 300.004
d) (
) 3.003.004
3) Em uma fazenda há 6 dezenas de milhares,
3 unidades de milhares, 4 centenas, 2 dezenas
e 1
unidade de cabeças de gado. Quantas cabeças de gado há na fazenda?
a) (
) 63.421
b) (
) 66.241
c) (
) 7.063.421
d) (
) 70.630.021
4) Um aluno do 5º ano fez fichas com os
números primos menores que 30, mas misturou com outras fichas. Para ajudá-lo a
encontrar marque a alternativa que tem a resposta correta.
a) (
) 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7, 12, 20, 25
b) (
) 1, 2 , 11, 24, 25, 26 , 27, 28
c) (
) 2, 3, 5 , 10, 11, 12,13, 15, 20
d) (
) 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19,23, 29
5) Para formar grupos com os 24 alunos, de quantas maneiras
diferentes podemos organizá-las,
se quisermos formar grupos com a mesma
quantidade de crianças, sendo que cada grupo deverá ter
mais de 1 criança e menos de 24? DICA: Para isso você tem que saber os
divisores de 24.
a) (
) 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6
b) (
) 2, 3, 4, 6, 8, 12
c) (
) 1, 2, 4, 5, 6, , 9
d) (
) 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12
6) Os conjuntos de múltiplos apresentados
são de quais números, respectivamente?
M (
)= 0, 6, 12, 18, 24,... M ( )= 0, 7, 14, 21, 28,... M (
)= 0, 9, 18, 27, 36,...
a) (
) do 1, 3 e 6
b) (
) do 2, 6 e 7
c) (
) do 9, 7 e 6
d) (
) do 6, 7 e 9
7) Observe a tabela e responda:
Período
|
Matutino
|
Vespertino
|
Noturno
|
Nº de alunos
|
345
|
546
|
268
|
Quantos alunos o período vespertino tem a
mais que o período noturno?
a) (
) 188 alunos
b) (
) 265 alunos
c) (
) 278 alunos
d) (
) 345 alunos
8) Observe a figura:
A avenida Tucuruvi é paralela a :
a) ( ) rua Caranguejo;
b) ( ) rua Décio Vilares;
c) ( ) rua Mário Barreto;
d) ( ) rua Baraqueçaba.
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
Avaliação
de Geografia (8.0)
Observe
o mapa da América do Sul e responda as questões.
1) Qual é o maior país
da América do Sul?
a) ( ) Argentina
b) ( ) Brasil
c) ( ) Bolívia
d) ( ) Peru
2) Os oceanos que
banham o continente americano a oeste e à leste são:
a) ( ) Atlântico e Pacífico
b) ( ) Equador e Tópico de Capricórnio
c) ( ) Índico e Pacífico
d) ( ) Pacífico e Atlântico
3) Quais países não
fazem fronteira como o Brasil?
a) ( ) Paraguai e Bolívia
b) ( ) Chile e Equador
c) ( ) Chile e Peru
d) ( ) Argentina e Guiana
4) Quais países fazem
fronteira com Mato Grosso do Sul?
a) ( ) Argentina e Uruguai
b) ( ) Uruguai e Paraguai
c) ( ) Peru e Colômbia
d) ( ) Paraguai e Bolívia
5) São países cortados
pela linha do Equador:
a) ( ) Peru, Guiana e Equador
b) ( ) Brasil, Bolívia e Argentina
c) ( ) Brasil, Colômbia e Equador
d) ( ) Venezuela, Paraguai e
Chile
6) Os países que não são banhados por
nenhum oceano são:
a) ( ) Peru e Guiana Francesa
b) ( ) Bolívia e Paraguai
c) ( ) Chile e Argentina
d) ( ) Uruguai e Brasil
7) A formação do continente americano é:
a) ( ) Oceania, Pacífico e Meridianos
b) ( ) Hemisférios Norte e Sul
c) ( ) Greenwich e Equador
d) ( ) América do Norte, Central e do Sul
8)
Leia
as definições:
- Linha imaginária vertical que divide a Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental. O principal é Greenwich.
- Linha imaginária horizontal que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul. O principal é o Equador.
Essas definições referem-se respectivamente à:
a) ( ) Hemisférios e Trópicos
b) ( ) Meridianos e Paralelos
c) ( ) Paralelos e Meridianos
d) ( ) Pólo Norte e Pólo Sul
Anastácio,_______________________________________________
Nome:_________________________________________Ano:_____Turma:_____
Avaliação
de Ciências (8.0)
1) Cadeia alimentar é:
a) ( ) a relação de dependência tecnológica entre
os seres vivos.
b) ( ) o conjunto de animais e vegetais da
natureza.
c) ( ) a relação de dependência em que os seres
vivos se alimentam de outros seres vivos.
d) ( ) é o conjunto de ecossistemas de uma
região.
2) Por que as plantas
são chamadas de produtores na cadeia alimentar?
a) ( ) porque fabricam o pólen.
b) ( ) porque são seres vivos que não produzem
seu próprio alimento.
c) ( ) porque são seres vivos que produzem seu
próprio alimento.
d) ( ) porque não são seres vivos.
3) Quais tipos de
biomas são encontrados no Estado de Mato Grosso do Sul?
a) ( )
Caatinga e Cerrado
b) ( )
Manguezal e Pantanal
c) ( )
Mata Atlântica e Campos
d) ( )
Pantanal e Cerrado
4) Qual é o tipo de
bioma típico do sertão nordestino?
a) ( )
Campos Sulinos
b) ( )
Pantanal
c) ( )
Caatinga
d) ( )
Amazônia
5) O que significa a
sigla IBAMA?
a) ( )
Instituição Brasileira do Meio Ambiente e Amazônia
b) ( )
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais
c) ( )
Instituição Brasileira do Meio Ambiente e Recursos Naturais
d) ( ) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos naturais Renováveis
6) Sociedade é um
relacionamento entre indivíduos da mesma espécie que dividem o espaço e trabalho
para garantir a sobrevivência do grupo. Qual alternativa tem exemplos de
animais que vivem em sociedade?
a) ( )
pulgões, bois, gafanhotos
b) ( )
abelhas, cupins, formigas
c) ( )
carrapatos, zebras, peixes
d) ( )
corais, onças, cavalos
7) Veja a cadeia
alimentar:
Planta
gafanhoto rato cobra gavião
Qual é o consumidor terciário dessa cadeia?
a) ( ) gafanhoto
b) ( ) gavião
c) ( ) cobra
d) ( ) rato
8) Um cardume de
piranhas devora um boi em pouco tempo. As piranhas são alimento para os
jacarés.
Qual é a
representação dessa cadeia alimentar?
a) ( )
boi piranhas jacarés
b)
( )
rio piranhas bois jacarés
c) ( )
jacarés piranhas
jacarés
d) (
) capim boi
piranha
jacarés
“Bem-aventurado
aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” Salmo 128