sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SER FELIZ


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios,

Incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas

E se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si,

Mas ser capaz de encontrar um oásis

No recôndito da sua alma.



É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.

É ter segurança para receber uma crítica,

Mesmo que injusta.



Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou

Construir um castelo ...

FELICIDADE





Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

FERNANDO PESSOA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ELIPSE

ELIPSE NOMINAL
A elipse nominal ocorre quando um nome comum deixa de ser dito e um dos modificadores assume a posição de núcleo no sintagma:
“Indiquei duas camisas pretas, mas ele escolheu uma branca.”(A elipse de “camisa” elevou o adjetivo”branca” á função de núcleo do sintagma nominal.)
“Aquelas duas senhoras são viúvas. A de blusa verde é minha tia.”(=A senhora de blusa verde)
Um modificador exclui ou elimina outro da mesma função ou categoria:
“ Os três primeiros botões de rosa caíram.Teremos de esperar os próximos. O termo” os próximos” exclui “três”, porque ambos aí são numerativos.
Em “perdi um lápis. Você me empresta o seu?, “ o se” exclui “o meu”, porque é um dêitico, na elipse, elimina outro.(Exemplos adaptados da p.151 do livro de Halliday e Hasan)
ELIPSE VERBAL
Na elipse verbal, a seleção é global, não envolve a palavra isoladamente, como na elipse nominal: ”Você pode continuar a fazer o trabalho? – Pude.”
Qualquer grupo verbal que não contenha um verbo lexical é considerado elíptico. O verbo lexical é aquele que contém a idéia central, diferentemente dos auxiliares e dos modais.
Quando se omite o verbo principal, tem-se a elipse verbal lexical:” Uso roupas velhas, e ele só roupas novas”.( Elipse do verbo lexical” usa”.)
A elipse verbal se diz operadora quando se omite um verbo auxiliar ou modal:” Eu posso trabalhar; e ele , estudar.”( Os operadores modais mais comuns são: poder,dever e precisar.)
ELIPSE CLAUSAL
Com a elipse clausal há omissão de verbos e de sintagmas nominais:
_ Em quantas horas por dia vocês fizeram as lições-perguntou Alice, na pressa de mudar de assunto. -Em dez no primeiro dia- disse a Falsa Tartaruga- em nove no outro, e assim por diante. (Exemplo da p. 144 de Cohesion in English.)
“Em nove no outro” pressupõe “ em nove horas no outro dia.”A resposta da Falsa Tartaruga omite “ Nós fizemos as lições.”
Há dois tipos de elipse clausal: A modal e a proposicional.
Na modal, elimina-se primeiro o elemento modal ( o sujeito e o verbo auxiliar)
- O que estava o Duque fazendo naquele lugar?-Plantando uma fileira de álamos.
Entenda-se: O Duque estava plantando uma fileira de álamos no parque. A elipse clausal modal típica é a que se observa nas respostas lacônicas às perguntas nucleares: Que,quem,quando,onde,como,por que..., em que se omite o verbo operador:
-O que eles estão fazendo?
_Greve.
Na elipse clausal proposicional, o verbo operador não é omitido:”Ninguém estava trabalhando naquele escritório,mas eu estava.
A elipse clausal afeta outros elementos da estrutura frasal,e não apenas o verbo.
Alguns gramáticos mencionam um tipo especial de elipse, a Zeugma, em que um elemento omitido numa construção de duas ou mais partes se reporta ao conjunto inteiro.
Zeugma é a elipse de um termo que deveria estar em várias partes sucessivas de um enunciado: “Um estudou francês; outro, inglês; outro,espanhol; e o último, alemão.”
A omissão do verbo “estudar” ocorre em todas as orações coordenadas,exceto, obviamente, na primeira.A zeugma, portanto, é um tipo de elipse verbal múltipla.
POR IARA CARVALHO

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Clarice Lispector

"Leia o texto abaixo e depois leia de baixo para cima"

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
Clarice Lispector

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SUGESTÕES DE ATIVIDADES


Técnicas para reforçar a ortografia.
1- Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado.
Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra:
Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva:
O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
PEdal -RAto -Pêra
FIgura -TApete -Fita
PAnela -NOvelo -Pano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo:
TOalha -PEdra -TEla -Topete
CIgarro -GAlho -NAbo -Cigana
CAbelo -NEvada -TApa -Caneta
TRIo -ANtes -GUia -LOto -Triângulo
Agora -POSte -TIna -LAço -Apostila
CAma -RAmo -MUda -JOgo -Caramujo
4- Invente e conte:
Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5- Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler o texto, ouvir e cantar a música.
O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
• Abra seu coração.
• O que você vê dentro dele?
• O que sente?
• O que lhe incomoda?
• O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz.
O trabalho pode ser ilustrado.
7- Contando histórias:
Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo).
Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”.
“Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.
8- Viagem ao espaço infinito da imaginação.
Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
- a origem do novo planeta;
- o papel que desempenha no mundo;
- seu relacionamento com os astros a sua volta;
- a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores.
Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta.
O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul
Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.
Observação:
Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.
Bibliografia.
Livros de Português
Revistas Nova Escola
Apostilas diversas
Pesquisado e elaborado por
Deila Magda Ferreira

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/