sexta-feira, 18 de maio de 2012

Portal do Professor
Cartas Enigmáticas: estratégia lúdica para desenvolver a escrita






















































Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o que é uma carta enigmática.
  •   Desenvolver a capacidade de decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos contidos na carta.
  •   Trabalhar a capacidade de dispor o texto adequadamente no papel.
  •   Praticar a leitura que envolve sinais gráficos integrados à escrita alfabética.
  •   Diferenciar a escrita alfabética/ ortográfica de outras representações gráficas.  
Duração das atividades
Aproximadamente quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ter compreendido o funcionamento da escrita alfabética.
Estratégias e recursos da aula
   Cartas enigmáticas    
Caracterizam-se por representar um jogo de linguagem, que reúne palavras (ou parte delas) e figuras. Esta combinação compõe um enigma que, quando revelado, transforma a leitura de um texto em uma brincadeira interpretativa, entre símbolo e escrita.                                                                                                                                 
 1 – O que é uma carta enigmática?    
OBJETIVOS:   
Compreender o que é uma carta enigmática.  
 PROCEDIMENTOS:   
- Identifique, a partir de algumas questões, os conhecimentos que os alunos possuem sobre o assunto:
  • O que é um enigma?
  •  O que é preciso para revelar um enigma?
  • Alguém saberia dizer o que é uma “carta enigmática”?
  • O que caracteriza uma carta enigmática? Como ela deve ser?
  • Em quais suportes (lugares) encontramos este tipo de jogo, de brincadeira?  
Avalie a compreensão da turma sobre o assunto e decida se já, nesta primeira conversa, é oportuno abordar que há vários tipos de carta enigmática. Entre estes seriam: relação símbolo – letra ou palavra; figura – sílaba; figura – palavra.  
 Dica : Após o debate, coletivamente, produza um texto a ser registrado no caderno.   
  2 – Enigmas com letras e símbolos   
OBJETIVOS:   
  • Praticar a escrita e a leitura que envolva outros sinais gráficos além das letras.  
 PROCEDIMENTOS:  
 Para cada letra do alfabeto, estabeleça um código, um símbolo correspondente. Você poderá optar em apresentar somente as letras e símbolos que constam no texto a ser trabalhado, ou todo o alfabeto.
 
- Entregue às crianças um cartão com as letras e símbolos, como o apresentado acima. Em seguida, trabalhe oralmente alguns exemplos no quadro-negro. Para isso, selecione palavras simples e/ou nomes de colegas da turma, priorizando palavras que o grupo já domine.   

Explore quantas vezes julgar necessário, ou seja, até que as crianças tenham assimilado que o desafio é trocar o código/símbolo pela letra correspondente revelando, assim, a palavra, o enigma.  
Oriente os alunos de que somente quem possui o cartão com a “senha” é que conseguirá decifrar o enigma. Além disso, para ser um bom “detetive”, será preciso bastante atenção para que nenhuma letra do enigma seja esquecida ou alterada.  
 - Selecione uma parlenda ou poesia que seu grupo já conheça. Transponha o texto selecionado, em enigma, para que seja revelado pelas crianças. Após a transposição, as crianças deverão ler o texto encontrado podendo, ainda, ilustrá-lo.
Esta é uma atividade que pode ser desenvolvida em diversos momentos, basta apenas variar o texto.  Seu tamanho e as informações devem ser ampliados, para aumentar o nível de complexidade e desafio. Sugerimos, ainda, envolver sempre a leitura e atividades de interpretação referentes ao texto decodificado.      
   Dicas:  
  • Conforme o nível de dificuldade que esta atividade representa para seu grupo, pode-se optar por desenvolvê-la em dupla. Contudo, é importante que cada criança tenha seu registro, sua produção.
  • Utilizar este tipo de carta enigmática é uma alternativa interessante para trabalhar a fixação da escrita dos nomes. Acrescente, à frente do código, uma cópia xerografada da fotografia do colega em questão (no caso da escrita dos nomes).  
3 – Atividades para codificar e decodificar enigmas
OBJETIVOS:   
  • Desenvolver a capacidade de decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos contidos na carta.
  • Praticar a leitura que envolva outros sinais gráficos integrados à escrita alfabética.  
PROCEDIMENTOS:  
 - Selecione um texto e retire algumas palavras deste. Crie uma legenda das palavras retiradas de modo que, no lugar destas, no texto, será inserido um código correspondente. A criança deverá relacionar o código à palavra correspondente àquela parte do texto. Verifique, a seguir, algumas estratégias.  
 ESTRATÉGIA A  
 I - Na poesia abaixo, algumas palavras foram substituídas por enigmas. Estes já foram revelados, como mostra o quadro a seguir. A partir destas informações, reescreva, no caderno, a poesia transpondo corretamente os enigmas.  

A letra da música encontra-se disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm6.html#aporta>. Acesso em: 04 de outubro de 2010.
Agora responda às seguintes questões:   
II – Qual o assunto desta poesia?  
______________________________________________________________________________________________________________________________________   
III- A porta é feita de madeira morta, mas ela diz não haver coisa mais viva que uma porta. A partir das ideias presentes na poesia, por que uma porta está sempre “viva”? ______________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________  
 Dica:  A ideia proposta neste exercício poderá ser desenvolvida com outros textos, em experiências e oportunidades variadas.    
 ESTRATÉGIA B   
I – Solange fez um suco para Juarez tomar com biscoitos. Leia a receita trocando desenhos por palavras e, depois, escreva-a no caderno.   

II – Agora, faremos o contrário. Você deverá escolher algumas palavras e substituí-las na receita abaixo por alguns desenhos, enigmas.   
Chup-chup de abacate   
 Ingredientes:
1/2 abacate maduro
1 copo grande de leite
2 colheres de sopa de leite em pó
Açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por aproximadamente dois minutos.   
Despeje no saquinho próprio para chup-chup, amarre e leve ao congelador até que fique “duro”, como um picolé.  
 Caso não tenha saquinhos, coloque em forminhas de gelo ou copos descartáveis. Coloque um palitinho de picolé e leve ao congelador. Ficará como um picolé!   
Dica:  Professor, se possível, prepare estas receitas com seu grupo.
4 – Cartas Enigmáticas    
OBJETIVOS:
  •  Desenvolver a capacidade de decodificar e transpor (ortograficamente) os códigos contidos na carta.
  •  Trabalhar a capacidade de dispor o texto adequadamente. §  Praticar a leitura que envolva outros sinais gráficos integrados à escrita alfabética.    
PROCEDIMENTOS:   
Neste item, estão indicados vários sites onde poderão ser encontradas diversas cartas enigmáticas, prontas para serem impressas.  Estas cartas enigmáticas apresentam formas mais complexas, uma vez que as informações a serem decodificadas são mais elaboradas. Assim, no momento de selecionar, será importante o professor observar se o nível de dificuldade corresponde às capacidades do seu grupo de trabalho.       
Dica : Nas turmas de alfabetização, é muito comum ocorrer variações quanto aos níveis de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Se este for o caso da sua turma, ao selecionar as cartas, opte por três a quatro níveis de dificuldades. Assim, a criança terá a oportunidade de trabalhar com um desafio adequado ao seu perfil.   
- Oriente os alunos para que compreendam que as cartas a serem trabalhadas são um pouco diferentes das que foram feitas até então. Estas passam a apresentar a imagem seguida de “sílabas” relacionadas aos sinais de adição ou subtração, o que implica somar ou subtrair algum trecho da palavra.  
É importante, ainda, que sejam orientados a perceber que a escrita inadequada de uma palavra poderá comprometer o enigma a ser revelado. Por exemplo, no caso da palavra sereia, indicado na carta abaixo, a criança deve saber que sereia inicia com S e não C e, portanto, o enigma deste trecho é SER e não CER.   
 
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_OVKcW_0lOjg/SwCDbw4qyFI/AAAAAAAAEEE/dIWEPAIQ9VA/s1600/0%2B007.jpg>.  Acesso em: 05 de outubro de 2010.   
Para evitar estes possíveis equívocos, com apoio de um retroprojetor ou data show, trabalhe alguns exemplos até que a turma se aproprie das estratégias necessárias para uma atividade que deve aliar saber ao lúdico.    
 Dica : A partir das reflexões sobre as estratégias para execução da atividade, antes de iniciar trabalhos individuais, construa coletivamente algumas dicas importantes para conseguir revelar o enigma proposto.
 Confira, nos endereços a seguir, cartas enigmáticas que poderão ser trabalhadas. Junto ao endereço estarão indicados os níveis de dificuldade disponíveis, bem como o número de modelos.  
 Níveis fácil (4), moderado(2), difícil(1).  
Níveis fácil (2), difícil (2).    
Nível moderado (4).    
Todos os endereços indicados acima foram consultados em 05 de outubro de 2010.    

Recursos Complementares
Apresente aos alunos os livros “Era uma vez uma bruxa” e “A novela da panela”, ambos da editora Moderna. As duas histórias fazem uso de cartas enigmáticas para contar as aventuras de duas bruxas.
Avaliação
O professor deve considerar o envolvimento, o interesse e a capacidade desenvolvida quanto às estratégias necessárias para realizar as atividades. Entre elas, destacam-se concentração e esforço para uma escrita ortográfica. Para avaliar a apropriação sobre a característica de um trabalho com construção de enigmas, proponha que duplas criem uma carta enigmática. Poderá ser a partir de uma música, uma adivinha, uma poesia ou outro texto a definir.


Nenhum comentário:

htCaros colegas encontrei esse site muito útil, vale a pena conferir" tp s://adonisdutra.com.br/simulados-de-portugues-7ano/