quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Avaliação diagnóstica 5º ano-Língua Portuguesa

LIVRO C – TESTE 1
Nome: _________________________________ Turma: ____________
Professora: _____________________________ Data: _____________
1ª PARTE
TEXTO I
Arroz doce
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
1 lata de leite condensado
5 xícaras (chá) de água
1 unidade de canela em pau grande
1 unidade de casca de limão
Cravo e canela a gosto
Modo de preparo:
Numa panela de pressão leve o arroz ao fogo com a água, a casquinha de
limão e os cravos. Deixe cozinhar por 10 minutos (só conte o tempo depois
de a panela começar a apitar). Abra a panela, acrescente o leite
condensado. Deixe ferver por mais 5 minutos. Despeje numa vasilha bonita,
polvilhe a canela. Espere esfriar. E, então, coma!
http://www.cotag.com.br
1. O texto Arroz doce é uma:
(A) Bula.
(B) Cantiga.
(C) Notícia.
(D) Receita.
2. O texto Arroz doce serve para:
(A) Passar o tempo e distrair.
(B) Ensinar a preparar um doce caseiro.
(C) Lembrar o que comprar no supermercado.
(D) Informar sobre a importância da alimentação.
3. O texto é dividido em três partes. Quais são elas?
(A) Começo, Meio e Fim.
(B) Rendimento, Ingredientes e Modo de preparo.
(C) Título, Modo de preparo e Conclusão.
(D) Título, Ingredientes e Fim.
4. Em qual parte encontramos informação sobre como fazer o Arroz
doce?
(A) Ingrediente.
(B) Modo de preparo.
(C) Rendimento.
(D) Título.
5. Qual ingrediente adoça?
(A) A canela.
(B) A casca de limão.
(C) O arroz.
(D) O leite condensado.
6. “Despeje numa vasilha bonita”, a expressão sublinhada dá ideia de:
(A) Causa.
(B) Explicação.
(C) Lugar.
(D) Tempo.
7. No texto, a palavra “Rendimento” pode ser substituída por:
(A) Ingrediente.
(B) Modo de preparo.
(C) Número de pessoas.
(D) Quantidade.
3 Cód. 381
8. No trecho “E, então, coma!”, o ponto de exclamação tem o efeito de:
(A) Apresentar.
(B) Desafiar.
(C) Ordenar.
(D) Questionar.
9. O Arroz doce pode ser servido como:
(A) Acompanhamento.
(B) Almoço.
(C) Jantar.
(D) Sobremesa.
10. De acordo com o texto, que tipo de panela vai apitar?
(A) A panela comum.
(B) A panela de pressão.
(C) Qualquer panela.
(D) Nenhuma panela.
LIVRO C – TESTE 1
Nome: _________________________________ Turma: ____________
Professora: _____________________________ Data: _____________
2ª PARTE
Leia o texto abaixo e responda às questões que o seguem.
COMO PARTICIPAR DO JOGO DE BOLA
Objetivo
Hoje, nós vamos aprender o Jogo de bola. As crianças, em roda, devem evitar que as
duas bolas coloridas que passam de mão em mão se encontrem.
Quantos jogam
Oito ou mais jogadores
Material
Duas bolas (uma azul e uma amarela)
Como jogar
As bolas representam amigos que estão chateados um com o outro e não podem se
encontrar. As crianças ficam em roda e de pé durante a brincadeira. O jogo começa com
uma criança segurando uma bola e a que estiver mais distante dela, na roda, deve
segurar a outra bola.
O jogador com a bola deve passá-la para seu lado direito ou esquerdo, tentando que
não cheguem a ele as duas ao mesmo tempo. Não vale lançar a bola para jogadores
que não estejam ao lado. Se as duas bolas chegarem de uma vez ao mesmo jogador,
ele é eliminado. O jogo acaba com três jogadores e ganha quem estiver sem uma bola.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/1007363/DLFE-201538.pdf/LP2AnoAluno.pdf
1. Em “passá-la para seu lado direito”, o termo sublinhado refere-se a:
(A) Bola.
(B) Crianças.
(C) Jogo.
(D) Jogadores.
2. Na última linha do texto, qual palavra é um monossílabo tônico?
(A) Com. (C) Três.
(B) Ele. (D) Uma.
3. Qual das palavras abaixo foi escrita com H mudo?
(A) Bolha.
(B) Hoje.
(B) Cheguem.
(D) Ganham.
4. Em “Hoje, nós vamos aprender o Jogo de bola.”, o sujeito é:
(A) Bola. (C) Jogo
(B) Hoje (D) Nós
5. De acordo com o texto, complete o quadro abaixo:
Título do jogo:
Número de participantes:
Material:
Quem vence a brincadeira:
Leia o poema a seguir e faça as questões de 6 a 10.
JOGO DE BOLA
Cecília Meireles
A bela bola rola:
A bela bola do Raul
Bola amarela
A da Arabela
A do Raul
Azul
Rola a amarela
E pula a azul
A bola é mole
É mole e rola.
A bola é bela,
É bela e pula.
É bela rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.
6. O título do texto é Jogo de Bola, mas o poema faz outro jogo. Que jogo é esse?
(A) Jogo de Adivinhação.
(B) Jogo de Palavras.
(C) Jogo de Perguntas.
(D) Jogo de Segredos.
7. Em “É bela rola e pula”, o termo sublinhado serve para:
(A) Indicar tempo.
(B) Ligar nomes.
(C) Separar objetos.
(D) Unir ações.
8. Marque a resposta que indica as ações que a bola faz:
(A) Rola e desliza.
(B) Pula e quica.
(C) Rola e pula.
(D) Salta e rola.
9. Organizando as palavras ROLA – BOLA – A – MOLE teremos a seguinte frase com sentido completo:
(A) A bola mole rola.
(B) Bola rola a mole.
(C) Mole bola a rola.
(D) Mole a rola bola.
10. Marque a resposta com a característica da bola do texto:
(A) Arabela.
(B) Bela.
(C) Raul.
(D) Rola.
Postar um comentário

welcome

Olá! Seja bem-vindo (a)!Compartilhe comigo tudo o que há de bom sobre Educação e deixe seu comentário, ele me será mui útil.

Seguidores

festa folclórica Romalino 2010

festa folclórica Romalino 2010

Produção de textos

Produção de textos
biblioteca-Romalino

Teatro 1º ano 2009

Teatro 1º ano 2009

Projeto de leitura "sítio...""

Projeto de leitura "sítio...""

Arquivo do blog

Amo alfabetizar!!

Amo alfabetizar!!
1º ano-2010

Postagens populares

Projeto "Além das palavras"

Projeto "Além das palavras"
Aprender brincando

educação

Loading...

Fish

Loading...

Pantanal MS

Pantanal MS
Aquidauana ms