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Cartas Enigmáticas: estratégia lúdica para
desenvolver a escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o que é
uma carta enigmática.
- Desenvolver a
capacidade de decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos
contidos na carta.
- Trabalhar a
capacidade de dispor o texto adequadamente no papel.
- Praticar a
leitura que envolve sinais gráficos integrados à escrita alfabética.
- Diferenciar a
escrita alfabética/ ortográfica de outras representações gráficas.
Duração das atividades
Aproximadamente
quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
O aluno
deve ter compreendido o funcionamento da escrita alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Cartas enigmáticas
Caracterizam-se
por representar um jogo de linguagem, que reúne palavras (ou parte delas) e
figuras. Esta combinação compõe um enigma que, quando revelado, transforma a
leitura de um texto em uma brincadeira interpretativa, entre símbolo e escrita.
1 – O que é uma carta enigmática?
OBJETIVOS:
Compreender
o que é uma carta enigmática.
PROCEDIMENTOS:
-
Identifique, a partir de algumas questões, os conhecimentos que os alunos
possuem sobre o assunto:
- O que é um enigma?
- O que é preciso para
revelar um enigma?
- Alguém saberia dizer o que é
uma “carta enigmática”?
- O que caracteriza uma carta
enigmática? Como ela deve ser?
- Em quais suportes (lugares)
encontramos este tipo de jogo, de brincadeira?
Avalie a
compreensão da turma sobre o assunto e decida se já, nesta primeira conversa, é
oportuno abordar que há vários tipos de carta enigmática. Entre estes seriam:
relação símbolo – letra ou palavra; figura – sílaba; figura – palavra.
Dica : Após o debate, coletivamente,
produza um texto a ser registrado no caderno.
2 – Enigmas com letras e símbolos
OBJETIVOS:
- Praticar a escrita e a
leitura que envolva outros sinais gráficos além das letras.
PROCEDIMENTOS:
Para
cada letra do alfabeto, estabeleça um código, um símbolo correspondente. Você
poderá optar em apresentar somente as letras e símbolos que constam no texto a
ser trabalhado, ou todo o alfabeto.
- Entregue
às crianças um cartão com as letras e símbolos, como o apresentado acima. Em
seguida, trabalhe oralmente alguns exemplos no quadro-negro. Para isso,
selecione palavras simples e/ou nomes de colegas da turma, priorizando palavras
que o grupo já domine.
Explore
quantas vezes julgar necessário, ou seja, até que as crianças tenham assimilado
que o desafio é trocar o código/símbolo pela letra correspondente revelando,
assim, a palavra, o enigma.
Oriente
os alunos de que somente quem possui o cartão com a “senha” é que conseguirá
decifrar o enigma. Além disso, para ser um bom “detetive”, será preciso
bastante atenção para que nenhuma letra do enigma seja esquecida ou alterada.
-
Selecione uma parlenda ou poesia que seu grupo já conheça. Transponha o texto
selecionado, em enigma, para que seja revelado pelas crianças. Após a
transposição, as crianças deverão ler o texto encontrado podendo, ainda,
ilustrá-lo.
Esta é
uma atividade que pode ser desenvolvida em diversos momentos, basta apenas
variar o texto. Seu tamanho e as informações devem ser ampliados,
para aumentar o nível de complexidade e desafio. Sugerimos, ainda, envolver
sempre a leitura e atividades de interpretação referentes ao texto
decodificado.
Dicas:
- Conforme o nível de
dificuldade que esta atividade representa para seu grupo, pode-se optar
por desenvolvê-la em dupla. Contudo, é importante que cada criança tenha
seu registro, sua produção.
- Utilizar este tipo de carta
enigmática é uma alternativa interessante para trabalhar a fixação da
escrita dos nomes. Acrescente, à frente do código, uma cópia xerografada
da fotografia do colega em questão (no caso da escrita dos nomes).
3 – Atividades para codificar e decodificar enigmas
OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade de
decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos contidos na carta.
- Praticar a leitura que
envolva outros sinais gráficos integrados à escrita alfabética.
PROCEDIMENTOS:
-
Selecione um texto e retire algumas palavras deste. Crie uma legenda das
palavras retiradas de modo que, no lugar destas, no texto, será inserido um
código correspondente. A criança deverá relacionar o código à palavra
correspondente àquela parte do texto. Verifique, a seguir, algumas estratégias.
ESTRATÉGIA
A
I -
Na poesia abaixo, algumas palavras foram substituídas por enigmas. Estes já
foram revelados, como mostra o quadro a seguir. A partir destas informações,
reescreva, no caderno, a poesia transpondo corretamente os enigmas.
Agora
responda às seguintes questões:
II – Qual
o assunto desta poesia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
III- A
porta é feita de madeira morta, mas ela diz não haver coisa mais viva que uma
porta. A partir das ideias presentes na poesia, por que uma porta está sempre
“viva”? ______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Dica: A ideia proposta neste
exercício poderá ser desenvolvida com outros textos, em experiências e
oportunidades variadas.
ESTRATÉGIA
B
I –
Solange fez um suco para Juarez tomar com biscoitos. Leia a receita trocando
desenhos por palavras e, depois, escreva-a no caderno.
II –
Agora, faremos o contrário. Você deverá escolher algumas palavras e
substituí-las na receita abaixo por alguns desenhos, enigmas.
Chup-chup
de abacate
Ingredientes:
1/2
abacate maduro
1 copo
grande de leite
2
colheres de sopa de leite em pó
Açúcar a
gosto.
Modo de
preparo:
Coloque
todos os ingredientes no liquidificador e bata por aproximadamente dois
minutos.
Despeje no
saquinho próprio para chup-chup, amarre e leve ao congelador até que fique
“duro”, como um picolé.
Caso
não tenha saquinhos, coloque em forminhas de gelo ou copos descartáveis.
Coloque um palitinho de picolé e leve ao congelador. Ficará como um picolé!
Dica: Professor, se possível,
prepare estas receitas com seu grupo.
4 – Cartas Enigmáticas
OBJETIVOS:
- Desenvolver a
capacidade de decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos
contidos na carta.
- Trabalhar a capacidade
de dispor o texto adequadamente. § Praticar a leitura que
envolva outros sinais gráficos integrados à escrita alfabética.
PROCEDIMENTOS:
Neste
item, estão indicados vários sites onde poderão ser encontradas diversas cartas
enigmáticas, prontas para serem impressas. Estas cartas enigmáticas
apresentam formas mais complexas, uma vez que as informações a serem
decodificadas são mais elaboradas. Assim, no momento de selecionar, será
importante o professor observar se o nível de dificuldade corresponde às
capacidades do seu grupo de trabalho.
Dica : Nas turmas de alfabetização, é
muito comum ocorrer variações quanto aos níveis de aquisição das habilidades de
leitura e escrita. Se este for o caso da sua turma, ao selecionar as cartas,
opte por três a quatro níveis de dificuldades. Assim, a criança terá a
oportunidade de trabalhar com um desafio adequado ao seu perfil.
- Oriente
os alunos para que compreendam que as cartas a serem trabalhadas são um pouco
diferentes das que foram feitas até então. Estas passam a apresentar a imagem
seguida de “sílabas” relacionadas aos sinais de adição ou subtração, o que
implica somar ou subtrair algum trecho da palavra.
É
importante, ainda, que sejam orientados a perceber que a escrita inadequada de
uma palavra poderá comprometer o enigma a ser revelado. Por exemplo, no caso da
palavra sereia, indicado na carta abaixo, a criança deve saber que sereia inicia
com S e não C e, portanto, o enigma deste trecho é SER e não CER.
Para
evitar estes possíveis equívocos, com apoio de um retroprojetor ou data show,
trabalhe alguns exemplos até que a turma se aproprie das estratégias
necessárias para uma atividade que deve aliar saber ao lúdico.
Dica : A partir das reflexões sobre as
estratégias para execução da atividade, antes de iniciar trabalhos individuais,
construa coletivamente algumas dicas importantes para conseguir revelar o
enigma proposto.
Confira,
nos endereços a seguir, cartas enigmáticas que poderão ser trabalhadas. Junto
ao endereço estarão indicados os níveis de dificuldade disponíveis, bem como o
número de modelos.
Níveis
fácil (4), moderado(2), difícil(1).
Níveis
fácil (2), difícil (2).
Nível
moderado (4).
Todos os
endereços indicados acima foram consultados em 05 de outubro de 2010.
Recursos Complementares
Apresente
aos alunos os livros “Era uma vez uma bruxa” e “A novela da panela”, ambos da
editora Moderna. As duas histórias fazem uso de cartas enigmáticas para contar
as aventuras de duas bruxas.
Avaliação
O
professor deve considerar o envolvimento, o interesse e a capacidade
desenvolvida quanto às estratégias necessárias para realizar as atividades.
Entre elas, destacam-se concentração e esforço para uma escrita ortográfica.
Para avaliar a apropriação sobre a característica de um trabalho com construção
de enigmas, proponha que duplas criem uma carta enigmática. Poderá ser a partir
de uma música, uma adivinha, uma poesia ou outro texto a definir.