quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sugestão de aula de Artes



ARTES-2011
3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
ROMERO BRITO: ARTISTA PERNAMBUCANO
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema



Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Brito;
  •  Apreciar algumas de suas obras;
  •  Contextualizar suas obras;
  •  Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções;
  • Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Professor, pesquisem sobre a vida e obra do artista plástico Romero Brito.
  • Quem é Romero Brito?
  • Onde ele nasceu?
  • Quando começou a pintar?
  • Onde ele mora?
site oficial do artista plástico Romero Brito  -  http://www.britto.com/  

Atividade 2 - Professor, exiba alguns vídeos do artista plástico, possibilitando as crianças apreciarem e contextualizarem algumas dessas obras, identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos),  cores vibrantes, e outros elementos nas suas produções;
vídeos:
  • Como são os quadros do artista plástico Romero Brito?
  • Quais cores ele utiliza para pintar?
  • Quais formas vocês encontram nos trabalhos dele?
  • Ele utiliza linhas? Quais?
  • O que o trabalho dele transmite para vocês? Por que?



Atividade 3-  Professor, proponha uma releitura da obra, utilizando a mesma técnica do artista plástico.
1ª Passo: Faça o desenho,
2º Passo: Corte o desenho passando linhas retas e curvas.
3ª Passo: Preencha os espaços desenhando círculos, pontos, retas horizontais, verticais e inclinadas.
4º Passo: Pinte o desenho.
5º Passo: Com o lápis hidrocor preto ou marron contorne todo o desenho.
Material: Papel peso 40 A4, lápis, régua, lápis de cor, hidrocor, tinta guaché
Atividade 4: Professor, organize com as crianças uma exposição dos trabalhos realizados.


Fonte: Professora Nayde Solange Garcia Fonseca
Atividade 5 – Carta de reconhecimento.
  • Como se trata de um artista Brasileiro nascido em Pernambuco, estado da região Nordeste, finalize esse trabalho escrevendo uma carta com os alunos ou se preferir mandando um e-mail para Romero de Brito, dizendo que tiveram oportunidade de conhecer sua biografia, apreciar algumas de suas obras e escolher uma delas como inspiração para desenhar e pintar utilizando a sua técnica, bem como, as cores fortes e vibrantes utilizadas por ele em suas obras.
  • Não esqueçam de escrever as impressões dos alunos sobre a obra desse artista e enviar-lhe de presente um email com a obra produzida por um dos alunos.
Sugestão: O/a professor/a poderá propor aos alunos a produção de cartões postais com a releitura de algumas obras do artista Romero de Brito.

Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/